Será que Buffett realmente gosta do S&P 500?
Lane Hickenbottom/Reuters
Página principal Finanças, Warren Buffett

Warren Buffett no encontro anual da Berkshire Hathaway em Omaha: “Comprem um fundo do índice S&P 500 e sentem-se nos próximos 50 anos”.

Buffett tem uma bem merecida reputação como investidor – mas se as pessoas comuns quiserem imitar o mestre o último lugar onde deverão aplicar os seus fundo é o S&P 500.

Buffett é um grande fã do S&P 500. Já declarou que 90% do dinheiro que deixar à sua mulher será investido no fundo Vanguard do índice S&P 500.

O entusiasmo de Buffett com o S&P 500 é um pouco estranho pois passou toda a sua carreira a guiar-se pelos princípios de investimento do seu professor, Ben Graham, que pode ser chamado o padrinho do investimento ativo. A abordagem face ao investimento de Graham, em poucas palavras, passa por comprar ações de boas empresas a um preço baixo – o mais distante possível da aplicação de fundos num fundo do S&P 500.

A carteira de ações da Berkshire Hathaway contém todas as características da abordagem clássica de Graham: valor-qualidade. A carteira da Berkshire é mais barata do que o S&P 500, com um índice preço/lucro de 16,5 contra 19,1 para o S&P 500 e um índice preço/fluxo de caixa de 9,8 contra 11,1 para o S&P 500.

Ao mesmo tempo a carteira da Berkshire tem também maior qualidade que o S&P 500. As empresas da carteira da Berkshire têm um retorno médio sobre o capital próprio de 13,1% contra 12% para o S&P 500, e o lucro das empresas da Berkshire é menos volátil que os lucros do S&P 500.

Das empresas do S&P 500 com um índice preço/lucro positivo, por exemplo, 43 têm um retorno sobre o capital próprio menor que 3% – e essas mesmas 43 empresas têm um índice preço/lucro médio de 62. Por que razão pagar tanto por uma empresa que ganha tão pouco?

Evitar essas ações compensa. Uma simples combinação 50-50 do MSCI USA Value Index e do MSCI USA Quality Index superou o S&P 500 com menor risco. Esta combinação de valor-crescimento representou um retorno de 11,8% por ano entre dezembro de 1975 e abril de 2016, com um desvio padrão de 14,4% (o período mais logo para o qual existem dados disponíveis; o retorno inclui dividendos). O S&P 500, em comparação, apresentou um retorno de 11,2% ao ano ao longo do mesmo período, com um desvio padrão de 14,9%. (O desvio padrão reflete a volatilidade do desempenho de um investimento; um desvio padrão mais baixo indica um passeio menos acidentado).

Não é de admirar que os fundos da Berkshire não se encontrem num fundo do índice S&P 500.

No entanto, investir exatamente como Buffett tornou-se tão fácil hoje em dia como comprar um fundo do S&P 500.

Por exemplo: os investidores podem investir partes iguais em ETF MSCI USA Value Factor da iShares e ETF MSCI USA Quality Factor da iShares e ter a mesma carteira – em termos de valor-qualidade – que Buffett procura. A carteira da iShares custaria 0,15% contra 0,05% pelos ETF do Vanguard.

Há ainda um último detalhe sobre a carteira da Berkshire. Contrariamente à advertência de Buffett – “a única forma de uma pessoa inteligência ir à falência passa por pedir dinheiro emprestado” – as empresas da carteira da Berkshire estão mais alavancadas que as da carteira do S&P 500. A carteira da Berkshire tem uma relação média dívida/património de 1,6 contra 1,2 do S&P 500.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar