© Sputnik
Página principal Finanças

Brian Stoffel, que colabora com o fool.com, analisa as perspetivas de crescimento da Yandex, a empresa por detrás do motor de busca homónimo

Em janeiro publiquei um artigo a explicar porque é que a Yandex (MCX: YNDX), empresa por detrás do motor de busca homónimo e líder na Rússia, poderia ter um 2016 incrível. Na altura escrevi:

"Com a Yandex a mostrar uma resiliência surpreendente face à perda de quota de mercado, é entusiasmante adivinhar o que a empresa poderá ser capaz de fazer quando (1) recuperar a quota de mercado perdida; (2) a economia russa melhorar, mesmo que apenas gradualmente; e (3) os dois fatores começarem a afetar os lucros da Yandex."

Desde então as ações subiram 75%. Significa isso que eu estava certo no meu prognóstico? Sim e não. Mais importante, o que é que isso significa para os investidores que procuram comprar a ação hoje?

A Yandex está a emergir como segunda maior empresa do mundo

Talvez a mais importante conclusão que possamos tirar das duas divulgações de resultados da Yandex (MCX: YNDX) até agora em 2016 é que a empresa começou a recuperar parte da quota de mercado que tinha perdido para a Google (NASDAQ: GOOG) da Alphabet.

Apesar da força da Google, a Yandex foi capaz de aumentar a sua quota de mercado no mercado de pesquisas russo de uma média de 57,1% durante o terceiro trimestre de 2015 para 57,6% hoje. Poderá parecer uma melhoria pequena, mas é o primeiro sinal de uma quota de mercado estável que a empresa produz desde início de 2014.

É também encorajador para os investidores a Google estar na mira de reguladores russos. A Yandex avançou reivindicações antitrust, considerando a instalação automática do motor de busca Google em dispositivos Android anti-competitiva. Os tribunais russos começaram por concordar com a Yandex em 2015 e um tribunal de apelação confirmou essa decisão no início deste ano.

A Google está a tentar levar o caso a um tribunal superior, mas a administração da Yandex acredita que será tudo resolvido – a seu favor – antes do final do ano.

Tal poderá conduzir a ainda mais ganhos em termos de quota de mercado ao longo dos próximos anos.

O crescimento da receita continua impressionante

Tal como com a Google, a principal fonte de receita da Yandex (MCX: YNDX) é a publicidade. Durante o primeiro trimestre da empresa, a administração revelou que essa divisão se encontrava com um extremamente bom desempenho. Além disso, alguns dos segmentos complementares – que poderão ser os principais motores de crescimento na próxima década – também melhoraram nos últimos 12 meses.

Adicionalmente, a administração elevou a sua previsão de receita para o resto do ano: de um crescimento de 12%-18% para 15%-19%.

Deve ser notado que apesar da receita ter aumentado, os lucros não seguiram o mesmo caminho. Em moeda constante, o lucro caiu 2% ao longo dos últimos 12 meses. No entanto, por uma boa razão: a empresa está a investir fortemente em infraestruturas para tornar as suas plataformas de e-commerce, táxi e anúncios mais fortes.

Aparentemente, Wall Street tem percebido isso e recompensou a empresa com a subida significativa das suas ações.

Então, são as ações da Yandex uma boa compra nos dias de hoje?

Existem muitas formas de avaliar uma empresa. Seguem-se algumas das minhas favoritas e onde a Yandex se encontra atualmente:

Não se tratam de valorizações baratas. No entanto, deve ser notado que o rublo russo tem atualmente cerca de metade da força quanto ao dólar que tinha em 2010. Não há como dizer se tal irá inverter-se mas se o rublo estivesse onde estava em 2010, todos os valores acima poderiam ser cortados para metade.

No final do dia detenho ações da Yandex (MCX: YNDX) pois é gerida por um líder visionário e porque acredito que a população russa venha a utilizar os seus produtos cada vez mais à medida que chegam à internet. Se não tiver ações hoje, vale a pena explorar a Yandex como ação a comprar.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.