Warren Buffett está apostando em ações de petrolíferas
AP Photo/Nati Harnik
Página principal Finanças, Warren Buffett, Petróleo

Saiba de que forma Warren Buffett está aproveitando a crise do petróleo para fazer os seus investimentos.

No final de 2015 Buffett comprou uma participação considerável da empresa de oleodutos Kinder Morgan (NYSE: KMI). As ações da empresa subiram 10% na quarta-feira (17 de fevereiro) depois da compra de Buffett ter sido revelada numa rotina regulatória na noite de terça.

O conselho de investimento mais famoso de Buffett é “teme quando os outros são gananciosos e sê ganancioso quando os outros temem”. E ele aparenta estar a viver segundo esse lema no que toca a ações de empresas energéticas.

Em adição à Kinder Morgan, Buffett também aumentou a sua participação na refinaria Phillips 66 (NYSE: PSX). Ele comprou mais mil milhões de dólares em ações desde o princípio de 2016. Tal está no top dos $5 mil milhões que tinha investido previamente na empresa.

Buffett também detém ações da Suncor Energy (NYSE: SU), uma empresa canadiana que opera em areias de petróleo.

Os preços do petróleo derraparam de mais de $100 o barril no verão de 2014 para apenas $30 o barril hoje. As ações das empresas energéticas caíram juntamente com o preço da matéria-prima. Algumas empresas perfuradoras mais pequenas até entraram em bancarrota porque não conseguem obter lucros com o petróleo tão baixo. O mundo claramente tem demasiado petróleo, mas Buffett acredita que algumas empresas irão beneficiar com a situação.

Os EUA e a OPEP têm mantido a produção apesar dos baixos preços. Ninguém quer desistir da fatia de mercado. Mas o petróleo ainda tem de correr através de oleodutos (como os da Kinder Morgan) e refinarias (como as da Phillips 66).

Buffett investiu cerca de $400 milhões na Kinder Morgan. Ainda não é claro quando exatamente é que o Oraculo de Omaha comprou as ações no trimestre final de 2015, mas a empresa teve um dezembro terrível, cortando cerca de 37% do seu valor.

Outros negócios fundamentais de Buffett no quarto trimestre de 2015:

  • Vendeu ações da AT&T (NYSE: T);
  • Comprou mais ações da Deere & Co (NYSE: DE);
  • Comprou mais ações da Wells Fargo (NYSE: WFC).
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar