Os maiores investimentos de Donald Trump no mercado de ações
AP Photo/Evan Vucci
Página principal Finanças

Caso queira investir como Donald Trump

Donald Trump tem alguns conselhos de investimento para você: saia do mercado de ações. O candidato presidencial republicano chamou ao mercado de ações “uma grande bolha” esta passada terça-feira. É engraçado, no entanto, que Trump ainda tenha investimentos em ações, muitos até.

No entanto, um olhar mais próximo da carteira de Trump poderá sugerir que não está dizendo uma coisa e fazendo outra. O tipo de ações na carteira de Trump sugerem que é cauteloso com o mercado de ações neste momento. A sua carteira está relativamente bem posicionada para sobreviver a uma queda.

A maior parte da sua carteira no mercado de ações foca-se em empresas de grande capitalização relativamente seguras. Entre as suas principais participações, a empresa mais pequena de que detém ações é a Phillips 66. A Phillips 66 (NYSE: Phillips 66 [PSX]) corresponde também a uma grande participação da Berkshire Hathaway de Warren Buffett.

Ações a comprar caso Donald Trump se torne presidente

Assim como o famoso investidor, Trump colocou a maioria dos seus investimentos nas chamadas ações de valor, que tendem a ter melhor desempenho que outras empresas quando o mercado cai. O preço/lucro das cinco principais participações de Trump é, em média, de 16,4 – tendo por base o que essas empresas esperam ganhar este ano. É menor que a média das ações do S&P 500, com um múltiplo preço/lucro de 18.

Além disso, Trump tem apenas uma pequena fração da sua riqueza no mercado de ações. Apenas 91,5 milhões de dólares, dos seus alegados 10 bilhões de dólares de patrimônio líquido, estão investidos no mercado de ações. (A Forbes estima que o patrimônio líquido de Trump corresponda a 4,5 bilhões de dólares – e a Bloomberg: 2,9 bilhões de dólares).

Ainda: algumas das maiores participações de Trump do último ano, como a Bristol-Myers Squibb (NYSE: Bristol-Myers Squibb Company [BMY]), caíram significativamente em 2016. A participação de Trump na Bristol-Myers foi reduzida de entre 1 e 5 milhões em valor no ano passado para menos de 1.001 dólares em maio de 2016.

O magnata do setor imobiliário divulgou as suas informações financeiras junto do Federal Elections Committee (FEC) em maio de 2016 – apresentando os seus investimentos em títulos, fundos de cobertura e outros ativos.

Os investimentos de Donald Trump

Os maiores investimentos de Donald Trump no mercado de ações
Sorbis / Shutterstock.com

A maior participação de Trump no mercado de ações corresponde à Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) – embora tenha caído para menos de 1,25 milhões de dólares, de tanto como 6,5 milhões de dólares em julho de 2015. Curiosamente, Trump terá criticado a Apple por ter se negado a desbloquear o iPhone de atirador de San Bernardino, como solicitado pelo FBI no início deste ano.

A única ação que poderá causar problemas a Trump caso o mercado venha a cair é a J. P. Morgan Chase (NYSE: JPMorgan Chase & Co [JPM]). No entanto, Trump também reduziu significativamente a sua participação na empresa – para menos de 250.000 dólares, de 1,1 milhões de dólares há um ano. Considerando como os mega-bancos se encontram, o J. P. Morgan é considerado um dos mais seguros.

Seguem-se as 14 principais participações de Donald Trump no mercado de ações e o valor estimado delas com base nos registros do FEC. Tenha em mente que o Comitê permite que os candidatos apresentem largas estimativas quanto ao valor dos ativos – e os rankings apresentados não incluem ações que Trump possa ter comprado indiretamente através de fundos de cobertura:

14. Alphabet (NASDAQ: Alphabet Class C [GOOG]): 100.000 a 200.000 dólares

13. Caterpillar (NYSE: Caterpillar [CAT]): 100.000 a 250.000 dólares

12. Phillips 66 (NYSE: Phillips 66 [PSX]): 100.000 a 250.000 dólares

11. Celgene (NASDAQ: Celgene [CELG]): 100.000 a 250.000 dólares

10. Gilead Sciences (NASDAQ: Gilead Sciences [GILD]): 100.000 a 250.000 dólares

9. Visa (NYSE: Visa [V]): 100.000 a 251.000 dólares

8. General Electric (Milan Stock Exchange: Gefran [GE]): 100.000 a 250.000 dólares

7. Johnson and Johnson (NYSE: Johnson & Johnson [JNJ]): 100.000 a 250.000 dólares

6. Nike (NYSE: Nike [NKE]): 100.000 a 250.000 dólares

5. McKesson (NYSE: McKesson Corporation [MCK]): 100.000 a 250.000 dólares

4. J.P. Morgan Chase (NYSE: JPMorgan Chase & Co [JPM]): 100.000 a 251.000 dólares

3. PepsiCo (NYSE: Pepsico [PEP]): 150.000 a 350.000 dólares

2. Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]): 300.000 a 600.000 dólares

1. Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]): 600.000 a 1.251.000 milhões de dólares

Fundos mútuos

A grande maioria do seu capital em fundos mútuos encontra-se aplicado em fundos Baron, que vão desde ações com baixa capitalização a ações dos mercados emergentes. São fundos com desempenho decente, com quatro à frente do mercado este ano e apenas um no vermelho. Dois têm a cobiçada classificação de cinco estrelas da Morningstar, empresa de pesquisas, e dois outros têm quatro estrelas. O problema com estes é que têm custos elevados, cobrando cerca de 1,3% dos ativos anualmente.

Fundos de cobertura

É aqui que Trump entra no mundo selvagem. Os fundos de cobertura são veículos para os mais ricos que visam superar o mercado, assumindo geralmente grandes riscos. É o caso com a sua incursão em três fundos Paulson, dois dos quais estão geralmente focados em stock plays, como a aposta em fusões: Advantage Plus e Paulson Partners. (O outro, Paulson Credit Opportunity, foca-se em títulos).

John Paulson, que fez nome a apostar contra as hipotecas de alto risco que levaram à crise financeira, tem tido menos sorte ultimamente.

O Advantage teve retornos negativos em quatro de cinco anos até 2015 e primeiro trimestre de 2016 (últimos dados disponíveis), de acordo com o site ZeroHedge – e os fundos Paulson são o quarto maior acionista da problemática Valeant Pharmaceuticals (NYSE: VRX), cuja ação sofreu uma queda de 90% nos últimos 12 meses entre controvérsias quanto aos elevados preços cobrados por medicamentos, entre outros aspetos.

O maior investimento de Trump em fundos de cobertura (até 50 milhões de dólares) foi no Obsidian da BlackRock, dedicado a rendimento fixo, não ações. Isto não significa algo mais seguro como títulos do Tesouro ou títulos corporativos. O Obsidian tem grandes posições em títulos de alto risco, cujo desempenho se correlaciona muitas vezes com o mercado de ações.

Apesar do seu amor por tudo o que reluz – até mesmo padrão-ouro – o candidato republicano tem uma pequena participação ao nível do metal precioso: entre 100.000 e 250.000 dólares, o mesmo que no ano passado.

Trump não está sozinho na visão pessimista quanto às ações. Bill Gross, célebre gestor de fortunas, também adverte que a fé na subida das ações é imprudente. A razão: está preocupado com o fato das baixas taxas de juro estarem minando a base econômica do país, prejudicando os bancos que dependem dos rendimentos de empréstimos – e outros estrategas de investimento estão preocupados com a possibilidade das ações se encontrarem sobrevalorizadas, prontas para uma queda.

Em conclusão, o conselho padrão: a detenção de uma grande quantidade de ações durante bons e maus momentos. O argumento é que as ações têm provado apreciação no longo prazo, em sintonia com a economia em geral, que apesar de alguns terríveis reveses tem se expandido. Será inteligente diversificar a sua riqueza entre diversas classes de ativos – com as ações a deterem um lugar importante.

Um grande número de profissionais do investimento vê o mercado de ações continuando a avançar entre notícias econômicas decentes, como o robusto relatório quanto ao emprego nos EUA relativamente a julho, divulgado na passada sexta-feira. O consultor financeiro Andrew Houghton, cofundador da Delta Asset Management em São Francisco, afirma “ignore todo o ruído” dos pessimistas.

“Os dados mostram que o mercado poderá descolar.” – Acrescentando que não tem opinião quanto à visão ou situação de Trump.

No entanto, ouvindo Trump, parece que a desgraça está diante dos investidores – caso este não vença as eleições.

Por favor, descreva o erro
Fechar