Pokémon GO mostra à Nintendo o potencial do mobile
Mark Kauzlarich/Reuters
Página principal Finanças, PokémonGO

O Pokémon GO, fruto da recente aposta da Nintendo em jogos para smartphones, está a bater recordes nos EUA

A capitalização de mercado da Nintendo aumentou mais de 7 mil milhões de dólares na segunda-feira – com os investidores a considerarem o Pokémon GO uma significativa aposta no futuro da empresa japonesa no mundo dos jogos para smartphone.

Alguns consideram o jogo o potencial salvador de uma empresa que foi uma clara perdedora face à Sony (NYSE: Sony Corp Ord [SNE]) na última geração de consolas. Poderá não garantir tantos fundos à Nintendo, de acordo com os analistas, mas chama a atenção para um mercado no qual a empresa baseada em Quioto está melhor posicionada (para dominar) do que as suas concorrentes.

Depois de terem subido 9% na sexta-feira, as ações da Nintendo saltaram 25% na segunda-feira, na esteira de um fim de semana invulgarmente energético para centenas de milhares de jogadores – um frenesim de atividade que manteve o Pokémon GO no topo.

O jogo, em que os utilizadores de smartphone procuram (fisicamente) e recolhem um conjunto de monstros virtuais em locais do mundo real, cobriu os gráficos de aplicação “mais descarregada”, para Android e Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) – mais rápido do que qualquer outro jogo na história. O valor de mercado da Nintendo situa-se agora em 28 mil milhões de dólares.

Analistas na Jefferies, a considerarem esses números e a referirem-se a outros favoritos da Nintendo, descreveram o Pokémon GO como o “Wii Fit, mas mais viciante”.

E, tal como com o Wii Fit, a Nintendo está uma vez mais a surgir como pioneira num cruzamento entre jogos online e esforço físico. As rivais tentaram com muito menos sucesso e os analistas avançam que o Pokémon GO é um lembrete de que a Nintendo detém parte da mais valiosa propriedade intelectual de personagens do mundo.

A presença do guru de jogos Shigeru Miyamoto – o cérebro por detrás de Mario, Zelda e outros blockbusters da Nintendo – no evento de apresentação do Pokémon Go, em setembro passado, veio contribuir para a sensação de que a conservadora Nintendo abraçou finalmente o smartphone como meio legítimo para a sua genialidade.

De acordo com Serkan Toto, consultor da indústria de jogos baseado em Tóquio:

“A Nintendo não é a principal programadora do Pokémon GO, mas ver o Miyamoto ali indica que o mesmo fez parte do processo de definição do tom. Isso é muito mais importante do que soa e... Uma grande parte do sucesso do Pokémon GO.”

Os analistas preveem um ainda maior aumento da utilização nas férias de verão e notam que os primeiros números do Pokémon GO sugerem que o jogo é um sucesso tanto com crianças como com adultos. O seu sucesso nos EUA aguçou o foco quanto a como o jogo irá funcionar no Japão – um mercado de smartphones que, de acordo com a Yano Research, supera a China como o mais valioso do mundo, com vendas anuais de cerca de 9 mil milhões de dólares.

A especulação agora é que o Pokémon GO será lançado no Japão a 16 de julho para coincidir com o fim de semana prolongado, devido a um feriado.

De acordo com David Gibson, analista na Macquarie Securities:

“O salto da última sexta-feira quanto às ações foi devido ao Pokémon GO ter alcançado a posição número um nos EUA. Na segunda-feira, as pessoas acordaram e perceberam que será também número um no Japão e entenderam o impacto significativo que isso poderá ter no lucro. (...) Além disso, as pessoas estão agora a rever as suas expetativas quanto aos outros cinco jogos que a Nintendo afirmou que irá disponibilizar para smartphone em março do próximo ano.”

As redes sociais explodiram com histórias e comentários sobre as qualidades e peculiaridades do Pokémon GO. Muitos utilizadores publicaram imagens do Pokémon em contextos incomuns ou embaraçosos, enquanto outros queixaram-se de dor nas pernas devido a “longas caminhadas”.

Ainda assim, é difícil calcular o impacto financeiro do Pokémon GO, apesar do preço das ações da Nintendo ter subido.

De acordo com Toto:

“Os gráficos quanto à aplicação ‘mais descarregada’ são bons mas o que a indústria quer ver são os ‘grossing charts’, o facto de ter sido bem monetizado – ou que todo o zumbido que se ouve ao redor do jogo está realmente a fazer dinheiro.”

O Pokémon GO foi produzido em conjunto com a Niantic, baseada nos EUA, uma empresa de programação na qual a Nintendo investiu 30 milhões de dólares no ano passado e que alcançou um enorme sucesso no Japão com outro jogo de “realidade aumentada” chamado Ingress.

A Nintendo detém uma participação de 33% na Pokémon Company, que recebe cerca de 30% da receita do jogo.

Assumindo que o Pokémon GO gera uma receita bruta mensal de 10 mil milhões de ienes, os analistas da JPMorgan calculam que o jogo possa aumentar o lucro anual da Nintendo em pouco menos de 10 mil milhões de ienes.

A Morgan Stanley avança que o jogo terá de alcançar um volume de negócios mínimo de 15-20 mil milhões de ienes por mês para ter um impacto significativo no lucro final da Nintendo.

No entanto, a aposta encontra-se também a ser colocada na potencial futura adaptação de outras personagens da Nintendo, como Mario e Zelda, a smartphone.

De acordo com Gibson, da Macquarie:

“Isto foi um lembrete de que a Nintendo detém propriedade intelectual poderosa. Dada essa força, temos vindo a dizer que no longo prazo a melhor relação poderá ser um tipo de projetos comuns entre a Nintendo e a Disney.”

Fonte: FT

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar