Family Business / Shutterstock.com
Página principal Finanças

A Anonymous Analytics apresenta-se como grupo que utiliza as suas “habilidades únicas para expor fraudes e corrupção por parte de empresas cotadas”

Tendo feito nome no seguimento de ciberataques a gabinetes governamentais e empresas, a rede internacional de hackers Anonymous está agora a assumir o papel de consultora de investimentos.

A Anonymous Analytics, o site de pesquisas da rede, examina as declarações financeiras de empresas e recomenda aos investidores a venda das suas ações quando são descobertas irregularidades e inconsistências. Recentemente, passou a incluir como alvos um crescente número de empresas chinesas.

Aparentemente, a opinião destes hackers-ativistas-conselheiros tem peso para os investidores. Embora as empresas visadas neguem os problemas levantados pela Anonymous, geralmente observam a queda do preço das suas ações.

Risos sem fim

A prestadora de serviços de lotaria REXLot Holdings, listada em Hong Kong, descobriu em primeira mão o quão devastadora pode ser uma denúncia da Anonymous Analytics.

Num relatório divulgado a 24 de junho de 2015 a Anonymous Analytics questionou a exatidão da informação financeira submetida pela REXLot à Bolsa de Hong Kong. O relatório afirmou que a receita do negócio de lotaria correspondia a apenas um terço do valor anunciado e que o valor do seu balanço patrimonial era exagerado dada a quantidade de juros auferidos. O relatório terá concluído também que os dividendos e planos de aquisição eram questionáveis.

As ações da REXLot encontravam-se a 0,485 dólares de Hong Kong antes do relatório ter sido divulgado – contudo, a Anonymous Analytics classificou a empresa como “strong sell” com um preço-alvo de 0,12 dólares de HK. Como resultado, o preço das ações caiu 9% e a negociação foi suspensa.

A 18 de abril deste ano a REXLot apresentou um relatório de 53 páginas a refutar as alegações da Anonymous Analytics. No mesmo a empresa procurou esclarecer vários pontos, citando diferentes dados para o seu negócio de lotaria online e explicando como calcula os juros auferidos. A refutação salientou que o relatório da Anonymous Analytics era infundado e tinha enganado os investidores.

Tal colocou fim à suspensão de negociação de 10 meses mas atraiu comentários da Anonymous Analytics.

“Após 10 meses a REXLot publica um esclarecimento confuso. Tivemos oportunidade de ler e não conseguimos parar de rir.” – Avançou na sua página de Twitter no mesmo dia.

A refutação também não conseguiu convencer os investidores. Nesse dia, o preço das ações da REXLot caiu 50% face ao nível em que se encontrava antes da suspensão de negociações.

Entretanto, a Anonymous Analytics baixou o preço-alvo para “delist” (exclusão de lista) dizendo que a ação não tinha valor.

Expansão de atividades

A unidade de pesquisa da Anonymous terá sido fundada ao redor de 2011. Embora a rede tendesse a concentrar-se no ataque a servidores e sites essas atividades, embora não-chatas, estavam a tornar-se demasiado previsíveis. Assim, a Anonymous Analytics decidiu virar-se para o mercado de ações. No seu site apresenta-se como grupo que utiliza as suas “habilidades únicas para expor fraudes e corrupção por parte de empresas cotadas.”

A Anonymous Analytics afirma que utiliza informação de informantes e de outras fontes – que verifica recorrendo a dados disponíveis publicamente – para compilar os seus relatórios.

Os relatórios do grupo apresentam um aviso semelhante aos encontrados em relatórios de analistas. Afirma que a Anonymous Analytics não beneficia dos seus próprios relatórios e não está envolvida em táticas de short-selling.

Longa suspensão

A Anonymous Analytics começou por divulgar relatórios relativos a empresas dos EUA mas também se dirige a empresas chinesas – não por as mesmas cometerem fraudes mais frequentemente do que pares ocidentais mas porque não são tão boas a cobri-las.

No outono de 2011 a Anonymous Analytics acusou a Chaoda Modern Agriculture (Holdings), produtora agrícola chinesa, de falsificar as suas declarações financeiras. O “insider trading” de executivos da Chaoda Modern veio, subsequentemente, à tona e a negociação das ações da empresa foi suspensa por quase três anos e meio, até fevereiro de 2015.

A Anonymous Analytics também classificou a fabricante de aromas químicos Huabao International Holdings como “strong sell” e concluiu que a empresa de software Qihoo 360 Technology não se qualificava para ser listada na bolsa de valores. Levantou questões ao redor de dados financeiros do Tianhe Chemicals Group em setembro de 2014 e as ações do mesmo não foram negociadas durante um ano no seguimento de suspensões de negociação.

As empresas respondem às alegações com declarações ou, em último recurso, com a suspensão do trading de ações. Enquanto a Anonymous Analytics continuar a dirigir-se às mesmas, as empresas chineses irão encontrar-se numa guerra difícil de vencer.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.