Erros que deve evitar caso queira alcançar sucesso no trading
Se estiver atento aos hábitos de traders de CFD com tendência para perder irá encontrar, certamente, um padrão. Há um conjunto de erros vitais que estes traders tendem a repetir – o que impede que alcancem sucesso.
1. Tomada de decisão aleatória
O maior erro que um trader pode cometer é basear as suas decisões de negociação num capricho, nas últimas notícias ou em recomendações de “especialistas” em fóruns de trading online.
Não é assim que os traders profissionais negoceiam. Têm um plano, com regras definidas para pontos de entrada e de saída. Não entram no mercado sem que determinados critérios estejam satisfeitos e não saem de uma negociação a menos que outros critérios se tenham cumprido. Planeie a negociação – e negoceie o seu plano.
2. Gestão de fundos incorreta
Provavelmente o segundo maior erro que os traders cometem: enquanto os profissionais nunca arriscam mais do que uma certa percentagem dos fundos que têm disponíveis numa negociação única, os novatos arriscam muitas vezes 50% ou 100% dos seus fundos numa “vitória certa”. Estas “vitórias certas” surgem, mais frequentemente do que o contrário, como totais fracassos – causando perdas catastróficas. Não importa o quão seguro o trader esteja de que uma negociação será bem sucedida – nunca deve arriscar mais do que uma percentagem pré-definida de fundos em cada negociação. É sensato implementar uma estratégia com a regra de 2%.
3. Adicionar a uma posição perdedora
Há um velho ditado que diz “comprar na baixa e vender na alta”. Alguns traders levam este ponto de vista ao extremo: se estão numa posição longa e o preço de um título começa a cair, desenvolvem um “sistema de trading” que diz que devem adicionar mais à posição – e se a mesma cair mais, adicionam mais, sempre na esperança de que acabará por dar a volta – entregando-lhes um balde cheio de dinheiro.
Esta abordagem pode ter funcionado durante anos de tendência altista no século XX. No entanto, nos mercados de hoje trata-se de uma receita para o desastre. Mais cedo ou mais tarde irá resultar numa perda desastrosa.
4. Utilização incorreta de Stop Losses
Negociar sem recorrer às Stop Loss irá eventualmente resultar em perdas catastróficas. Não há qualquer dúvida quanto a isso. Por outro lado, negociar com Stop Loss irá, para a maioria dos traders, fazer com que não alcancem lucros substanciais.
Este enigma só pode ser resolvido estudando os níveis de volatilidade do mercado no qual o trader está envolvido. É vital que a Stop Loss tenha em conta os movimentos “normais” dos preços.
Uma boa opção aqui passa por utilizar Average True Range (ATR) para determinar o nível da Stop Loss. Defini-la a “1 ATR de distância” do preço de entrada irá garantir que o trader não é “expulso” da negociação por ruído do mercado. Defini-la a “2 ATR de distância” do preço de entrada irá fornecer mais espaço para o mercado “respirar”. Defini-la em “metade de ATR”, por outro lado, irá assegurar uma série de pequenas perdas e praticamente nenhuma esperança de alcançar lucro decente.