Página principal Finanças, Dicas de negociação

Saiba como encontrar uma ação/empresa capaz de semelhante façanha

Imagine investir 10.000 dólares numa ação e verificar que passados 20 anos o investimento cresceu para 1 milhão de dólares. Parece impossível, não é? Trata-se de um retorno de 10.000% sobre o seu investimento. Não é impossível. Na verdade, se alcançar uma média de retorno de 26% ao ano poderá alcançá-lo. No entanto, é muito mais fácil dizer do que fazer.

De seguida olhamos para três empresas muito diferentes – a gigante de e-commerce Amazon (NASDAQ: AMZN), a fabricante de cigarros Altria (NYSE: MO) e a empresa farmacêutica Gilead Sciences (NASDAQ: GILD) – para ver como poderá encontrar uma ação capaz de transformar 10.000 dólares em 1 milhão de dólares.

Se tivesse comprado ações da Amazon em setembro de 1997 a uns ajustados 3,19 dólares o seu investimento original de 11.000 dólares teria aumentado para 2,7 milhões de dólares hoje.

Para os investidores encontrarem uma ação-foguete como essa devem procurar seis características nos seus investimentos. Segue-se como a Amazon cumpriu essas seis características à época:

1. Uma empresa pioneira numa indústria emergente.

Não há como negar que o comércio eletrónico foi uma das maiores mudanças no mundo dos negócios.

2. Vantagem sustentável alcançada através de impulso de negócios, proteção de patentes, liderança visionária ou concorrentes ineptos.

Jeff Bezos, cofundador e CEO da Amazon, teve uma visão: criar o maior negócio centrado no cliente. E foi em grande parte o que fez.

3. Forte valorização do preço no passado.

Em 1997 as ações da Amazon tinham subido 65% apenas nesse ano!

4. Boa gestão e apoio sensato.

Ver o ponto número 2.

5. Forte apelo ao consumidor.

Mesmo quando se tratava apenas da venda de livros, a Amazon já era a preferida do consumidor.

6. Excessivamente sobrevalorizada de acordo com os meios de comunicação financeiros.

Era a verdade na altura e ainda o é agora. Até mesmo em 1997 muitos consideravam as ações da Amazon sobrevalorizadas.

Deve ser notado que este tipo de abordagem não irá provocar sempre um retorno de 10.000% em 20 anos. Na realidade, a taxa de sucesso poderá ser muito pequena. No entanto, tudo o que precisa de fazer é encontrar uma destas histórias de crescimento – para se tornar financeiramente independente.

Medicamentos bem-sucedidos podem render lucros extravagantes

Se costuma visitar uma página de finanças para ver quais os maiores movimentos do dia os mais dramáticos são muitas vezes de empresas farmacêuticas. Isso porque as aprovações da FDA, resultados clínicos positivos e a divulgação de números de vendas são eventos binários: tanto podem disparar como afundar as ações.

Em 1995 a Gilead (NASDAQ: GILD) não era um nome bem conhecido. No entanto, as suas ações começaram a realizar movimentos sérios depois de importantes medicamentos terem obtido aprovação da FDA.

A Gilead pôde utilizar os recursos obtidos com esses medicamentos para fazer duas coisas muito importantes: reinvestir na I&D da empresa e adquirir medicamentos que se mostravam promissores. Os mais importantes desenvolvimentos dos últimos cinco anos rodearam o lançamento de fármacos para o HIV e hepatite C.

Segue-se o que aconteceu ao preço das ações:

É interessante notar que ao longo do último ano as ações da Gilead caíram mais de 25%. A empresa encarou algumas dificuldades com os seus medicamentos para a hepatite C na medida em que teve de cortar preços devido a crescente concorrência. No entanto, esses soluços são normais e devem se esperados com empresas farmacêuticas.

A lição é que deve procurar empresas que procuram (1) resolver problemas que afetam uma grande parte da população – e fazem-no de formas comprovadamente melhores do que as atualmente disponíveis – e que (2) se focam em doenças mais raras e que não têm, atualmente, tratamento eficaz.

Tal como com a Amazon, é importante notar que o sucesso do investimento farmacêutico não é garantido. É por isso que a devida diligência e atribuição de uma pequena parte da carteira a uma pequena cesta de empresas farmacêuticas será a melhor aposta. As desvantagens são limitadas e as vantagens não têm limite.

A manutenção de dividendos

Os retornos da Altria (NYSE: MO) são uma das mais fascinantes histórias de investimento dos últimos 30 anos.

O consumo de cigarros tem vindo a diminuir há vários anos, os governos têm tomado medidas quanto à publicidade e quase cada produtora de tabaco tem uma divisão exclusivamente dedicada a ações legais. Ainda assim, nos últimos 20 anos, a maior produtora de cigarros do mundo recompensou os seus acionistas.

E segue-se uma coisa engraçada: o gráfico acima apresenta “o retorno total do preço”. Por outras palavras, o retorno de 12.370% ao longo dos últimos 20 anos inclui o efeito dos dividendos. Se nos baseássemos apenas no preço da ação, o retorno cairia até 725%.

É uma diferença enorme.

Os investidores da Altria, em particular, têm beneficiado da negatividade ao redor dos cigarros. Os investidores não têm estado dispostos a pagar pelas ações da Altria nos últimos 20 anos e tal deixou a ação deprimida. No entanto, os rendimentos dos dividendos foram descomunais. Isso significa que a cada trimestre que passou os reinvestimentos automáticos de dividendos foram capazes de comprar mais e mais ações.

Embora seja difícil dizer qual será a próxima Altria, a lição é clara: os dividendos fazem uma grande diferença. Ao contrário dos dois métodos anteriores, para tornar 10.000 dólares em 1 milhão de dólares, há normalmente menos risco envolvido.

Talvez a lição mais importante seja que nunca será capaz de transformar 10.000 dólares em 1 milhão num único investimento, a menos que não venda as suas ações. A chave é a paciência – e consciência quanto a se a tese de investimento mudou. Tal irá ajudá-lo a manter a cabeça limpa depois das suas ações valorizarem notavelmente.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.