Página principal Finanças

A Netflix, Priceline e Ebix poderiam ter multiplicado a sua riqueza em mais de 20 vezes ao longo da última década. O que é que estas histórias de crescimento têm em comum?

Ao longo da última década, o índice S&P 500 (NYSEARCA:SPY) ganhou um total de 63%. Esse longo caminho passou pelo colapso do mercado em 2008, o que tornou a viagem turbulenta.

Com os retornos modestos de lado, muitas ações proporcionaram ganhos fantásticos ao longo do mesmo período. Vamos mostrar-lhe um grupo de tickers de tecnologia e bens de consumo que garantiram retornos de pelo menos vinte vezes o valor investido nos últimos 10 anos, convertendo um investimento original de apenas 8.000 dólares em mais de 195.000 ao longo do caminho.

A lista inclui o portal de promoções de viagens Priceline Group (NASDAQ: PCLN), a especialista em software de seguros Ebix e a pioneira no vídeo digital Netflix (NASDAQ: NFLX). O que é que estas histórias de crescimento têm em comum – e como é que pode encontrar a próxima? Vamos dar-lhe algumas orientações.

A especialista em viagens

As maiores vencedoras podiam ter alcançado ainda mais. As ações da Priceline aumentaram 4.160% graças a relações profundas com hotéis, aquisições inteligentes e uma entrada adiantada na venda de viagens através de dispositivos móveis. Ao mesmo tempo, a empresa disponibilizou um grande número de novas ações para financiar algumas das suas aquisições maiores, aumentando a contagem total de ações para 24%. A capitalização de mercado da Priceline subiu 5.200%.

Oito mil dólares investidos na Priceline no verão de 2006 valeriam 340.800 dólares hoje. Sem a pesada diluição de ações, os investidores poderiam desfrutar de 424.000 dólares hoje.

A empresa encontrou o nicho da organização de viagens low-cost, explorou-o ao máximo com a ajuda de parcerias inteligentes e marketing memorável e recompensou os acionistas. As ações adicionais ajudaram a Priceline a conduzir a sua estratégia de aquisições.

A especialista em seguros

Tal como a Priceline, a Ebix também disponibilizou bastantes novas ações para financiar algumas aquisições-chave. A contagem de ações aumentou 32% ao longo da última década, o que abrandou os retornos dos acionistas de 3.230% para 2.420%.

Trata-se ainda de um valor significativo, que transformou 8.000 dólares de investimento em 202.000 dólares. Se a especialista em ferramentas para seguros tivesse financiado as suas aquisições estratégicas sem recorrer ao aumento de ações, os retornos teriam rondado 266.000 dólares. De qualquer das formas, a Ebix deixou os seus investidores de longo prazo ricos.

Também muito como a Priceline, a Ebix identificou um nicho de mercado único e construiu uma presença dominante no mercado. Muitas vezes a competir com empresas superiores, a Ebix estabeleceu-se como líder em complexos sistemas de seguros. Mesmo assim, a modesta capitalização de mercado de 1,5 mil milhões de dólares da Ebix deixa bastante espaço para crescimento futuro. É ainda uma ação com fome de crescimento.

A especialista em media digital

A Netflix assumiu uma abordagem diferente nesta explosão de crescimento. Tendo conquistado o mercado do “aluguer” de DVD por correspondência em meados da década de 2000, a Netflix mudou de rumo para o streaming digital e criou um novo mercado.

Hoje, o serviço de streaming já cobre o mundo, domina o setor do “aluguer” de vídeo digital e serve como plataforma de lançamento de séries originais.

Zuma

As vendas estão subindo mas os custos de produção de conteúdos baixaram os lucros e o fluxo de caixa. A administração espera reverter a equação em 2017 e além mas muitos investidores estão céticos. O preço das ações caiu 17%, até agora, em 2016.

Mesmo assim os investidores desfrutaram de um retorno de 2.340% ao longo dos últimos 10 anos. Oito mil dólares investidos em meados de 2006 valeriam agora 195.000 dólares. Ao contrário da Ebix e Priceline, a Netflix não construiu o seu crescimento com base em aquisições. Na verdade, a empresa nunca comprou qualquer outra empresa.

Denominador comum

O que é que estas três histórias tinham em comum há 10 anos atrás? Muito simplesmente: foram todas conduzidas por visionários com planos sólidos para o longo prazo.

O progresso não foi sempre tranquilo. O CEO da Netflix, Reed Hastings, calculou mal o quão rapidamente se afastaria do negócio de DVD em 2011, deixando os acionistas irritados. A Ebix pedalou para trás entre 2011 e 2014, mas mais do que duplicou em 2015 com as suas aquisições a começarem a dar frutos. E a Priceline lutou contra a ascensão da concorrência em 2012 – através da aquisição de uma rival pequena, claro.

Já falámos sobre o papel do fundador da Netflix, Reed Hastings, na condução da empresa e na eficiente direção da mesma para serviços de streaming digital, às vezes mais depressa do que o mercado se encontrava preparado para.

Quanto à Priceline o nome-chave é Ralph Bahna, antigo presidente, que trouxe a sua experiência das indústrias dos cruzeiros, hotéis e companhias aéreas para o papel. Sob a sua orientação, de abril de 2004 a dezembro de 2012, as ações da Priceline subiram 2.150% em apenas nove anos – com a sua estratégia de aquisições e parcerias a enraizar-se.

A história da Ebix resulta da presença maior-que-a-vida do CEO e presidente Robin Raina. Tendo resgatado o negócio em queda há 16 anos atrás, Raina conduziu a Ebix em direção à meta singular de a tornar parte de qualquer transação de seguros, em qualquer lugar. Essa viagem ainda está em curso e Raina vende as suas ferramentas através de parcerias se for necessário.

Pequenos reveses nos seus “gráficos” não os distraíram das metas maiores e todas as três empresas recuperaram.

É esse o tipo de bom senso que se pretende ver nas pequenas capitalizações de hoje na medida em que navegam águas agitadas em direção a um objetivo claramente definido. Construa uma empresa de streaming digital assim que as conexões de banda larga para o consumidor conseguirem lidar com essa tarefa. Compre rivais inovadoras assim que as mesmas surgem. Esqueça a ideia de expansão para novos mercados e concentre-se no seu campo de especialização.

Em suma, as empresas vencedoras devem ser as melhores no que fazem, mesmo que tenham de criar esse mercado a partir do zero. E cabe aos investidores encontrar esses visionários de longo prazo – pelo seu próprio conhecimento profundo da indústria.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.