Para se preparar para os meses seguintes
Agosto é um dos meses mais tranquilos no mercado de ações – mas os investidores não têm descanso enquanto procuram ações para comprar. Isso é especialmente certo nesta altura na medida em que setembro é, historicamente, o pior mês do ano.
O S&P 500 (INDEX:US500) tem proporcionado um ganho médio, ao nível do preço, de 0,6% em agosto. Isso coloca-o no meio em termos de desempenho sazonal. No entanto, é para o que se segue que os investidores precisam se preparar, pois setembro tende a cair em média 1,1%. Um investidor que se foque agora nas ações a comprar, para superar o mercado em termos de desempenho, ganha uma almofada para o pior mês do mercado de ações.
O problema com a procura de ações para o próximo mês é que é extremamente difícil prever o desempenho no curto prazo. Existem, no entanto, fatores que podem clarificar as probabilidades a favor de um investidor.
Um [dos fatores] passa por determinada ação ter desfrutado de um desempenho sazonal favorável. Outro passa por ter atingido uma golden cross (quando a média móvel de 50 dias se cruza com a média móvel de 200 dias) ou por terem-se verificado condições de sobrevenda. Finalmente, nunca é demais ter algum fluxo de notícias positivas.
Com tudo isso em mente, vasculhamos o mercado em busca de ações de grande capitalização – e que exibem os critérios acima mencionados. Seguem-se as melhores apostas.
1. Avis Budget Group Inc.
A Avis Budget Group Inc. (NASDAQ: CAR) não foi ao encontro das previsões de lucro de Wall Street no início desta semana mas o mercado não se preocupou pois aumentou a sua previsão para os próximos tempos. As ações olham para o futuro, lembra?
A perspetiva otimista pôs fim a uma tendência baixista muito acentuada, levando-a a regressar à sua anterior tendência de mínimos mais baixos e máximos mais altos. Além disso, a recente golden cross proporcionou mais uma razão para se comprarem estas ações.
Em uma base sazonal, a CAR ganhou uma média de 1,9% em agosto ao longo da última década, de acordo com relatórios de ações da Thomson Reuters.
2. Marriott International Inc.
A Marriott International Inc (NASDAQ: MAR) dirige-se para o que têm sido, historicamente, grandes três meses de desempenho. Ao longo dos últimos 10 anos a MAR ganhou uma média de 1,8% em agosto, 2,7% em setembro e 1,4% em outubro.
Tudo sugere que não será diferente este ano. A MAR acabou de passar por uma golden cross.
A integração da Starwood Hotels & Resorts Worldwide Inc na cadeia Marriott, fruto de aquisição por parte da última, parece bem encaminhada. A celebração do acordo, esperada para as próximas semanas, poderá ser um catalisador.
3. Microsoft Corporation
O mercado não tem sido tão otimista com a Microsoft Corporation (NASDAQ: MSFT) – por um longo período de tempo. Contudo, os investidores adoram os serviços na nuvem e aprovaram o seu acordo para a compra da LinkedIn Corp. Entretanto, os custos caíram e a produtividade aumentou.
Dê uma olhada no gráfico da MSFT. Passou a vertical desde o final de junho, quebrando a resistência das suas médias móveis de 50 e 200 dias ao longo do caminho. Uma nova golden cross promete mais superação de desempenho em agosto.
As ações costumam apresentar ganhos médios de 1,2% em agosto, 1,2% em setembro e 6% em outubro.
4. Principal Financial Group Inc
A Principal Financial Group Inc (NYSE: PFG) superou as estimativas médias dos analistas quando relatou os seus resultados trimestrais, com os ativos sob as margens operacionais e de gestão a compensarem os efeitos contínuos de taxas de juro muito baixas.
O trimestre mais sólido surgiu em uma boa altura para a PFG. Costuma superar o desempenho em termos sazonais em agosto e setembro, com ganhos de 1,5% e 0,6% respetivamente.
Parece tudo estável. As ações superaram as suas médias móveis de 50 e 200 dias no mês passado e formaram uma golden cross.
5. Xilinx, Inc
A fabricante de chips Xilinx Inc. (NASDAQ: XLNX) pode agradecer aos rumores quanto a aquisições a sua recente série de ganhos – mas na realidade, indicadores fundamentais indicam por si só a força da empresa.
Afinal, a XLNX superou as previsões de Wall Street ao nível dos lucros e vendas no mais recente trimestre, impulsionada pela força do seus segmentos de comunicação e centros de dados. Mais importante: emitiu uma previsão otimista.
A XLNX contou com apoio da média móvel de 50 dias no início de julho e tem criado impulso desde então. Uma golden cross em meados do mês passado e um ganho histórico médio de 1,5% em agosto deverão conceder-lhe vantagem.