Como começar a poupar para a aposentadoria quando tem 20 anos
Página principal Finanças

Os 20 anos são uma excelente altura para poupar para a aposentadoria. Segue-se como pode começar

Se está na casa dos 20 a aposentadoria é capaz de ser a última coisa na sua mente. Não é surpreendente que para muitos dos indivíduos nos 20 e poucos anos, que estão aprendendo a gerir a sua vida e orçamento por si mesmos, a aposentadoria se encontre atrás de outros objetivos financeiros. No entanto, na realidade, os 20 anos são a altura perfeita para começar a poupar para a aposentadoria.

É provável que esteja pensando agora: quanto devo poupar para a aposentadoria? Se quer começar a poupar para o futuro mas não sabe como começar, leia as ideias que se seguem.

Quando começar a poupar?

Em primeiro lugar vamos deixar uma coisa clara: apesar de poupar para a aposentadoria ser extremamente importante o seu primeiro objetivo deverá ser juntar um fundo de emergência capaz de cobrir os seus custos de vida por três a seis meses. Esse fundo irá servir para o caso de se deparar com uma despesa inesperada ou para o caso de não poder trabalhar por um período de tempo.

Assim que tiver poupado o suficiente para financiar a sua conta de emergência, o seu objetivo seguinte deverá ser eliminar qualquer dívida de cartões de crédito que possa ter. Quanto mais tempo mantiver essa dívida, mais dinheiro irá perder em juros. Assim que pagar essas contas, é altura de começar a poupar para a aposentadoria. Não existe essa coisa de ser demasiado novo – quanto mais tempo conceder a si mesmo para poupar, mais oportunidades o seu dinheiro terá para crescer.

Quanto poupar?

A maioria das pessoas questiona-se relativamente à quantia de dinheiro que irão, em última análise, precisar na aposentadoria e a resposta é: tanto quanto possível. Não existe um número mágico que garanta uma aposentadoria financeiramente segura. Existem diferentes fatores, como a saúde e o estilo de vida, que ditam quanto poderá eventualmente precisar. Como alguém na casa dos 20 e qualquer coisa, poderá não ter todos os seus objetivos para a aposentadoria definidos.

É por isso que a sua estratégia inicial deverá ser poupar o máximo que conseguir, o mais cedo que conseguir – independentemente do montante que acabar sendo. Poupar 10% ou mais de cada salário mensal irá constituir um início forte. No entanto, se não conseguir alcançar esse valor saiba que qualquer soma conta. A chave será poupar de forma consistente e ir aumentando as poupanças ao longo do tempo, à medida que o seu salário aumenta.

Investir as suas poupanças

Assim que tiver aberto uma conta de poupança para a aposentadoria e se tiver comprometido com a transferência de uma parte do seu salário mensal para ela, o seu próximo passo será decidir como investir as suas poupanças. Um grande beneficio de se encontrar nos seus 20 anos é que tem décadas para enfrentar os altos e baixos do mercado de ações. Como as ações têm, historicamente, apresentado maiores retornos que as obrigações, são geralmente a melhor opção para investidores jovens.

Se começar a poupar 200 dólares por mês quando tiver 25 anos, investindo esse dinheiro em ações a gerar um retorno médio anual de 8%, assim que chegar aos 67 anos terá 730.000 dólares em seu nome. Embora existam investimentos mais seguros por aí, como as obrigações, geralmente oferecem retornos muito mais reduzidos, o que poderá dificultar a sua poupança no longo prazo.

Uma carteira para a poupança deve ser diversificada e deve estar focada nos dividendos. A diversificação é uma importante defesa financeira mas os dividendos são a sua ofensiva financeira. São compostos em si mesmos pois as empresas que pagam dividendos têm o acordo tácito com os seus acionistas de que irão continuar a gerá-los e/ou aumentá-los.

Seguem-se algumas das melhores ações, a pagar dividendos, para rendimento para a aposentadoria: Johnson & Johnson (NYSE: Johnson & Johnson [JNJ]), IBM (NYSE: International Business Machines [IBM]), General Electric (Milan Stock Exchange: Gefran [GE]), Procter & Gamble (NYSE: Procter & Gamble Company [PG]), Wells Fargo (NYSE: Wells Fargo & Company [WFC]) e Coca-Cola (NYSE: Coca-Cola Company [KO]).

Poupar para a aposentadoria quando tem 20 anos pode pavimentar o caminho para um futuro financeiramente seguro. Poderá não ser a coisa mais divertida a fazer com o seu dinheiro extra mas é, de longe, a mais responsável.

Por favor, descreva o erro
Fechar