Charles Sizemore, que colabora com o nasdaq.com, avança quais as empresas/ações que poderão se manter sãs ao longo dos próximos 50 anos
Segue-se um fato divertido: das 12 ações/empresas que compunham o original Dow Jones Industrial Average (INDEX: DJI) em 1896 apenas uma – a General Electric Company (NYSE: GE) – se encontra ainda no índice.
O Dow tem agora 120 anos – e muito pode acontecer nesse período de tempo. Vale a pena notar, também, que o S&P 500 (INDEX: US500) – que tem menos de 60 anos – tem apenas 86 das 500 empresas originais no seu índice. Isso significa que 83% das empresas entraram em falência, foram alvo de fusão ou tornaram-se demasiado pequenas ou irrelevantes para serem incluídas.
Algumas empresas resistem ao teste do tempo... Mas a maioria não. Hoje, vou recomendar cinco ações a comprar para os próximos 50 anos. São o tipo de ações que pode comprar para uma reforma segura pois sabe que irão continuar por aí.
Irá notar que a lista está desprovida de empresas de tecnologia. Há uma razão para isso. Não tenho qualquer confiança de que as líderes de tecnologia de hoje – Facebook (NASDAQ: FB), Alphabet (NASDAQ: GOOG), Apple (NASDAQ: APPL) – estejam ativas daqui a 50 anos. Deverá querer ações distintamente chatas... Chatas mas rentáveis!
1. General Electric
Vamos começar com o conglomerado General Electric Company (NYSE: GE), líder industrial nos EUA. Se a General Electric tem resistido ao teste do tempo – foi, afinal, uma das empresas originais do Dow 120 anos atrás – é provável que se mantenha forte até daqui a 50 anos.
Há oito anos atrás a GE não faria parte desta lista de ações a comprar para a aposentadoria. Estávamos no meio da pior crise financeira em 100 anos e a empresa já se tinha dirigido a Warren Buffett para pedir apoio. A GE Capital tornou-se tão grande que toda a empresa se assemelhava mais a um banco.
Entretanto verificaram-se algumas melhorias nesta frente. Grandes partes do império financeiro da GE foram ou vendidas ou cessadas. A GE foi retirada da lista de “instituições financeiras sistematicamente importantes” e começa a parecer uma gigante industrial novamente, sendo uma das principais produtoras de tudo – de motores para aeronaves a dispositivos médicos.
A GE não está excecionalmente barata neste momento (poucas ações estão neste mercado) mas se estiver considerando um horizonte temporal de 50 anos então comprar aos preços de hoje é perfeitamente razoável. A GE paga um respeitoso dividendo de 2,8%. Se não precisar do mesmo hoje, coloque-o em reinvestimento automático e deixe o investimento crescer. Pode acumular uma grande quantidade de ações em 50 anos!
2. Realty Income
Se alguma vez houve uma ação “à prova de futuro” terá sido – ou é – o fundo de investimento imobiliário Realty Income Corp (NYSE: O).
Deve ser cuidadoso com tudo o que se relaciona com a venda a varejo. Com o comércio online substituindo o comércio tradicional, cada vez mais a cada ano que passa, será muito o espaço de vendas a varejo se tornando obsoleto a dado ponto.
Mas não se preocupe muito com a Realty Income. As suas principais propriedades encontram-se em locais de alto comércio, fundamentais para a vida diária. Há uma boa probabilidade da Walgreens ou farmácia CVS arrendarem os seus espaços à Realty Income.
A Realty é uma das ações mais seguras que poderá comprar. A Realty Income é muito como um título – mas a verdade é que é ainda melhor. Os títulos pagam uma taxa de juros fixa duas vezes por ano. A Realty Income paga os seus dividendos mensalmente. Mais importante ainda: ao contrário dos títulos, a Realty Income aumenta os seus dividendos... E com frequência. Elevou os seus dividendos por 75 trimestres consecutivos e assim continua.
3. Johnson & Johnson
Daqui a cinquenta anos ainda iremos precisar de band-aids. E pode apostar que a Johnson & Johnson (NYSE: JNJ) estará cá para os fornecer.
A Johnson & Johnson ficará no topo de qualquer lista de ações a comprar para os próximos 50 anos. Atende todos os critérios. A maioria dos seus produtos médicos e para consumo são baratos e descartáveis, o tipo de coisas que compra rapidamente na farmácia e toma como certo.
É claro que a JNJ é muito mais do que band-aids rápidos – também prospera no mercado dos dispositivos médicos e no seu segmento de farmácia. No entanto, todos estes segmentos têm uma coisa em comum: nenhum depende particularmente de uma economia forte. A JNJ é uma das ações mais cautelosas por aí e uma das apenas duas empresas com classificação AAA nos EUA. A outra – a Microsoft Corporation (NASDAQ: MSFT) – está sob revisão e poderá não continuar AAA por muito mais tempo.
A Johnson & Johnson aumentou o seu dividendo ao longo de 54 anos consecutivos e continua aumentando. Pode apostar que ainda estará o elevando daqui a 50 anos.
4. Berkshire Hathaway
A Berkshire Hathaway (NYSE: BRK.A) poderá parecer uma estranha adição a uma lista de ações a comprar para os próximos 50 anos. Afinal de contas, Warren Buffett não vai para novo e não estará gerindo a empresa daqui a 50 anos... A menos que seja congelado criogenicamente ou clonado – ou que a sua consciência seja transferida para um robô Terminator.
Infelizmente é improvável que qualquer uma seja uma opção no tempo de vida de Buffett.
No entanto, muito depois do Oráculo de Omaha nos deixar, o império que construiu continuará vivo e bem. Tirando a sua compra da International Business Machines Corp. Buffett evitou quase sempre empresas de tecnologia propensas à ruptura. A grande maioria das participações da Berkshire são em empresas à prova de futuro, como seguradoras e empresas de bens de consumo. A Berkshire também detém grandes participações em companhias ferroviárias e de serviços públicos – bem como em negócios mais excêntricos como a Nebraska Furniture Mart e a See’s Candies.
Nada sobre a Berkshire Hathaway é sexy. É tão chata como o próprio Nebraska – e é precisamente por isso que se trata de uma ação a comprar para os próximos 50 anos.
5. Procter & Gamble
Outra empresa/ação à prova de futuro é a Procter & Gamble Co. Nem todos os produtos têm acabado bem. A Gilette, por exemplo – fabricante de lâminas de barbear que pertence à Procter & Gamble (NYSE: PG) – tinha um sucesso fantástico. Os homens tornavam-se clientes para o resto da vida.
No entanto, entretanto surgiram as barbas hipster e a tendência chique de uso de produtos de barbear à antiga. De repente, as vendas de lâminas tornaram-se menos certas do que costumavam ser. Mas é essa a beleza do império da Procter & Gamble. A PG detém 21 marcas, com cada uma alcançando mais de bilhões de dólares em vendas anuais.
A Procter & Gamble tem elevado o seu dividendo ao longo de 60 anos – e daqui a 50 anos ainda estará elevando o seu dividendo todos os anos.