Tutorial de investimento para indivíduos na casa dos 20
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Dicas de negociação

A análise de Dan Moskowitz, que colabora com o investopedia.com

Se perguntar aos investidores de meia idade ou seniores como se saíram enquanto investidores nos seus 20 anos a maioria irá provavelmente dizer “Não muito bem”. Isso porque a perceção é muito diferente quando se encontra com 20 anos. Não só pensa que irá viver para sempre como quer dinheiro-no-momento para necessidades e vontades imediatas. A maioria dos investidores com vinte e qualquer coisa não pensa em despesas futuras e reforma. Felizmente, existem formas de gerar dinheiro relativamente depressa enquanto se poupa para despesas futuras e para a aposentadoria.

Ações para quem está na casa dos 20

Desde a bolha da internet que temos vivido num ambiente econômico altamente volátil. Muitas pessoas não perceberam que a bolha da internet nos anos 2000 – um período em que muitas start-ups da internet não geraram qualquer lucro – desempenhou um papel crucial nos altos e baixos da economia dos EUA nos dias de hoje. Simplificando, a bolha combinada com os efeitos econômicos do 11 de setembro conduziu à redução das taxas de juro para níveis recorde. Isso, por sua vez, conduziu à bolha imobiliária. Essa bolha rebentou alguns anos mais tarde, logo seguida pelo mercado de ações. O resultado final? Novas taxas de juro baixas.

Isto levou ao que poderá ser a maior bolha do mercado de ações da história. Quando as taxas de juro se encontram baixas, os custos com empréstimos são inferiores o que leva a aumento da dívida. No entanto, sem procura suficiente na maioria das indústrias devido à ausência de aumento salarial, não é sustentável. As taxas de juro irão eventualmente aumentar, o que irá tornar essas dívidas mais caras. Isto irá cortar o fluxo de caixa alocado ao crescimento para o necessário pagamento de dívidas. Dá-se início, assim, ao ciclo vicioso. Tal poderá levar à queda das ações em cerca de 50%. Pode ler e ouvir todos os economistas e especialistas que quiser quanto a permanecer no mercado mas um corte de 50% na sua carteira irá levar anos a repor.

Soa assustador, não é? Isso é bom. É suposto assustá-lo. Não queremos divulgar ideias de investimento, para jovens investidores, que acabarão por levá-los à ruína financeira. Evitar o desastre é mais importante do que o potencial crescimento. O mercado de ações poderá mover-se para cima por mais algum tempo mas a atual tendência altista não é sustentável.

Não evite as ações

Não queremos dizer que deve evitar as ações. A diferença entre hoje e um ambiente de mercado de ações normal é que agora deve ser altamente seletivo. Evite investir em empresas que se elevam com a maré. Em vez disso, invista em empresas que oferecem tecnologias revolucionárias. As ações destas empresas serão atingidas em tendência baixista mas graças à sua inovação serão capazes de recuperar e de prosperar.

Alguns exemplos de empresas que têm oferecido esses produtos ou serviços ao longo da última década: a Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]), a Netflix (NASDAQ: Netflix [NFLX]) e mais recentemente a Tesla Motors (NASDAQ: Tesla Motors [TSLA]). Sem entrar em ideias de ações individuais, a cibersegurança e as energias alternativas serão indústrias com crescimento no futuro.

Se optar por investir em uma empresa de pequena capitalização que considera ser a próxima Apple, Netflix ou Tesla então considere o dollar-cost averaging. Tal irá reduzir o risco e ainda terá uma abundância de potencial para excelentes retornos no longo prazo pois irá comprar mais ações a preços mais baixos.

Outra abordagem de longo prazo para a criação de riqueza passa pela aplicação de um plano de reinvestimento de dividendos para ações de grande capitalização que pagam dividendos sustentáveis e oferecem mais resistência a mercados em tendência baixista. Esta estratégia comprovada permite que reinvista os seus dividendos ao adquirir ações adicionais nas datas de pagamento de dividendos. Melhor ainda, a maioria permite que compre ações sem comissões e com um desconto significativo frente ao atual preço da ação.

Disperse os fundos engenhosamente

Após o susto inicial, poderá perguntar a si mesmo porque incluí informação sobre os mercados que registraram quedas em anos recentes. Historicamente falando, nenhum tipo de investimento cresceu mais depressa do que a taxa de inflação do que o mercado de ações e o mercado imobiliário. Apenas tem que ser mais cuidadoso com os seus investimentos.

O próximo passo passa por alocar o seu capital em conformidade. A maioria dos conselheiros recomenda que assuma mais riscos em idade precoce. É correto mas apenas até certa medida. Não significa que deve investir tudo numa ação de biotecnologia de baixa capitalização. Em vez disso, deve diversificar a sua carteira – contudo, com mais capital alocado ao risco do que um investidor de meia idade ou sênior.

A importância da diversidade de investimentos

O investimento irá depender da sua atual situação financeira e objetivos futuros mas a maioria dos investidores gosta de manter 5% do seu capital em investimentos especulativos. Se estiver nos seus 20 anos e confortável com o risco, então poderá alocar 10% do seu capital a investimentos especulativos. A potencial recompensa será alta e se estiver errado, então tem bastante tempo para recuperar a geração de rendimento. Como avançado anteriormente, deve ser considerado o dollar-cost averaging. Também pode alocar algum capital a rendimento fixo mas nessa idade não é tão importante pois está gerando rendimento.

O buy on margin é algo que deve ser apenas considerado por investidores de alto risco. Quando compra on margin, está usando a alavancagem para ampliar os ganhos mas os riscos são extremos. O risco real aqui é que a maioria das pessoas nos seus 20 não tem experiência suficiente na área do investimento. É uma situação perigosa. Se não estiver certo quanto às suas previsões terá de depositar mais dinheiro ou vender parte dos seus ativos, potencialmente um carro ou casa. Por outras palavras, evite usar a margem. Ao fazê-lo irá evitar dívida desnecessária.

O grande problema com a margem é que mesmo que as suas previsões estejam corretas, o mercado pode permanecer irracional por mais tempo do que a sua solvência. Quando compra com dinheiro (em oposição à margem) pode esperar pelo retorno de um investimento eternamente. Ninguém pode forçá-lo a fazer o contrário. Quando compra com margem, existe um tempo limite.

Comprar com base na margem não é o único investimento de alto risco a evitar.

ETF alavancados

Para o investidor médio, os ETF alavancados parecem altamente atraentes. Porque não? Os seus ganhos podem ser três vezes superiores ao ETF padrão. E é certamente possível investir num ETF alavancado com um retorno significativo em um curto período de tempo.

O problema é que os ETF alavancados surgem sempre com despesas elevadas. O rácio da despesa média de um ETF é de 0,46%. O rácio da despesa média de um ETF alavancado é de 0,89%. Tal irá reduzir os seus lucros e exacerbar as suas perdas. Além disso, o potencial retorno de 3x é diário – não anual – e antes de comissões e despesas.

Se considerar ETF alavancados com mau desempenho ao longo de dois anos ou mais, a maioria sofreu depreciação de mais de 95%. É terrível e deve ser evitado a todo o custo. Os ETF alavancados são para traders experientes e investidores que têm uma boa ideia de para onde um índice, matéria-prima ou moeda se dirigem no futuro próximo.

Conclusão

Vivemos atualmente em um ambiente econômico perigoso. No entanto, se implementar a dollar-cost averaging enquanto aloca a maioria do seu capital a um plano de reinvestimento de dividendos com capitalização elevada/ações resistentes e o resto (cerca de 10%) a ações de capitalização baixa, irá reduzir bastante o risco, permitindo potenciais impressionantes retornos no longo prazo.

Evite margens e ETF alavancados. Comece a poupar para a aposentadoria. E comece a poupar pelo menos 10% de cada salário mensal.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar