Antes dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e de Pequim em 2008 as ações da Nike caíram 9% a 10%
Os Jogos Olímpicos de verão têm início previsto para agosto e as marcas esperam ganhar com alguma da excitação ao redor dos mesmos. Algumas marcas, como a Nike (NYSE: NKE), tiveram problemas com isso no passado – e não estão com melhor aspeto este ano.
“Embora muitos investidores vejam os Jogos Olímpicos como catalisador positivo para [a Nike], as ações tendem a reagir mal aquando do evento (de forma surpreendente). – Tom Nikic, analista sénior na Wells Fargo.
Antes dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e de Pequim em 2008 as ações da Nike caíram 9% a 10%, de acordo com Nikic.
Os movimentos são contraintuitivos na medida em que a empresa de vestuário desportivo deveria receber um “incentivo” com os eventos desportivos. A Nike aposta fortemente na publicidade durante os eventos – o que é, em última análise, a razão pela qual Nikic está preocupado com o desempenho da empresa.
Os grandes gastos com publicidade anunciados na divulgação de resultados antes de jogos tende a chocar os investidores – e são a potencial razão para o declínio.
“Observamos que as ações da Nike encaram um declínio médio de 3-4% na divulgação de resultados imediatamente antes de um grande evento desportivo.” – Afirmou Nikic.
Espera-se que a empresa divulgue os resultados do seu quarto trimestre a 28 de junho, após o encerramento dos mercados.
As perdas sofridas exigem muitas vezes seis meses de recuperação.
Embora Nikic preveja uma queda antes dos jogos, a grande marca de vestuário não se encontra necessariamente em apuros.
Nikic afirmou:
"A Nike é uma das maiores marcas de consumo no mundo, com oportunidades contínuas para o crescimento de vendas e expansão das suas margens. Os Jogos Olímpicos têm sido, historicamente, um trampolim para o ciclo de inovação da NKE, que impulsiona o negócio nos anos seguintes."