É possível que estas empresas venham a superar o mercado
Estas 9 ações surgem de diferentes indústrias mas têm algo em comum: encontram-se bem longe de altas recordes, algo que não irá durar muito.
O mercado de ações poderá estar negociando em torno de altas recordes – e poderá parecer que irá continuar subindo – mas isso não significa que cada ação esteja sendo negociada com o mesmo sentimento. Na verdade, há um número de indústrias e ações individuais sendo negociadas com múltiplos ao estilo de recessão.
Os investidores devem prestar atenção a esse tipo de ações como novas ações a comprar.
Na verdade, se pensar que os mercados irão continuar subindo, não tem de se limitar a pechinchas por agora. Há um número de ações não necessariamente baratas, mas longe das respetivas altas, que poderão vir a subir.
Seguem-se nove ações a comprar, em nenhuma ordem em particular, que encaixam na descrição acima e parecem prestes a superar o mercado – pelo menos até ao final do ano.
General Motors
O que é que os investidores começam a fazer quando os múltiplos e as valorizações se esticam? Procuram segurança em valor e dividendos.
Nessa frente, não há melhor escolha que a General Motors Company (NYSE: GM).
Enquanto o S&P 500 se dirige rapidamente para um múltiplo de 20 vezes o lucro, as ações da GM – que caíram quase 10% este ano, até agora – são negociadas a 5 vezes os lucros futuros. No mínimo, os múltiplos da GM gritam segurança para investidores preocupados e sugerem que a queda será limitada.
Junte isso ao dividendo de 5% da GM e não deverá ficar surpreendido ao ver os investidores a gravitar em direção à ação nas semanas e meses que virão.
XPO Logistics
A XPO Logistics (NYSE: XPO) tem estado em uma boa fase desde a divulgação de resultados na última quinta-feira. A XPO ainda se encontra 40% distante da sua alta recorde, definida no ano passado, e antes da divulgação estava sendo negociada a múltiplos mais baixos que os lucros futuros em relação à GM.
No entanto, ninguém acreditava que as expectativas de lucro fossem atingidas, principalmente porque a XPO nunca tinha relatado lucro na era de Bradley Jacobs.
Agora que a XPO superou as expectativas dos analistas ao relatar um lucro de 35 centavos de dólar por ação no segundo trimestre, pode finalmente ser valorizada como uma empresa rentável. Assim, a XPO poderá muito provavelmente ser uma das ações com melhor desempenho em todo o mercado até ao final de 2016.
Apple
Muito como a XPO, a Apple (NASDAQ: AAPL) teve um trimestre sólido para inverter o sentimento negativo que tem atormentado as suas ações desde 2015.
Sim, o lucro da Apple caiu 14,5% no mais recente trimestre. Contudo, foi bom o suficiente para superar expectativas muito baixas. É um fato que as expectativas continuam baixas para trimestres futuros. No entanto, com a Apple se movendo para o lançamento de um novo iPhone, deverá apresentar grande crescimento no próximo ano.
Combinada com um rendimento de 2%, recompras maciças e ações sendo negociadas a 12 vezes os lucros esperados, a AAPL parece prestes a crescer muito mais.
American International Group
O American International Group (NYSE: AIG) aproximou-se da sua alta ao longo da última semana, mas permanece próximo de uma baixa equivalente a 10%.
No entanto, o AIG tem um grande plano de recompra de ações e existem inúmeras razões pelas quais as ações do AIG são perfeitas para investidores focados no valor. É uma ação negociada a apenas 70% do seu valor patrimonial por ação – no segmento dos seguros, que está crescendo.
Dada a sua dinâmica recente e a sua valorização atraente, existe pouca dúvida de que as ações AIG venham a superar o mercado no futuro próximo.
Bank of America
O Bank of America (NYSE: BAC) está 16% abaixo da sua alta de 52 semanas. Ainda assim, as ações BAC têm mostrado forte impulso ao longo do último mês, tendo aumentado 15% depois de fortes lucros e uma melhor perspetiva geral.
Enquanto as ações AIG parecem baratas, o Bank of America poderá ser a mais barata grande ação no mercado, sendo negociada a apenas 65% o seu valor patrimonial por ação. O Bank of America passou o teste de stress e é capaz de recomprar ações e pagar um dividendo justo.
Assim, as ações BAC têm uma boa hipótese de tender para cima, para níveis de grandes concorrentes no setor bancário – destacando-se que muitas das mesmas excederam o seu valor contabilístico por ação.
Michael Kors
A Michael Kors já não tem o crescimento de dois dígitos que teve. No entanto, não há dúvida de que a KORS (NYSE: KORS) ainda é uma empresa sólida, muito melhor do que as alternativas na sua área.
Enquanto a Coach teve vários anos de declínio de dois dígitos ao nível da receita, no passado, a KORS cresceu sempre mais, ano após ano. Até mesmo este ano e no próximo, espera-se que a KORS cresça. Assim, é merecedora de um múltiplo maior que 10 vezes o lucro esperado. Na realidade, terá de saltar 50% para ser negociada a um múltiplo idêntico à restante indústria.
A KORS teve um ano decente com ganhos de 25%. Espera-se que a Michael Kors mantenha um forte impulso.
Gilead Sciences
Com as vendas do seu sucesso para a hepatite C (HCV) atingiu finalmente um pico. Agora, em desaceleração, poderá não parecer um bom momento para comprar ações GILD (NASDAQ: GILD). No entanto, a Gilead negocia a 7 vezes os lucros, paga um dividendo de mais de 2% e recompra ações de forma agressiva.
Para não mencionar que embora a franquia HCV possa cair, as perdas ao nível de receita da GILD dos próximos dois anos serão de um dígito.
Assim, não se trata de uma queda abrupta, acrescentando mais razões pelas quais a GILD merece um múltiplo mais elevado.
Kroger
A Kroger Co perdeu 15% do seu valor no último mês – o que poderá ser uma das mais injustas perdas no mercado este ano.
A maior preocupação é que a Wal-Mart Stores cause maiores problemas à Kroger. Afinal de contas, a Walmart (NYSE: WMT) teve um trimestre decente. No entanto, não esqueça que a Kroger (NYSE: KR) é consistente, com mais de uma década de crescimento de vendas, enquanto a Walmart é o principal exemplo de uma empresa inconstante.
Esperando que a KR cresça mais de 5% em cada um dos próximos dois anos, é muito bom para uma empresa negociar a 13 vezes os lucros esperados. Dado que as vendas de supermercado são uma indústria muito secular, a Kroger deverá se tornar mais atraente nos próximos meses – independentemente do que se verificar nos mercados.
BP
Apesar da BP ter recuperado muita da sua perda, encontra-se ainda a menos 10% da sua alta de 52 semanas e a menos 40% do valor a que era negociada em meados de 2014.
Sim, o preço do petróleo é apenas uma sombra do que já foi. No entanto, a BP (LON: BP) é o exemplo perfeito de uma empresa que se adapta ao seu redor e está agora melhor preparada para o futuro.
A BP eliminou 10 bilhões de dólares em despesas do seu orçamento (desde 2014). Como resultado, a BP precisa dos preços do petróleo a apenas 55 dólares o barril para cobertura integral dos dividendos, o que é impressionante dado que as ações da BP pagam um dividendo de 7%. Esse rendimento e a sua segurança tornam a BP muito atraente em tempos como este.