10 Dicas de golfe para investidores
Página principal Finanças, Dicas de negociação

Os jogadores de golfe apreciam a modalidade pelo seu ritmo calmo, pela hipótese de desfrutar do ar livre e pela sensação viciante que é fazer um grande shot (ou tacada)

Surpreendentemente são muitas as semelhanças entre o golfe e o investimento. Se joga golfe, provavelmente já percebeu como pode fazer com que o seu dinheiro cresça. Se não joga, deve pelo menos tentar – é um grande jogo. Continue lendo para descobrir o que o golfe pode ensinar sobre investimento.

1. Não deixe que a sua mente interfira no jogo

Os jogadores de golfe que deixam as suas emoções à solta se arriscam a que as suas bolas sejam lançadas para fora dos limites (o que é mau). Da mesma forma, os investidores não podem se deixar levar pelas emoções. Medo, ganância, excesso de confiança são emoções poderosas que podem levar um investidor a tomar más decisões de investimento.

Um investidor excecionalmente avesso ao risco, por exemplo, poderá vender uma posição que tenha perdido 10% do seu valor dentro de um período curto de tempo, para ela recuperar de seguida. Alternativamente, um investidor excecionalmente confiante poderá acreditar que pode superar consistentemente o mercado – o que resultará em mais negociações, taxas de negociação mais elevadas e possivelmente menores ganhos gerais.

2. Aprenda com os mestres

Os jogadores de golfe podem aprender uma data de dicas com grandes nomes do golfe como Tiger Woods ou Phil Mickelson, cujas estratégias no golfe foram estudadas por amadores e profissionais. Da mesma forma, os investidores principiantes e profissionais podem aprender bastante com gigantes do investimento como Warren Buffett, Peter Lynch e George Soros.

As estratégias que estes investidores seguem variam bastante mas podem permitir que avalie o tipo de estratégia de investimento que melhor se adequa à sua tolerância ao risco e objetivos.

3. Desconfie de conselhos de “amigos”

As dicas dos amigos quanto a ações são semelhantes às dicas dos amigos quanto ao golfe: poderá não ter forma de saber se o seu amigo é “incompetente”. As dicas que ouve poderão colocar o seu patrimônio líquido num buraco se não pesquisar sobre a validade das mesmas.

Como ser um bom investidor, segundo Sherlock Holmes

4. Encontre um bom caddy

Os jogadores de golfe não usam uma pessoa qualquer como caddy (assistente) durante um grande torneio. Os bons caddies têm um forte conhecimento do jogo de golfe e podem aconselhar o jogador quanto a várias estratégias que poderão ser úteis para um buraco em particular. Os caddies também têm um forte conhecimento da personalidade e estilo do jogador e têm o objetivo de conter as emoções do mesmo.

Da mesma forma, um bom consultor financeiro tem conhecimento excecional do mercado de ações e de investimentos e procurará conhecer os seus clientes para perceber quais as melhores estratégias de investimento para os objetivos dos seus clientes.

5. Cuidado com as bandeiras vermelhas

Quando joga golfe, uma bandeira vermelha indica o buraco. Nos investimentos, uma bandeira vermelha negligenciada pode colocar os seus investimentos no buraco. Antes de investir o seu dinheiro, não se esqueça de ler os prospetos.

6. Não procure um tenbagger

No golfe, fazer uma jogada conservadora é geralmente a melhor opção – em vez de tentar um hole-in-one (entrada no buraco à primeira tentativa). Da mesma forma, comprar ações de baixo preço para alcançar um tenbagger (um investimento que valoriza dez vezes em relação ao seu preço de compra) não é geralmente a melhor escolha.

A Wal-Mart (XETRA: WMT) e a General Electric (Milan Stock Exchange: GE) foram tenbaggers uma vez na vida a dado ponto e existe uma probabilidade limitada de encontrar ações de baixo preço cujo valor aumente 10 vezes em um curto período. Além disso, as ações de baixo preço são altamente especulativas devido à sua baixa capitalização de mercado.

As maiores lições financeiras de Hollywood

7. Não há mulligans

Ao contrário do segundo lance que o seu parceiro poderá deixar que faça em uma partida amigável de golfe não há mulligans (a possibilidade de dar uma segunda tacada) no golfe profissional ou no mundo das finanças.

Leve o seu tempo antes de fazer um investimento. Não existe uma segunda hipótese se tomar uma má decisão de investimento. Se não estiver seguro, procure o conselho de um analista ou consultor financeiro que poderá ajudá-lo a elaborar uma estratégia de investimento mais adequada para a sua situação.

8. Praticar, praticar, praticar

Os jogadores profissionais de golfe como Tiger Woods e Angel Cabrera não chegaram ao Masters sem muita prática e treino – e como atletas profissionais nunca deixaram de tentar melhorar.

Assim como as horas incontáveis no campo de golfe ajudam os profissionais a aprimorar as suas habilidades pode fazer o mesmo praticando a sua estratégia de investimento em uma simulação de mercado de ações.

9. Um bom (ou mau) jogo não indica sucesso futuro

Uma partida de golfe não será um indicador do seu desempenho geral no golfe. Se tiver um mau jogo isso não significa que seja um jogador terrível. O seu progresso ao longo de vários anos a jogar golfe é um muito melhor indicador de sucesso.

Uma citação de Peter Lynch no seu livro “One Up on Wall Street” de 1989 sobre a sua experiência com a Subaru demonstra isso:

“Se eu me tivesse dado ao trabalho de perguntar a mim mesmo: ‘Como é que esta ação pode subir?’ nunca teria comprado ações da Subaru depois de estas terem subido vinte vezes. Verifiquei os fundamentos, percebi que ainda estava barata, comprei e subiu setes vezes depois disso.”

A questão passa por basear uma decisão no futuro (potencial) e não no que já aconteceu no passado.

10. Bom equipamento não garante sucesso

Só porque decide gastar em um conjunto personalizado não significa que irá ganhar torneios e estar próximo de profissionais no Masters. Nem aumenta as suas chances de um hole-in-one.

Na mesma linha, comprar software de negociação caro não significa que irá encontrar investimentos vencedores a toda a hora. Não existe realmente forma infalível de escolher investimentos. A análise fundamental e técnica poderá avançar a probabilidade de direção de um investimento mas na essência, os movimentos de preço são bastante imprevisíveis, especialmente para as ações.

Conclusão

Da próxima vez que estiver prestes a avançar poderá ser uma boa altura para dar um passo atrás e considerar quanto já sabe sobre a área dos investimentos através de um jogo de golfe. Com isso em mente, a tarefa de avançar poderá não ser tão assustadora como pensou no início.

Fonte: Investopedia

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar