Timothy Sykes, que colabora com o entrepreneur.com, partilha 6 regras (baseadas na sua experiência) para os empreendedores que querem alcançar o seu primeiro milhão a negociar ações.
As regras do mundo em que vivemos estão a mudar rapidamente e os métodos que permitem a criação de riqueza estão a mudar ainda mais depressa. O que funcionou ontem já não irá funcionar amanhã. Trata-se de uma nova era de riqueza e a boa notícia é que o jogo nunca foi tão equilibrado como é agora – qualquer um pode fazer parte do mesmo.
É necessário, no entanto, quebrar algumas barreiras mentais e mudar algumas crenças de longa data quanto à forma como o mundo funciona. Qualquer um pode tornar-se milionário se se sacrificar o necessário, trabalhar bastante e for persistente.
Seguem-se as 6 regras – que aprendi com experiência própria – para alcançar o primeiro milhão:
1. Não se contente com uma profissão ou carreira corporativa
Este é um dos melhores conselhos para quem quer ser milionário. Há tantas pessoas que pensam que ser médico, advogado ou executivo numa empresa é a chave para se tornarem milionários! Isso é falso. Muitas vezes estas áreas “tradicionais” impõem limites quanto ao que pode receber em termos de salário. Se quer um rendimento ilimitado deve considerar algumas opções não-tradicionais.
2. Sinta-se grato pelos pequenos ganhos
Fui capaz de transformar uma pequena quantidade de dinheiro em milhões de dólares ganhando alguns milhares de dólares de cada vez, em cada negociação. Esta abordagem – em vez do foco em grandes ganhos – foi a chave para alcançar uma grande quantidade de lucro.
3. Negociação de ações = Igualdade de oportunidades
Não importa quem você é, qual a sua idade ou formação – pode viver da negociação. Apenas precisa de dispor de tempo e de fazer o trabalho de casa. Não se preocupe com a sua idade: não é demasiado novo ou velho para ganhar esse dinheiro. Obstáculos mentais como esse apenas perturbam o caminho para o sucesso.
4. Teste diversas estratégias
Ninguém está “definido” para se tornar milionário através da negociação. Deve testar diferentes estratégias e hipóteses – mantendo-as durante o tempo necessário para perceber se funcionam. Quando uma estratégia funciona, deve estar disposto a apostar mais. Quando uma estratégia não funciona, deve estar disposto a abandoná-la.
5. Recorra às novas tecnologias
No mundo de hoje, em que negociamos online, a tecnologia é rainha. Quando comecei a negociar a internet não era tão comumente utilizada como é hoje. Em 1999-2001 a internet era uma coisa nova, especialmente para a pesquisa financeira, e nessa altura eu utilizava o seu poder em meu benefício. Hoje em dia há ainda mais tecnologias, ferramentas, aplicações e programas para tornar a negociação ainda mais fácil.
6. Adapte-se ao ambiente do mercado
Comecei a negociar durante os anos mais voláteis do mercado de ações. Era um pouco ingénuo, mas estava no lugar certo e no momento certo. Alcancei os meus primeiros milhões de dólares adaptando-me ao ambiente de mercado.