O que são índices de ações?
Página principal Finanças, Mercado de ações, Dicas de negociação

São exemplos de índices de ações o NASDAQ, o S&P 500 e o Dow Jones

Um índice de ações é utilizado para descrever o desempenho do mercado de ações, ou de uma parte específica do mesmo, e para comparar retornos de investimentos. Os índices utilizam, geralmente, uma média ponderada do preço das ações logo as empresas maiores contam mais para o cálculo. O NASDAQ (NASDAQ: The NASDAQ OMX Group [NDAQ]), S&P 500 (INDEX: US500) e Dow Jones Industrial Average (INDEX: Dow Jones Industrial Average [DJI]) são exemplos de índices de ações.

Tipos de índices de ações

Alguns índices de ações representam o desempenho de um determinado país ou de mercados de ações de todo o mundo. O S&P 500, por exemplo, foi criado para apresentar o desempenho das ações de grandes empresas dos EUA como um todo. O índice Wilshire 5000 inclui a maioria das ações dos EUA negociadas nas principais bolsas de valores e tem, assim, a intenção de apresentar o desempenho de todo o mercado dos EUA.

Outros índices estão destinados a monitorizar certos tipos de ações – ações de crescimento, ações de valor, ações de pequena capitalização, etc. O S&P 500 Value Index, por exemplo, inclui empresas selecionadas do S&P 500 tendo por base critérios orientados para o valor – como o valor contabilístico, lucros e o rácio preço-vendas.

Também existem índices de ações criados para acompanhar o desempenho de um setor em particular. O índice S&P Financials Select Sector inclui bancos, companhias de seguros e REIT do S&P 500.

Preço vs. Capitalização de mercado

Um índice baseado no preço, como o Dow Jones Industrial Average, atribui maior peso a empresas com ações com preços mais elevados. Num índice hipotético composto por três ações com preço por ação de 70 dólares, 20 dólares e 10 dólares, a ação de 70 dólares representaria 70% do índice total, independentemente da dimensão relativa da empresa.

Um índice baseado na capitalização de mercado, como o S&P 500, atribui peso tendo por base a capitalização de mercado de cada empresa. No caso do S&P 500, grandes empresas como a Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) e a Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]) compõem a maior parte do índice, com as pequenas empresas a representarem uma contribuição menor.

Por último também existe algo como um índice de peso igual, onde o desempenho de cada empresa tem a mesma contribuição para o índice. O índice S&P 500 Equal Weight, por exemplo, utiliza as mesmas 500 empresas que o S&P 500 mas cada empresa contribui com 0,2% para o total do índice.

Fundos de índice: como pode investir em todas as ações de um índice

Um fundo de índice é um fundo mútuo ou ETF que permite aos investidores obter exposição a um índice total sem ter de comprar componentes individuais. O ETF Vanguard S&P 500, por exemplo, detém todas as 500 ações que compõem o índice – com aproximadamente a mesma contribuição. No geral, considerando que os fundos de índice não requerem uma gestão ativa – apenas reequilíbrio periódico – as taxas envolvidas são significativamente mais baixas do que quando se compram fundos mútuos ou ETF que exigem uma gestão ativa.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar