5 Ações de baixo-risco a comprar (e a manter)
Página principal Finanças

Jay Jenkins, que colabora com o fool.com, apresenta os melhores exemplos de ações que garantem alto retorno a baixo risco para os investidores

Em um mundo perfeito, os melhores investimentos proporcionam, simultaneamente, uma alta recompensa sem colocar o capital do investidor sob risco desnecessário. Na vida real, encontrar exemplos de investimentos de baixo risco é muito mais difícil. No ambiente de baixas taxas de juro de hoje, em particular, os rendimentos de investimentos livres de risco – como títulos do Tesouro, contas poupança ou certificados de depósito – são simplesmente demasiado baixos para comprar e manter para sempre.

O que poderá o investidor fazer? Comece com estes cinco investimentos de baixo risco.

1. Kimberly-Clark

A Kimberly-Clark (NYSE: Kimberly-Clark Corporation [KMB]) é a proprietária de muitas marcas bem conhecidas pelas famílias de todo o mundo, incluindo a Huggies, Kleenex e Kotex, para mencionar apenas algumas. Estas marcas produzem bens essenciais para crianças, para os mais velhos e para quase todo mundo pelo meio.

Esse posicionamento de mercado tem levado a aumentos anuais dos dividendos – ao longo de 44 anos consecutivos, uma clara evidência da segurança e poder de permanência da empresa. O seu atual dividendo é cerca de 80 pontos base superior à média do S&P 500 (INDEX: US500) e o preço das suas ações mais que duplicou frente ao S&P 500 ao longo dos últimos 12 meses.

Pensando no longo prazo, a Kimberly-Clark poderá proteger-se melhor do que outras empresas da acelerada mudança tecnológica. Enquanto a nova tecnologia está afetando indústria atrás de indústria, o mercado para lenços de papel, fraldas e produtos semelhantes parece bem protegido de Silicon Valley.

2. Berkshire Hathaway

De todas as ações nesta lista, creio que a Berkshire Hathaway (NYSE: BRK-B) é aquela que poderá levantar alguns sobrolhos. No final do ano de negociação de 2009, por exemplo, as ações da Berkshire foram alvo de uma queda maior do que a de qualquer outra ação nesta lista. A volatilidade era alta e a exposição da Berkshire ao setor financeiro levou o mercado a vender. Até mesmo hoje, o beta da Berkshire é o segundo maior das ações incluídas aqui (o beta é uma métrica comumente usada para quantificar a volatilidade de uma ação).

Para mim, volatilidade não significa em si que uma ação representa alto risco. É um conceito importante que os investidores devem compreender, particularmente quando investem para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria. Só porque o preço de uma ação oscila em movimentos superiores às restantes, tal não implica necessariamente que exista maior probabilidade de perda de capital permanente no longo prazo.

No caso da Berkshire, a empresa é tão grande e diversificada que a probabilidade de perda significativa e permanente de capital no longo prazo é baixa. A coluna vertebral da Berkshire Hathaway é o segmento de seguros, mas também tem participações significativas na indústria da energia, ferroviária, bens de consumo, habitação e em quase tudo sob o sol. A Berkshire é tão grande e tão diversificada que alguns analistas equacionam um investimento na Berkshire como um investimento na economia dos EUA.

Assim, enquanto o mercado envia as ações da Berkshire para cima ou para baixo, de forma descontrolada, à medida que o ciclo econômica oscila ao longo do tempo, os investidores podem dormir bem à noite sabendo que a empresa está gerando significativos lucros operacionais, continua realizando grandes investimentos em indústrias e empresas que podem durar uma vida inteira e tem um muito baixo risco de perda permanente de capital.

A ação poderá oscilar para cima ou para baixo mas no longo prazo essas oscilações são irrelevantes para a tendência geral do canto inferior esquerdo para o canto superior direito.

3. American States Water

A American States Water serve principalmente o mercado californiano. Cerca de 80% da sua receita é proveniente do fornecimento deste bem básico a clientes do estado. No entanto, também fornece água a uma série de bases militares norte-americanas sob contratos com a duração de 50 anos. Isso explica a restante receita da empresa e representa uma oportunidade de crescimento decente daqui para a frente.

A necessidade de água não se esgota, tornando a American States Water um dos investimentos com menor risco. A empresa aumentou o seu dividendo anual ao longo de 62 anos consecutivos e não vejo qualquer razão para essa tendência não se manter.

4. Waste Management

A Waste Management (NYSE: Waste Management [WM]) detém e gere aterros. Lidar com o lixo não é um negócio bonito mas poderá ser lucrativo quando bem feito – e apresenta grandes barreiras à entrada, um fato que torna a Waste Management um investimento de baixo risco.

Entrar no mundo dos resíduos exige a superação de altos custos de capital e de crescentes barreiras ao nível da regulação. Isso mantém as concorrentes à distância e torna os aterros existentes ainda mais valiosos.

Olhando para o futuro, a equipa de gestão da empresa está fazendo investimentos inteligentes e benéficos para os acionistas para levar a empresa e respetivas ações mais longe. A empresa, por exemplo, está adaptando a sua frota de caminhões de diesel para gás natural – uma fonte de combustível mais barata em geral mas também um subproduto natural da decomposição dos resíduos nos seus aterros.

Os seus dividendos encontram-se igualmente acima da média do S&P 500 e a empresa tem recomprado ações ao longo dos últimos 15 anos. Em conjunto, estes fatores tornam a Waste Mangamente uma ação de baixo risco que tem lugar em qualquer carteira de investimentos agora e no futuro.

5. 3M

A maioria dos consumidores está familiarizada com a 3M (NYSE: 3M Company [MMM]) através da sua marca Post-It. No entanto, há muito mais ao redor desta fabricante com produtos diversos. Na realidade, a empresa tem cerca de 60.000 produtos diferentes – que vende para todo o mundo.

O maior e mais importante segmento da 3M passa pelo fornecimento de produtos para empresas industriais ao redor do mundo. Tem também negócios significativos nas indústrias dos cuidados de saúde, energia, bens de consumo, segurança, entre outras. De químicos a capacetes a sistemas de informação para a área da saúde ou a componentes para o iPhone, os produtos da 3M estão em todo o lado.

A razão pela qual os produtos da 3M são tão comuns – e a razão pela qual penso que a empresa irá manter-se tão bem sucedida – reside no seu compromisso com a ciência e com a investigação e desenvolvimento. No segundo trimestre de 2016, por exemplo, a 3M investiu cerca de 10% das suas vendas em I&D e despesas de capital.

É muito dinheiro e é esse compromisso com a inovação que tem levado de forma consistente a inovações e novos produtos que ajudam os clientes e a bottom line. Penso que se trata de uma estratégia vencedora para hoje e para o futuro.

Por favor, descreva o erro
Fechar