10 Regras básicas para quem quer começar a investir em ações
Página principal Finanças, Mercado de ações, Warren Buffett

Se deseja investir em ações faça-o com prudência – e não se deixe levar pelo "ruído"

São várias as razões para investir em ações – no entanto o investimento é sempre um risco. Se decidir seguir esse caminho considere os 10 pontos que se seguem:

1. Invista apenas dinheiro de que não irá precisar por um longo período de tempo

Pouco, ou nada, é garantido quando se trata de investir.

Pode ganhar ou perder dinheiro – logo, se precisar de acesso rápido a dinheiro líquido no curto prazo provavelmente não deverá investir.

Invista apenas dinheiro em que não terá de tocar por muitos anos. Se não tiver, não compre ações.

2. Não agende os seus investimentos

As pessoas têm tendência a evitar o mercado quando o mesmo “seca” e apenas se aventuram quando o mesmo recupera.

No entanto, é precisamente quando o mercado parece pior que as oportunidades são melhores; é precisamente quando as coisas estão novamente bem que as oportunidades são menores e os riscos maiores.

Em suma: não fique muito entusiasmado quando o mercado é considerado saudável – e lembre-se que as coisas más não são óbvias quando os tempos são bons. Como Warren Buffett gosta de dizer: “Apenas descobre quem está a nadar nu quando a maré vaza.”

3. Invista periodicamente – não tudo de uma vez

Em vez de correr a comprar centenas de ações quando está convencido de que as mesmas irão subir, invista uma parte do seu salário no mercado a cada mês.

Diversifique ao longo do tempo e não invista tudo de uma vez. Espalhe os seus investimentos para lidar com os altos e baixos do mercado. Uma vida inteira com investimentos periódicos – adicionando 100 dólares por mês ou 750 dólares por mês, ou aquilo que puder adicionar confortavelmente, ao seu fundo de investimento – é o bilhete para a segurança financeira.

4. Pense a longo prazo e deixe os seus investimentos sozinhos

De uma forma geral, para o seu dinheiro a longo prazo, “comprar e esperar” é o melhor caminho a percorrer.

Como Warren Buffett diz: “Se não estiver disposto a possuir uma ação por dez anos então não pense sequer em possuí-la por dez minutos.”

“Para sempre” é um bom período. Buffett tem algumas ações desde 1950.

5. Diversifique

Colocar todo o seu dinheiro num só cesto será o mesmo que pedir problemas. Se aplicar todo o seu dinheiro em duas ou três ações está exposto a muito mais riscos do que se diversificar por 20 ou 30.

Pense nisso: 20 ou 30 empresas a cair em simultâneo é bastante improvável.

6. Ignore o ruído

O investimento torna-se emotivo. As nossas escolhas são muitas vezes afetadas pelo receio, ganância e nervosismo.

Evite a tentação de ver as cotações da bolsa numa base diária ou semanal. Os mercados sobem e descem todos os dias – bem como as ações individuais – mas isso não significa que cada movimento seja significativo.

Além disso, quanto mais negociar menor será o seu desempenho. Buffett diz: “Para os investidores como um todo, os retornos diminuem quando o movimento aumenta.”

7. Não se deixe levar pelas ações de que “todos” gostam

Cuidado com as ações de que “todos” gostam – mesmo que sejam as ações de empresas excecionais. Mesmo que o crescimento chegue dentro do esperado as ações poderão não subir. Se os ganhos não aumentarem como esperado essas ações poderão entrar em colapso, mesmo que a empresa subjacente permaneça bem.

Além disso é improvável que as mesmas tenham sigo ignoradas e sejam “gemas escondidas” que Wall Street não encontrou.

8. Não subscreva newsletters de investidores

As newsletters e serviços informáticos só fazem sentido para investidores com bastante dinheiro. Além do custo, existe o problema de o levarem a comprar – ou de o assustarem ao ponto de vender – muito frequentemente.

Existe uma abundância de recursos gratuitos, online, que poderá consultar.

9. Invista – não especule

Uma coisa é assumir riscos com ações de baixo preço que espera que quintupliquem de valor ao longo do tempo. Mas é outra coisa comprar e vender ações (ou opções ou futuros) à espera de ser bem sucedido.

Keep it simple: compre valor e mantenha-o. Não mude constantemente. Não tente enganar o mercado.

10. Considere os fundos de índice

A maioria das pessoas devia fazer os seus investimentos no mercado de ações através de fundos de índice – fundos mútuos que investem passivamente em todas as ações no índice para as quais estão projetados desde o início.

Dessa forma não irá perder dinheiro de forma dramática ou rápida.

Warren Buffett, o seu braço-direito Charlie Munger e John C. Bogle são grandes defensores dos fundos de índice.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar