Lições de investimento da Guerra nas Estrelas
Página principal Finanças

Agora que nos começamos a preparar para o muito aguardado episódio da saga, importa realçar as ótimas lições para investidores que podemos encontrar na mesma.

A não ser que você tenha passado os últimos dias numa ilha deserta, você sabe, com certeza, que a máquina de publicidade de Star Wars, tal como Han Solo, fez a Kessel Run em menos de doze parsecs.

Ou em termos mais gerais, apenas num dia o trailer de um episódio novo da saga espacial atingiu mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. Até ao lançamento do filme “Star Wars: O Despertar da Força” faltam dois meses, mas os fãs já estão ficando loucos e os sites de cinemas estão deixando de funcionar de tanta gente querendo reservar um bilhete.

Claro que os pais que em uma certa época aguardavam nas filas para poder assistir a três episódios originais não podem perder a oportunidade de dizer aos seus filhos: ““Faça. Ou não faça. Não existe tentativa.” ou “Eu acho perturbadora a tua falta de fé”. E para algumas crianças folgadas “Cale a boca ou te atiro para fora da nave”.

Durante muitos anos, a franquia que hoje pertence à Walt Disney Co. tornou-se na fonte de abundância de citações, que transcendem todas as galáxias próximas e muito, muito distantes. Ficam aqui oito frases da “Guerra nas Estrelas” que podem ser aplicadas ao mundo de investimentos de Wall Street.

“Aventura. Excitação. Um Jedi não anseia por essas coisas” (Yoda)

O mesmo pode-se aconselhar aos investidores de longo prazo. Deixe o risco aos day traders que se divertem no balanço maluco do mercado de ações. Estar “aborrecido” é normalmente uma coisa boa quando se trata de assuntos sérios.

“Quem é mais louco... o louco ou o louco que o segue?” (Ben Obi-Wan Kenobi)

Claro que é necessário prestar atenção àquilo que os profissionais — e até mesmo os média — dizem do mercado de ações. Mas seguir cegamente os conselhos deles… Bem, é melhor brincar com o lado errado do sabre de luz.

“É uma armadilha!” (Almirante Ackbar)

Em que situação é que esta frase não se aplica ao mercado de ações? Usar os indicadores passados para calcular futuros lucros. Vender no máximo. Comprar no mínimo. Tudo isto pode tornar-se numa armadilha. Pense no belo almirante antes de dar o próximo passo.

“Mantenha o alvo” (Davish Krail)

Faça um plano e siga-o. Ignore todos os obstáculos. Claro que se você errar, o Senhor das Trevas não vai o derrubar, mas se você ficar muito longe do seu objetivo, pode ver que o rendimento desejado se afastou ainda mais que antes.

“Você não tem que fazer isso para me impressionar” (Princesa Leia)

A pressa é inimiga da perfeição. Só porque você leu sobre um adolescente que tem um rendimento de três dígitos (em pontos percentuais, é claro), não precisa aumentar os riscos até um nível desconfortável para conseguir ganhar dinheiro.

“É imprudente baixar a guarda” (Darth Vader)

O mercado de ações é parecido com Las Vegas — não vale a pena arriscar e apostar mais do que está disposto a perder. Não deixe se levar pelo momento e não corra os riscos que ficam fora da sua zona de conforto.

“Sabe bem que não pode confiar em computadores estranhos” (C3PO)

Esta frase poderia ser um bom título para o livro de Michael Lewis sobre o trading de alta frequência, no qual ele descreve os jogadores como predadores financeiros cruéis que quebram os limites da lei.

“Não encontrará outro lugar tão cheio de canalhas e vilões. Tem que estar alerta” (Ben Obi-Wan Kenobi)

Fundos de cobertura? Em Mos Eisley, você pode levar um tiro, mas pelo menos não terá que pagar 20% de corretagem por cada lucro!

Por favor, descreva o erro
Fechar