São diversas as indústrias que se seguem – mas algumas serão mais lucrativas que outras
A empresa de consultoria Capgemini relatou no seu World Wealth Report (Relatório Mundial da Riqueza) quais as indústrias que irão criar mais milionários nos próximos anos. A Capgemini perguntou a especialistas quais os setores que irão criar mais indivíduos com elevado património líquido – indivíduos com mais de um milhão de dólares, sem contar com as respetivas residências permanentes – entre agora e 2025. Compilou os resultados numa lista.
Quase todas as indústrias estão presentes na lista — contudo, algumas serão mais lucrativas que outras. Continue a ler para saber que indústria poderá torná-lo milionário na próxima década:
16. Hotelaria e restauração
Apenas 4% dos especialistas consultados consideraram que estes setores se encontrarão entre as três indústrias com maior crescimento. A McDonald's (NYSE: McDonald's [MCD]) não se importa: o preço das suas ações duplicou nos últimos seis anos.
15. Energia elétrica
Os especialistas não parecem ter muita fé nas empresas de energia elétrica, com apenas 6,6% dos mesmos a colocarem o setor no top 3 de indústrias em expansão. Tal poderá ter algo a ver com o crescente setor da energia renovável – que surge nesta lista numa posição mais elevada.
14. Recursos naturais
As indústrias do petróleo e gás começaram a cair este ano – e apenas 13,5% dos especialistas colocaram-nas no top 3. O petróleo paira abaixo dos 50 dólares por barril e não há grandes perspetivas de crescimento para breve.
13. Transportes
Este setor relaciona-se com a circulação de bens e 13,9% dos especialistas veem-no como uma indústria em crescimento. O setor está a beneficiar dos mais baixos preços do petróleo – no entanto, é difícil prever quanto tempo tal irá durar.
12. Comércio a retalho
Este setor depende quase completamente do poder de compra dos consumidores e respetiva confiança. Atualmente apenas 14% dos especialistas consideram que poderá criar milionários nos próximos anos. Nem todas as retalhistas são uma Amazon (NASDAQ: Amazon.com [AMZN]).
11. Entretenimento e lazer
Apenas 15,2% dos especialistas se mostraram positivos quanto a este setor – talvez porque os filmes, a música e os videojogos estejam a travar uma batalha contra a pirataria. Porém, exemplos recentes – como o Pokémon Go, que duplicou o preço das ações da Nintendo (NYSE AMEX: NTDOY) – provam que um grande sucesso pode enriquecer muitos indivíduos.
10. Energias renováveis
Os combustíveis fósseis estarão bem por algum tempo – porém, o mundo está a dar-se conta de que os mesmos irão precisar de substituição. Um pouco mais de 17% dos especialistas veem as energias renováveis como uma das três indústrias em crescimento – e qualquer um que entre no jogo agora poderá tornar-se rico um dia.
9. Transporte aéreo e aeroespacial
Produzir aviões e transportar passageiros é ainda um grande negócio. Mais de 18% dos peritos afirmaram que este setor será um dos grandes criadores de riqueza na próxima década – embora não se trate de um setor onde seja fácil entrar.
8. Agricultura e mineração
Grande parte da procura será impulsionada por países emergentes em África e na Ásia. 18,9% dos especialistas avançam que se tratam de bons setores para começar (se puder pagar altos custos que poderão ser irrecuperáveis).
7. Educação
Com a riqueza a aumentar são mais os indivíduos que seguem estudos superiores – o que também leva a aumento da riqueza. 19,8% dos peritos veem o setor da Educação com forte crescimento. Quem pagou propinas universitárias recentemente não ficará surpreendido.
6. Comunicações
Ao longo de alguns anos Carlos Slim, CEO da Telmex (BMV: TELMEX), foi o homem mais rico do mundo. Há muito dinheiro nas telecomunicações – e 20,2% dos especialistas dizem que este setor irá tornar muitas pessoas ricas na próxima década.
5. Mercado imobiliário e da construção civil
Com a manutenção de uma galopante explosão demográfica (espera-se que a Índia e a China ultrapassem – cada uma – os 1,5 mil milhões de habitantes até 2030) cada vez mais pessoas precisarão de um lugar para viver. 20,2% dos peritos sugerem a entrada no mercado imobiliário e da construção civil.
4. Manufatura
Esta poderá ter sido abalada pela desaceleração económica na China em 2016. No entanto, as pessoas irão sempre precisar de coisas e de quem as produza. 22,3% dos peritos apontam para este setor – talvez prevendo uma recuperação na China.
3. Saúde
A indústria farmacêutica será uma "fábrica de fazer dinheiro" enquanto as pessoas se preocuparem em permanecer vivas. Embora a despesa com I&D também seja extraordinariamente elevada, 30,1% dos peritos veem a indústria como uma das maiores criadoras de riqueza.
2. Tecnologia
Não se trata apenas de nomes sonantes da tecnologia como Google (NASDAQ: Alphabet Class C [GOOG]) e Facebook (NASDAQ: Facebook [FB]) mas também de empresas como a Uber e Airbnb. Com o aparecimento de diversas histórias de sucesso, 30,9% dos especialistas veem a Tecnologia como um dos setores mais promissores.
1. Serviços financeiros
Há uma razão pela qual os banqueiros são geralmente muito ricos – e 35,7% dos questionados afirmaram que os serviços financeiros estão entre os setores que poderão criar mais milionários. Com banqueiros sénior em Wall Street e Londres a receber mais de 1,3 milhões de dólares em média é a melhor indústria caso queira ganhar muito dinheiro. Terá, no entanto, de trabalhar arduamente para isso.