3 Ações em promoção a comprar agora mesmo
Página principal Finanças

Os investidores que procuram uma pechincha têm muito por onde escolher

De tempos a tempos as ações ficam em promoção. Ao longo do último ano, o S&P 500 (NYSEARCA:SPY) manteve-se praticamente inalterado, mesmo com os negócios de muitas empresas a melhorar. Por essa razão, os investidores que procuram uma pechincha têm muito por onde escolher. Vamos dar uma olhadela a três empresas promissoras a negociar com valorizações modestas.

A Western Digital oferece dividendos atraentes

As ações da fabricante de discos Western Digital caíram ao longo do último ano, numa queda de mais de 50%. Nos níveis atuais, a Western Digital (NASDAQ: WDC) negocia com uma relação preço-lucro de cerca de 13 – muito abaixo do mercado em geral. Mais interessante ainda são os fortes dividendos da WD: cerca de 4,7%.

O negócio de discos rígidos da Western Digital está intimamente ligado ao PC tradicional – e tal surge como um problema, com as vendas de PC a cair consideravelmente nos últimos anos e os ciclos de substituição a aumentar, com um crescente numero de consumidores, e até mesmo de utilizadores empresariais, a utilizar dispositivos móveis como alternativa.

Recentemente, a Western Digital concluiu a aquisição da SanDisk (NASDAQ: SNDK), especialista em armazenamento flash. A compra foi controversa, com alguns a argumentar que a Western Digital terá pago muito. O acordo da Western Digital com a Unisplendour chinesa (que teria conduzido à compra, por parte da empresa de investimento, de 15% da fabricante de discos rígidos) foi desfeito.

No entanto, os negócios da Western Digital são cada vez mais diversos. Quase dois terços da receita da Western Digital no último trimestre surgiram de fontes que não os PC. A integração da SanDisk irá diversificar ainda mais a Western Digital e aumentar as suas vendas em cerca de 30%. A SanDisk é um importante player no mercado de unidades de estado sólido, uma tecnologia que está a corroer lentamente a procura por discos rígidos.

A General Motors paga ainda mais

A gigante do mundo automóvel General Motors (NYSE: GM) gera ainda mais impressionantes dividendos do que a Western Digital – 5,23% atualmente. A GM declarou o seu primeiro dividendo pós-falência em janeiro de 2014 e desde então já o aumentou duas vezes. Ao mesmo tempo, no entanto, as ações da GM já perderam mais de 27% do seu valor. A relação preço-lucro da GM encontra-se atualmente numa baixa de um só digito.

Receios quanto ao crédito automóvel pesaram sobre as ações da GM, juntamente com preocupações de longo prazo quanto ao seu modelo de negócio: na era dos automóveis autónomos e elétricos poderá a antiga fabricante de Detroit sobreviver? A GM não se tem esquivado à inovação, investindo na Lyft, adquirindo a Cruise Automation e criando veículos elétricos de longo alcance.

No último trimestre, os negócios da GM na América do Norte foram solidamente rentáveis. Para 2016 a empresa espera gerar fluxo de caixa de cerca de 6 mil milhões de dólares.

O negócio de PC da Intel tem encarado dificuldades mas as suas restantes unidades têm crescido

A gigante de chips Intel encara desafios semelhantes aos da Western Digital. Com tanta da sua atividade ligada aos PC, a queda de expedições pesou nos investidores. Ao longo dos últimos 12 meses, as ações da Intel foram negociadas no âmbito de uma faixa apertada e não se alteraram desde junho passado – apesar do facto da receita e lucro líquido da empresa terem aumentado. No último trimestre, a Intel (NASDAQ: INTC) gerou 13,7 mil milhões de dólares em receitas e 2 mil milhões de dólares em lucro líquido, um aumento de 7% e 3% respetivamente. A Intel negoceia atualmente a 13,45 (preço-lucro) e oferece um dividendo de 3,25%.

A maior parte da sua receita deriva do seu Client Computing Group, largamente composto pelos processadores que vende para alimentar PC tradicionais e portáteis. No último trimestre, a receita do client computing aumentou apenas 2% numa base anual – no entanto, outras partes da Intel estão a crescer muito mais rápido. O seu centro de dados viu a sua receita aumentar 9% numa base anual e a sua receita da internet das coisas e segurança aumentou 22% e 12%, respetivamente.

Se o mercado de PC tradicionais recuperar os investidores da Intel serão recompensados. Mesmo que isso não aconteça, o crescimento nos seus outros segmentos poderá beneficiar os acionistas no longo prazo.

Por favor, descreva o erro
Fechar