Ações para quem está na casa dos 20
Página principal Finanças

Pode parecer um pouco assustador investir quando se está na casa dos 20. Seguem-se algumas ideias de ações que poderão ajudar a tornar esse primeiro investimento mais fácil.

Activision Blizzard

Os jogos de vídeo são particularmente populares para as pessoas nos seus 20 anos e a boa notícia é que há algumas boas ações entre as empresas de jogos de vídeo – apesar de ser uma indústria cruel, onde a sorte muda rapidamente. Um primeiro passo comum: investir num negócio simples, que entende e que consegue ilustrar no papel (pontos extra se se identificar com o mesmo também).

A indústria dos jogos de vídeo está a amadurecer logo deverá encontrar uma empresa, no seio da mesma, que saiba o que está a fazer. A Activision Blizzard (NASDAQ: ATVI) é uma dessas empresas – tem feito um bom trabalho a diversificar os seus negócios.

Também tem aumentado as suas receitas digitais e de assinatura: constituem agora quase metade do lucro alcançado (48% da receita no ano passado, um aumento significativo face aos 37% de 2014). As suas margens operacionais – que permitem medir a eficiência do negócio – também são superiores às do resto da indústria. A Activision desfrutou de uma margem operacional de 28% no ano passado – comparada aos 9% do resto do setor.

A empresa concluiu recentemente a aquisição da King Digital, a criadora da viciante Candy Crush Saga, e continua a expandir-se no mundo móvel.

TripAdvisor

Os investidores com um horizonte de tempo de décadas devem focar-se em empresas que estão em alto crescimento – com um potencial grande mercado à sua frente. Uma empresa que encaixa perfeitamente nessa descrição é a TripAdvisor (NASDAQ: TRIP), líder global na partilha de opiniões e informações sobre viagens.

O TripAdvisor é o primeiro site a ser consultado pelos consumidores quando procuram planear e reservar a sua próxima viagem. A empresa detém a maior base de dados de comentários e conteúdos sobre viagens do mundo – tem atualmente mais de 320 milhões de opiniões relativas a 6,2 milhões de entidades em todo o mundo. Essa enorme base de dados oferece ao site uma vantagem sobre os seus rivais – com os consumidores normalmente interessados em ler a opinião de outros viajantes antes de fazerem as suas reservas. Milhões de leitores confiam na empresa e nas suas avaliações imparciais para tomarem uma decisão informada.

Com tantos olhos no seu site o TripAdvisor está a transformar-se numa potência financeira. Em 2015, a empresa gerou cerca de 1,5 mil milhões de dólares de receita. Esse número deverá continuar a aumentar no futuro uma vez que a funcionalidade “Instant Booking”, que permite reservar férias sem sair do site do TripAdvisor, irá continuar.

No entanto, a principal razão para investir na TripAdvisor reside no facto da sua oportunidade de mercado ser muito grande. A despesa total mundial do setor é de 1,3 biliões de dólares – da qual a TripAdvisor recebe apenas 0,1%. Tal oferece à empresa uma significativa quantidade de espaço para crescer nos próximos anos.

Apesar da posição de liderança da empresa e da significativa oportunidade de crescimento por explorar, as ações da TripAdvisor têm sido vendidas a baixo custo nos últimos tempos. As ações caíram cerca de 25% este ano, até hoje, e estão a ser negociadas por cerca de 31 vezes as suas estimativas de lucro para o ano inteiro. É um pechincha para uma empresa de alta qualidade e em crescimento como a TripAdvisor – logo agora é uma excelente altura para os investidores com um horizonte temporal de longo prazo esconderem algumas ações na sua carteira.

LinkedIn

Os acionistas do LinkedIn (NYSE: LNKD) tiveram um início de ano complicado. As ações perderam quase metade do seu valor, impulsionadas por uma queda depois da empresa ter anunciado estimativas (para o ano fiscal de 2016) muito abaixo das esperadas pelos analistas.

Apesar da interrupção de um programa chave de publicidade ter sido em parte responsável terá sido o lento crescimento da categoria Talent Solutions da empresa que assustou os investidores. No entanto, tal representa um momento perfeito para comprar ações. O Linkedin tem um objetivo revolucionário – criar um sistema digital capaz de ligar cada potencial trabalhador à melhor posição para o seu perfil – e até tem um nome para o mesmo: The Economic Graph.

Com o aumento do número de membros o efeito em rede da empresa está a trabalhar a todo o gás: com cada novo membro as empresas sentem-se mais incentivadas a utilizar o Linkedin para colmatar as suas necessidades em termos de Recursos Humanos – o que leva a que os trabalhadores também se sintam motivados a aderir ao Linkedin.

O efeito em rede tem fornecido resultados de longo prazo para os investidores e ajuda a garantir que o Linkedin não vai a lado nenhum tão cedo.

Com um novo serviço de Recrutamento a ser lançado no próximo ano – cujos efeitos a administração não incluiu nas expetativas referentes a 2016 – e com as ações a serem negociadas ao menor valor de sempre as ações do Linkedin são uma excelente opção.

Por favor, descreva o erro
Fechar