Microsoft vs. IBM: que ações comprar?
Página principal Finanças, Microsoft

Oferecem ambas um mundo de oportunidades mas há uma que se destaca

Ambas as empresas de tecnologia estão fazendo progressos nos seus respetivos esforços de transformação – mas há uma que oferece aos investidores uma vantagem maior.

Se a questão qual a melhor ação a comprar, Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]) ou IBM (NYSE: International Business Machines [IBM])? fosse colocada aos investidores há um ano atrás, a resposta provavelmente seria “nenhuma”. A Microsoft estava lidando com a produção de um smartphone que não vingou – enquanto enfrentava diversas despesas, como 940 milhões de dólares atribuídos a custos de reestruturação.

As ações da IBM estavam ainda recuperando dos moribundos mercados de PC e hardware corporativo enquanto o CEO Ginni Rometty confessava, finalmente, que o plano da empresa para 2015 – de atingir os 20 dólares por ação em ganhos – não iria se concretizar. No entanto, o cenário mudou desde então para ambas, o que se traduz em argumentos convincentes para cada uma das titãs de tecnologia.

A defesa da IBM

A IBM (NYSE: International Business Machines [IBM]) continua avançando na sua iniciativa de imperativos estratégicos, o que inclui a nuvem, análise, computação cognitiva, mundo móvel e segurança de dados. Rometty apostou que a IBM será bem-sucedida fazendo a transição para estes mercados em rápido crescimento – e por uma boa razão.

De acordo com a Gartner, empresa de pesquisas focada em tecnologia, os serviços públicos na nuvem irão gerar 204 bilhões de dólares em receita este ano – e de acordo com quase todas as estimativas trata-se apenas da ponta do icebergue. As melhores notícias para a IBM relacionam-se com a origem das vendas relacionadas com a nuvem: serviços empresariais de gestão e Software as a Service (SaaS).

Combinados, os serviços de gestão e as soluções SaaS fornecidos através da nuvem serão responsáveis por mais de 800 milhões (vendas) em 2016. A IBM tem a sua plataforma na nuvem, a SoftLayer, que é apenas um meio para um fim – sendo que o “fim” consiste na computação cognitiva, segurança e serviços de análise de dados para ajudar os clientes a usarem e interpretarem todos os dados recolhidos no mundo conectado de hoje.

O trabalho de Rometty quanto aos imperativos estratégicos da IBM – a empresa já realizou 11 aquisições num total de mais de 5 bilhões de dólares em 2016 – está na realidade decorrendo antes do previsto. O plano previa que a IBM recolhesse 40% das suas vendas totais dos imperativos estratégicos até 2018. A partir do segundo trimestre deste ano, a receita combinada dos imperativos estratégicos saltou 12% e os 30,7 bilhões de dólares (anual) já equivalem a 38% das suas vendas totais.

A defesa da Microsoft

Assim como Rometty da IBM, o CEO da Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]), Satya Nadella, tem-se focado na nuvem – e está funcionando. A Microsoft é uma das poucas empresas no mundo que pode se orgulhar de uma receita (anual) proveniente da nuvem superior à da IBM: mais de 12,1 bilhões de dólares, em comparação a “apenas” 11,6 bilhões de dólares da equipe de Rometty. É o conjunto de soluções SaaS da Microsoft que está conduzindo o sucesso da empresa na nuvem.

O crescimento de 102% da receita da Microsoft da plataforma na nuvem, Azure, no último trimestre (frente ao ano anterior) foi impressionante – e as vendas comerciais do emblemático Office 365 da Microsoft saltaram 54% no último trimestre, em relação ao último ano, com as suas vendas ao consumidor, do Office e nuvem, a subirem 19%.

Embora a Microsoft tenha tomado a dolorosa, mas necessária, decisão de deixar o segmento de produção de smartphones, as vendas de hardware estão ainda em alta graças à introdução do seu bem-sucedido Surface – o “tablet que pode substituir o seu portátil” – e uso incrível da Xbox. As receitas do Surface aumentaram 9% no último trimestre e o número de utilizadores ativos de Xbox aumentou 33%, para 49 milhões.

Duas empresas estão se afastando da indústria de smartphones

A Microsoft também tem na manga outra oportunidade de receita que por vezes se perde na discussão ao redor da nuvem: HoloLens. Embora o dispositivo holográfico ainda não esteja pronto, a Microsoft abriu a porta a programadores para preparar o HoloLens para as massas – e as massas poderão ser gigantes. De acordo com um relatório, dos 120 bilhões de vendas que se estima que a realidade virtual e realidade aumentada venham a gerar até 2020, 90 bilhões serão gerados por dispositivos de realidade aumentada, liderados pelo HoloLens da Microsoft.

Tanto a Microsoft como a IBM pagam um dividendo mais do que respeitável – 2,5% e 3,5%, respetivamente – e estão ambas na vanguarda da próxima grande coisa, a nuvem. Então, qual a melhor compra? A IBM destaca-se pelo seu valor relativo: está sendo negociada a apenas 13 vezes os lucros futuros, comparada a 18 vezes para a Microsoft. No entanto, oferecem ambas um mundo de oportunidade.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar