Tesla vs. Uber?
Zuma\TASS
Página principal Finanças, Uber, Tesla

Um analista da Morgan Stanley dá-nos uma imagem curiosa do futuro da indústria automóvel.

No que toca à Tesla Motor Inc. (NASDAQ: TSLA), o analista Adam Jonas da Morgan Stanley é um dos mais otimistas em Wall Street, e continua a encontrar novas razões para adorar a fabricante automóvel.

Na segunda-feira, disse que recebeu uma nova inspiração de uma entrevista recente com o chefe executivo da Uber, Travis Kalanick, no Late Show com Stephen Colbert. As premonições de Kalanick para o futuro dos transportes, escreveu Jonas, deram-lhe ainda mais convicção na sua aproximação confiante da Tesla.

Em resposta a uma questão de Colbert sobre os carros autónomos, Jonas escreveu: “Achámos que as respostas de Travis foram as mais simples e elegantes que já ouvimos no que toca a descrever a nossa transformação esperada do que os carros conseguem fazer e como os utilizamos.”

Isto era o que Kalanick tinha a dizer:

"Repare. A Google está a fazer o seu conceito sem condutor. A Tesla está a fazer o seu conceito sem condutor. A Apple está a fazer o seu conceito sem condutor. Este vai ser o mundo. Então a questão para uma empresa de tecnologia é: quer fazer parte do futuro, ou quer resistir ao futuro?"

Jonas diz que acredita que a Tesla vai liderar o caminho com um ”serviço de mobilidade partilhado” que combina carros sem condutor com uma frota de táxis do estilo da Uber. É mais provável uma competição que uma parceria, diz ele.

Ainda assim, ele diz que a explicação de Kalanick de como o transporte vai ser no futuro inspirou-o a ver ainda mais potencial na Tesla – e ele vê muito. Jonas disse que espera que a Tesla e a Uber abracem o futuro e ele, por sua vez, espera que o seu modelo de negócio evolua.

Ele reiterou o seu preço alvo de $465 para a Tesla, o mais alto dos analistas que seguem a empresa, e 75% acima do preço de fecho da Tesla na sexta-feira. As ações da Tesla subiram recentemente 2,1% para $266,05 na segunda-feira.

O que o CEO Elon Musk conseguiu conceber com mestria até agora é “um carro elétrico de alta tecnologia conduzido por software, com níveis impressionantes de integração vertical,” escreveu Jonas. A Uber, entretanto, conseguiu dominar a parte de como conectar carros com consumidores que precisam de mobilidade, e ao fazer isso conseguiu resolver a “grande ineficiência do modelo automóvel,” que é que a maioria dos carros fica parado inutilmente durante a maior parte do dia, disse ele.

Jonas prevê que a Tesla irá provavelmente fazer o seu caminho para o mercado da partilha de carros. Alternativamente, empresas de partilha de viagens como a Uber irão provavelmente passar ao desenvolvimento de carros e gerência de frota, disse ele.

Enquanto as ações da Tesla têm sido uma montanha russa durante grande parte dos últimos dois anos, as ações subiram 13% desde o recente ponto mais baixo atingido no meio de Agosto.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar