Como encontrar as melhores ações
Página principal Finanças

Uma checklist simples que irá apoiá-lo no processo de decisão

A checklist que se segue irá ajudá-lo a evitar as ações erradas e a escolher as melhores ações de rendimento.

No ambiente de baixas taxas de juro de hoje, são muitos os investidores que se estão a focar em ações que pagam dividendos para gerarem rendimento. Pode ser uma estratégia inteligente – se tiver um sistema capaz de separar as melhores das que estão destinadas a ser insucessos.

Com isso em mente, segue-se a checklist que utilizo para limitar as minhas opções às melhores ações.

1. Resultados previsíveis

Estou convencido de que o primeiro passo para escolher grandes ações de rendimento passa por afastar qualquer empresa que não se encontre a controlar o seu próprio destino. Tratam-se geralmente de empresas que ou produzem matérias-primas ou estão altamente dependentes de uma economia forte para alcançarem lucros.

Este critério elimina, naturalmente, diversas indústrias. Afinal de contas, enquanto a procura por cuidados de saúde ou bens de primeira necessidade continua forte, mesmo quando a economia se encontra em baixo, não pode dizer o mesmo sobre o ferro ou malas de luxo.

É por isso que acho que uma empresa como a Coach (NYSE: Coach [COH]) deve ser imediatamente excluída da lista de compras. Sim, pode proporcionar aumento de lucro incrível quando os seus produtos estão na moda. No entanto, quando o gosto dos consumidores muda, as declarações financeiras da empresa podem mesmo ser afetadas.

Tal torna difícil prever os resultados a longo prazo da empresa. Assim, mesmo que esta ação se encontre a render 3,8% o plano deverá ser ficar longe.

2. Boas perspectivas de crescimento

As empresas que pagam os melhores dividendos têm muitas vezes um longo histórico de pagamento de dividendos mas também histórico de aumento dos dividendos a cada ano. É difícil fazê-lo anos a fio sem crescimento da receita e dos lucros logo penso que os investidores devem excluir empresas sem crescimento da sua lista.

Como exemplo considere a gigante de produtos farmacêuticos AstraZeneca PLC. Os produtos da empresa continuam sendo procurados independentemente do estado da economia e as suas ações rendem, neste momento, 2,6% – soa como uma boa ideia, certo?

Na realidade acho que não. A AstraZeneca está a lidar com a recente perda de proteção de patente para o seu best-seller para o colesterol, o Crestor, que no segundo trimestre representou cerca de 17% das vendas totais da empresa. A gestão terá dificuldade em preencher esse buraco com os genéricos a entrarem na corrida, o que tem levado os analistas a projetar uma queda de 1% dos lucros, ao ano, ao longo dos próximos cinco anos. Tal irá tornar mais difícil para a empresa aumentar o seu dividendo, o que a torna uma ação a evitar.

3. Dividendos sobre os lucros por ação (payout ratio) sustentáveis

O payout ratio é, simplesmente, a percentagem dos lucros de uma empresa utilizados para pagar dividendos. Como por exemplo: se a empresa detiver lucros por ação de 2 dólares, ao ano, e pagar 1 dólar como dividendo, então o seu payout ratio será de 50% (1 dólar/2 dólares).

Em geral, um baixo payout ratio indica um dividendo mais sustentável, uma vez que significa que existe mais espaço de manobra nas finanças da empresa. Mesmo que os lucros caiam, a empresa tem uma almofada antes dos dividendos começarem a pesar no orçamento operacional ou exigirem nova dívida para serem mantidos. Por outro lado, um rácio elevado sugere que a empresa está patinando no gelo – o que é, para mim, uma grande bandeira vermelha.

Considere a fabricante de cigarros Vector Group como exemplo. Os produtos da empresa continuam sendo procurados em todos os ciclos económicos e os analistas preveem crescimento de lucro de um dígito nos próximos cinco anos. Esses fatores tornam o rendimento de dividendos da empresa de 7,3% tentador.

No entanto, estima-se que o Vector Group apenas produza ganhos de 0,71 dólares por ação este ano – menos de metade de 1,60 dólares por ação, que paga atualmente como dividendo anual. Tal concede-lhe umpayout ratio de 225%, que é insustentável no longo prazo.

Ações a considerar

Medir as ações que pagam dividendos em função dos critérios apresentados representa percorrer um longo caminho – para separar as empresas que deve acrescentar à sua carteira das que não deve. Fiz isso recentemente com um grupo de ações que estava interessado em comprar. Uma das empresas que passou com distinção foi a CVS Caremark (NYSE: CVS Health Corporation [CVS]).

A procura pelos seus serviços – é uma das maiores redes de farmácias a retalho nos EUA – tende a permanecer elevada em todas as condições económicas, o que torna as suas finanças resistentes a reveses. Além disso, dado o envelhecimento gradual da população norte-americana, a CVS Health está bem posicionada para crescimento no longo prazo.

Por último, tem um longo histórico de pagamento de dividendos e o seu atual payout ratio encontra-se em uns sustentáveis 31%. Com um rendimento atual de 1,9% e um futuro brilhante pela frente, penso que a CVS Health é uma ação que os investidores focados em rendimento podem aprender a amar.

Por favor, descreva o erro
Fechar