Mercado de ações: será um déjà vu?
Página principal Finanças

O primeiro trimestre está a chegar ao fim – e o desempenho das ações é muito semelhante ao que se passou nos primeiros três meses do ano passado.

O S&P 500 caiu e recuperou durante o primeiro trimestre de cada ano, seguindo trajetórias semelhantes, e as comparações são ainda mais pronunciadas quanto ao rendimento a 10 anos de títulos do Tesouro.

As taxas caíram no início de ambos os anos, com o rendimento a 10 anos a atingir um mínimo em janeiro de 2015 – 1,64% – e a descer ainda mais este fevereiro – 1,53%.

Será o passado um prólogo? Tanto o S&P 500 como o rendimento a 10 anos terminaram 2015 praticamente inalterados face aos níveis do ano anterior.

Da mesma forma, extrapolar a recuperação das últimas semanas poderá ser prematuro. Muitos dos retardatários do ano passado acabaram por subir mais. Das 20 ações do S&P 500 com melhor desempenho este ano todas, menos uma, acabaram 2015 no vermelho.

A Urban Outfitters Inc. (NASDAQ: URBN), por exemplo, ganhou mais de 40% até agora, este ano, depois de ter perdido um terço do seu valor de mercado no ano passado. Outros exemplos incluem várias empresas de energia que subiram com o aumento do preço do petróleo.

E, como visto anteriormente, o rendimento está a influenciar a compra de ações. Os setores com melhor desempenho (S&P 500) este ano são as telecomunicações, os serviços de utilidade pública e os bens essenciais (para consumo) – empresas que pagam altos dividendos e que beneficiam mais durante épocas de crescimento lento e em ambientes com taxas baixas, como o atual. Se a Reserva Federal mantiver a sua abordagem lenta-e-constante não há razão para pensar que a liderança poderá mudar.

Uma diferença marcante entre este ano e o último oferece mais esperança aos otimistas: o S&P 500 caiu mais de 10% no nadir deste ano antes de recuperar tudo novamente.

De acordo com uma pesquisa da Bespoke Investment Group verificaram-se apenas oito outros casos em que o S&P 500 deu início a um ano com oscilações tão acentuadas em ambas as direções – e nesses anos o S&P 500 alcançou um ganho médio de 28%.

Vamos esperar que a sequela seja melhor do que o estimado.

Por favor, descreva o erro
Fechar