Para vermos como os negociadores de petróleo estão a lucrar com a mais duradoura abundância em três décadas, repare na pequena ilha de Santa Lúcia nas Caraíbas.
A Glencore Plc (LSE: GLEN) contratou petroleiros no único terminal de petróleo bruto da ilha, juntando-se ao Grupo Vitol, disseram pessoas conhecedoras do assunto na semana passada.
Contango, uma situação onde os preços de hoje são mais baixos do que aqueles dos futuros meses, permitindo aos negociadores com acesso a armazéns a preservação de um lucro.
De Santa Lúcia à África do Sul a Roterdão eles estão a aproveitar a oportunidade.
“As oportunidades de contango estão a emergir,” disse Ian Taylor, chefe executivo da Vitol, o maior negociador independente de petróleo do mundo numa entrevista no início deste mês.
Enquanto o mercado do petróleo tem estado em contango desde Agosto de 2014, no último mês os preços têm-se movimentado numa direção que torna o comércio mais rentável.
A diferença de preço entre um contrato de petróleo Brent para entrega imediata, a referência mundial, e daqui a um ano ficou em menos de $7.82 por barril na terça-feira, mais que o dobro do nível em meados de Julho.
A diferença entre o preço para entrega imediata de petróleo bruto Brent e o preço daqui a um ano mais que duplicou desde Julho. A diferença aumentou enquanto as refinarias entram na época de manutenção antes do inverno no hemisfério norte, reduzindo a entrada de petróleo bruto. Ao mesmo tempo, a oferta na bacia atlântica de produtores do Mar do Norte e do oeste de África aumentou para o máximo de três anos, forçando os negociadores a encontrar um lugar para os milhões de barris.
Globalmente, a Goldman Sachs Group Inc, estima que a oferta de petróleo bruto está a ultrapassar a procura por mais de quase 2 milhões de barris por dia, aumentando a pressão na capacidade mundial de armazenamento.
Localizar petroleiros
Glencore enviou o petroleiro Everglades de tamanho médio cheio de petróleo do Mar do Norte para Santa Lúcia a 9 de Setembro, de acordo com os dados de localização de barcos compilados pela Bloomberg. A sua rival Vitol enviou o super-petroleiro Front Ariake, carregado com petróleo nigeriano, para umas instalações de armazém em terra na Baía de Saldanha na África do Sul a 25 de Agosto.
Aos níveis dos preços de hoje, negociadores podem armazenar petróleo em terra, em terminais como Santa Lúcia e Baía de Saldanha e lucrar. O contango ainda não é forte o suficiente para permitir o uso de petroleiros como armazéns a flutuar, dizem os negociadores.
Mesmo assim, há sinais de que o armazenamento flutuante pode tornar-se económico. Paddy Rodgers, presidente executivo da Euronav, um dos maiores detentores de super-petroleiros disse que é provável que o petróleo venha a ser armazenado em mar nos próximos 4 ou 5 meses.
“Se não acontecer este outono, então irá acontecer na próxima primavera a não ser que algo mude na relação oferta-procura,” disse por telefone Seth Kleinman, chefe de estratégia energética na Citigroup Inc. em Londres.
Petróleo de Omã
A E.A. Gibson Shipbrokers Ltd, estima que os níveis de contango estão a aproximar-se para permitir armazenamento flutuante para algum do petróleo do Médio Oriente, como o petróleo de Omã. O contango de 3 meses do petróleo de Omã perto dos $3 por barril é quase suficiente para cobrir os $3.10 por barril que estima serem o custo para contratar um petroleiro para armazenamento flutuante.
O principal obstáculo para o comércio contango é o preço de armazenamento, tanto em terra como no mar. Em 2008 e 2009, a última vez em que o mercado de petróleo esteve com excesso de oferta como hoje, as companhias de armazenamento e de transporte marítimo foram lentas a aumentar as taxas, permitindo aos negociadores que usam os seus petroleiros a ficarem com uma grande parte do lucro do contango. Desta vez, a divisão entre proprietários de petroleiros e negociadores é mais equilibrada.
A procura de armazéns é um trunfo para as maiores companhias de petroleiros, incluindo a Vopak NV, a Kinder Morgan Inc., a Oiltanking GmbH e a Magellan Midstream Partners LP.
Mesmo assim, um contango mais forte dá bons sinais aos negociadores de petróleo se a história se repetir.
A Vitol teve recordes de rendimento de $2.28 mil milhões em 2009, durante o último contango, um aumento dos $1.36 mil milhões de 2008, de acordo com as contas da companhia. A BP Plc. (LSE: BP) que tem um grande departamento de negociação disse que fez uns extra $350 milhões em petróleo durante o primeiro trimestre, em parte devido ao forte contango.