5 Dicas para traders novatos
Brendan McDermid/Reuters
Página principal Finanças, Dicas de negociação

O que podemos aprender com os profissionais do trading?

1. Deixe as emoções de lado

"O controlo das emoções é essencial no trading. Não perca a cabeça quando o mercado se move contra si. Não se torne demasiado confiante depois das vitórias — nem fique dececionado depois das perdas."

Jesse Livermore

No exército alemão do tempo da Primeira Guerra Mundial puniam-se os soldados que apresentavam queixas contra os seus colegas ou oficiais no próprio dia da ofensa. As autoridades militares entendiam que não se é capaz de tomar decisões ponderadas sob o efeito da emoção.

Tal é extremamente relevante para o trading. Imagine a seguinte situação. Adquiriu um ativo. Dentro de alguns minutos este começa a cair e vê o saldo da sua conta a derreter. Nesta situação muitas pessoas vendem o ativo por um valor não lucrativo com medo de perder ainda mais. Parece lógico — não sendo claro, no entanto, qual o motivo por detrás da compra inicial.

As ações da Tesla caíram durante nove meses em 2015. Tal convenceu muitos de que iriam continuar a cair no futuro. Como resultado, aqueles que cederam às emoções e fecharam acordos não receberam lucro quando a Tesla voltou a crescer.

2. Nunca entre em pânico (juntamente com a multidão)

"Seja cauteloso quando os outros são insaciáveis e insaciável quando os outros são cautelosos."

Warren Buffett

A agitação no mercado pode muitas vezes ser provocada pelo facto dos jornais repetirem a mesma notícia sem a questionarem ou analisarem. Sob influência de informações reproduzidas inúmeras vezes quanto a um potencial acordo lucrativo, os traders acabam por desvalorizar o mercado com procura exagerada. Quando se percebe que a notícia não é nada mais que um boato, as ações desvalorizadas já não podem ser revendidas. O boom das empresas .com e a crise hipotecária representam muito bem esta citação de Buffett.

O que acha que aconteceu aos depósitos dos traders que investiram nas empresas .com um pouco antes da bolha ter estourado e o índice NASDAQ ter entrado em colapso?

3. Lembre-se de que o trading não é só gráficos

"Uma das agradáveis vantagens de investir no mercado de ações é que se aprende sobre vários aspetos económicos. É uma janela para um mundo gigante."

Ron Chernow

É claro que as pessoas não investem em ações para aprenderem mais. No entanto, a política, a economia, a ecologia e os mercados de ações estão todos interligados. Por esta razão, ao negociar ações começa a entender melhor o mundo ao seu redor. Tal também funciona ao contrário. Quanto melhor entende a vida, mais probabilidade tem de ser bem-sucedido no trading. Assim, ao tentar prever alterações quanto ao preço de uma ação, procure analisar tudo o que diz respeito à empresa-emissora das ações. A BP, por exemplo, não irá crescer enquanto o petróleo estiver em queda.

Se houver um gráfico – haverá notícias. Não as ignore.

4. Saiba em que investir

"O pior que pode fazer é investir nas empresas sobre as quais não sabe nada."

Peter Lynch

No início dos anos 1970 Lynch investiu na Hanes pois a sua mulher gostava da sua linha de meias-calças L'Eggs. No período em que a Hanes esteve na carteira de Lynch, as suas ações cresceram mais de seis vezes. Quanto melhor você entende um negócio, mais confiante se sente a investir no mesmo. Por que razão investir numa empresa tecnológica se não entende nada de tecnologia? Sabe qual a aplicação para smartphone que se irá tornar popular amanhã? Ou sabe quais as tendências tecnológicas que poderão levar a tal? Opte pelas empresas que conhece bem.

Saiba tudo sobre a empresa na qual pretende investir. Olhe para a capitalização de empresas semelhantes tendo em conta alguns fatores: rendimento, lucro líquido, velocidade de crescimento, características de risco e estrutura de capital. Uma empresa, boa à primeira vista, pode não ser sempre um bom investimento.

5. Compre ações de empresas promissoras enquanto estão baratas

"Procure empresas com um mau saldo e decida até quanto pode perder."

Sam Zell

Esta dica é parecida com os princípios de Warren Buffett mas apresenta um detalhe – é exatamente o contrário. Zell procura empresas com bom potencial mas que não tiveram sucesso. Compra ações baratas. Ajuda a empresa a pagar as dívidas, a melhorar a gestão, e recebe dividendos. Este método também funciona no mercado de ações. Encontre empresas que estejam a passar tempos difíceis mas que já tenham provado que são capazes de superar as dificuldades. Compre as respetivas ações enquanto estão baratas.

Tome como exemplo a FedEx. Na primavera de 2013 as suas ações estavam a ser negociadas a 90-95 dólares. No entanto, uma empresa como a FedEx, criada nos tempos da crise do petróleo de 1973, é capaz de recuperar de quaisquer quedas. Ou seja, se tivesse comprado as suas ações a 93 dólares a 19 de abril de 2013 teria ganho 90 dólares por cada ação a partir de 12 de junho de 2015.

Pode praticar todas estas dicas na plataforma de trading Tradernet. Registe-se agora, confirme o seu e-mail e receba 500 pontos gratuitos para pagar a comissão de corretagem de até 10 euros.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar