Página principal Finanças, Petróleo

Com os preços do petróleo a caírem já 20% este ano, a pequena recuperação do final da semana passada não foi uma surpresa, mas não significa que os preços tivessem já atingido o fundo.

Eis o que disse Rob Haworth, estrategista sénior de investimento para o U.S. Bank Wealth Management:

“Os preços estarão baixos durante algum tempo devido ao excesso de oferta e à fraca procura. O mínimo real dos preços do petróleo deverá mais provavelmente ocorrer por meio de oscilações do que com uma queda continua.”

Mas perceber quando é que se chegará a esse mínimo é importante. Se um trader esperar para ouvir analistas de longo-termo declararem que a queda do petróleo finalmente acabou antes de comprar petróleo “então terá esperado demasiado tempo e terá falhado a oportunidade de aproveitar o grande crescimento no mercado”, disse Charles Perry, CEO da consultora de energia Perry Management.

Quando padrões começam a produzir-se nos inventários, produção, procura ou economia, tal irá oferecer dicas de “que o mercado atingiu o mínimo e pode ter começado a subir”, afirmou. “Claro que os traders mais bem-sucedidos são os que primeiro reconhecerem estes padrões”, disse Perry.

Sendo assim, não é necessariamente fácil identificar o mínimo, mas algumas formas de nos ajudar a determinar se estamos ou não perante tal momento:

A produção cai e surgem perspetivas de aumento da procura

Há duas grandes coisas a que o mercado petrolífero tem estado atento. A produção pode revelar declínios e a procura pode começar a aumentar, mas essa tem de ser uma tendência sustentável.

Tyler Richey, coeditor de uma publicação da indústria, disse:

O mercado do petróleo “necessita de ver excedentes na produção global regressarem ao equilíbrio” e a produção dos EUA tem de evideniar um declínio. Ao mesmo tempo “uma recuperação da retraída recente na economia global também iria ajudar a procura, especialmente por parte da China”.

Há grandes subidas depois de grandes vendas

Esse tipo de movimentação é especialmente importante quando a subida aproxima-se de níveis de preço chave, tal como $20 ou $30, disse Fawad Razaqzada, analista técnico na Forex.com.

Os preços do petróleo subiram menos que meia dúzia de sessões este ano, mas a subida de terça-feira conseguir elevar os preços do petróleo WTI para cima dos $30 por barril. Mas o indicador de referência está ainda a cerca de 50% abaixo do pico do ano passado.

O mercado do petróleo não reage às notícias da forma que você esperava

Eis o que disse Razaqzada:

“Caso algumas notícias otimistas surjam, mas os preços do petróleo caiam ainda mais, ou ainda melhor, sobem, tal mostra que as más notícias já estavam refletidas no preço”.

Os preços na terça-feira subiram apesar de um aumento semanal de 4 milhões de barris nos inventários de crude dos EUA. Essa subida foi maior do que a subida de 2,9 milhões esperada pelos analistas contactados pela Platts.

E as notícias de que o Estado Islâmico atacou terminais de exportação importantes na Líbia contribuíram para os ganhos do petróleo quinta-feira, apesar de alguns analistas terem dito que a quantidade de petróleo envolvido não era significativa e que os ataques às infraestruturas líbias não eram nada de novo.

Quando toda a gente diz que os preços vão cair

“A história mostrou-nos várias vezes que quando toda a gente está a ir na mesma direção, é quem vai na direção oposta que consegue ganhar muito dinheiro” disse Naeem Aslam, analista de mercado na AvaTrade.

“Se reparar nos fundamentos ou sentimento, ambos são extremamente pessimistas para o petróleo, e tal confirma que a maior parte do ‘sumo’ já foi extraída.”

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.