Aquisição da SolarCity pela Tesla não é uma “decisão simples” para os investidores
SolarCity
Página principal Finanças, Elon Musk, Tesla

A Tesla anunciou a oferta pela SolarCity no seu blog, avançando que a aquisição irá “completar o quadro”

Elon Musk referiu-se à união entre a Tesla Motors (NASDAQ: TSLA) e a SolarCity (NASDAQ: SCTY) como uma “decisão fácil” avançando que o plano de 2,86 mil milhões de dólares para juntar as duas empresas irá beneficiar ambas.

Os investidores da Tesla não parecem tão convencidos do mesmo. Enquanto as ações da SolarCity subiram cerca de 29% na negociação alargada, as da Tesla caíram tanto quanto 14%.

Analistas da Oppenheimer & Co., incluindo Colin Rusch, depreciaram a Tesla para “desempenho”, a partir de “superação”, numa nota de pesquisa publicada na última terça-feira, afirmando esperar “uma robusta luta acionista, quanto a esta aquisição, centrada na governança corporativa.”

“Acreditamos que os investidores vejam esta transação como uma ajuda para a SCTY e uma distração quanto aos próprios obstáculos de produção da Tesla.” – Avançou Rusch.

Analistas do Credit Suisse Group, incluindo Patrick Jobin, avançaram numa nota separada que esperam “resistência da parte dos acionistas da Tesla” e alertaram para “diversos desafios ao nível da governança corporativa”.

“Os investidores esperam que a Tesla mantenha todo o seu foco na conclusão da fábrica gigante e no aumento rápido da produção do Model 3 em 2018. (...) Ambos os objetivos são existenciais para a Tesla. A aquisição da SolarCity não ajuda a executar estes marcos críticos.” – Afirmou Salim Morsy, analista na Bloomberg New Energy Finance.

Musk – que é CEO da Tesla, presidente do conselho da fabricante de painéis solares SolarCity e o maior acionista de ambas – está otimista. “Na minha opinião isto é obviamente algo que deve acontecer.” – Avançou o bilionário numa teleconferência na terça-feira.

A Tesla anunciou a oferta pela SolarCity no seu blog, avançando que a aquisição iria “completar o quadro”. O movimento surge enquanto a Tesla se prepara para a produção do Model 3, o seu carro elétrico mais acessível, disponível a partir do final do próximo ano – e enquanto conclui a construção da sua fábrica de produção de baterias em Reno, Nevada.

Se o acordo for aprovado a SolarCity irá tornar-se parte da Tesla. Já faz parte da família: Lyndon Rive, CEO da SolarCity, e Peter Rive, cofundador e CTO, são primos direitos de Musk. A ideia para a SolarCity surgiu durante uma viagem que os três realizaram ao festival de artes Burning Man, no deserto do Nevada, há mais de uma década atrás.

De acordo com a Tesla, o acordo vale entre 26,50 e 28,50 dólares por ação da SolarCity.

O preço-alvo médio a 12 meses entre os analistas consultados pela Bloomberg é 29,82 dólares.

Espaço para acordo

De acordo com Pavel Molchanov, analista na Raymond James: “Não se trata, claramente, de um ‘acordo fechado’ mas apenas de uma oferta por agora. (...) Penso que existe espaço para acordo mas provavelmente a um nível superior, talvez 30 dólares.”

Com 100,2 milhões de ações da SolarCity a proposta vale tanto como 2,86 mil milhões de dólares.

Musk afirmou que o próprio e António Gracias – membro de ambos os conselhos – se recusam a votar quanto à oferta pública de aquisição. JB Straubel, CTO da Tesla, é também diretor da SolarCity.

Os acionistas da Tesla irão provavelmente olhar de soslaio para o aumento de dívida através da combinação das empresas deficitárias – avançou Morsy, analista do BNEF.

“A empresa reuniu 1,4 mil milhões de dólares de uma emissão de ações em maio para financiar a aceleração da produção do Model 3. (...) Os investidores terão dificuldade em olhar além dos 3,2 mil milhões de dólares de dívida que a Tesla irá adicionar ao seu próprio balanço por uma empresa como a SolarCity, que vale apenas 5,8 mil milhões de dólares.” – Avançou num e-mail.

Musk detém 22% da SolarCity e 21% da Tesla, a mais jovem e menor fabricante de carros dos EUA listada na bolsa. As duas empresas trabalham em conjunto: a SolarCity pegou em baterias da Tesla para fornecer 13 mega watts de armazenamento de energia para um conjunto de painéis solares a serem construídos na ilha havaiana de Kauai.

“Os clientes da Tesla podem conduzir carros limpos e podem utilizar os nossos conjuntos de baterias para consumir energia de forma mais eficiente mas ainda precisam de acesso à mais sustentável fonte de energia disponível: o sol.” – Afirmou Musk na publicação no blog.

Continuou, na teleconferência:

“A maioria dos nossos clientes interessa-se pela energia solar. (...) Mas apenas uma pequena percentagem utiliza realmente.”

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar