5 Coisas inteligentes que pode fazer com 1.000 dólares
Página principal Finanças, Finanças pessoais

Tem cerca de 1.000 dólares para gastar? Pense como poderá usá-los de forma inteligente em vez de, por exemplo, comprar um novo terno ou uma televisão

Seguem-se cinco ideias para aplicar 1.000 dólares de forma inteligente.

Crie um fundo de emergência

Se não é financeiramente independente provavelmente precisa de um fundo de emergência para despesas – adequadas ao seu estilo de vida – para três a nove meses. Se experienciar perda de emprego ou outros contratempos e o seu rendimento encolher ou desaparecer por algum tempo, terá que ser capaz de manter um teto sobre a cabeça, um corpo alimentado e luzes acesas. Terá que ser capaz de pagar as suas contas e manter o carro funcionando, entre outras necessidades básicas. Se já tem um fundo do gênero, ou uma forma de cobrir despesas por um período prolongado, ótimo. Se não, aumente a sua segurança financeira com um fundo de 1.000 dólares. Será uma medida inteligente.

Como começar a poupar para a aposentadoria quando tem 20 anos

Pague dívidas

Em seguida: tem uma dívida significativa? As altas taxas de juro são especialmente perigosas pois podem ficar fora de controle muito rapidamente, sendo difíceis de pagar. Considere este exemplo: se tiver uma dívida de 20.000 dólares com uma taxa de juros de 25% ao ano e um pagamento mínimo de 4%, irá levar 20 anos para pagar essa dívida – e no processo irá pagar um total de mais de 41.000 dólares. Quer detenha 2.000 ou 20.000, aplicar 1.000 para reduzir a dívida poderá fazer uma grande diferença na sua saúde financeira. Se a sua taxa de juro for de 25%, poderá evitar pagar 250 dólares em juros.

Invista em ações que rendam dividendos

Se já tem um fundo de emergência e não tem dívidas, aplicar 1.000 dólares em ações que podem crescer e gerar rendimento é algo inteligente a fazer. Se investir em uma ação que cresça 10% ao ano, os seus 1.000 irão se transformar em 10.835 dólares em 25 anos. Melhor ainda: se renderem juros de 4%, receberá 40 dólares logo no primeiro ano. Se esse dividendo crescer para 6% ao ano, ao longo de 25 anos irá eventualmente gerar 172 dólares em rendimento anual – nada mau para um investimento inicial de apenas 1.000 dólares. Mas espere – há mais! Ao longo de 25 anos, os seus dividendos irão totalizar mais de 2.000 dólares – mais do dobro do seu investimento inicial e à parte da valorização de preço da ação.

Como encontrar as melhores ações

Invista em nome dos seus filhos

Outra iniciativa interessante para aplicação de 1.000 dólares: envolver um dos seus filhos (ou netos, sobrinhos, etc.) na área do investimento. Poderá se inspirar no The Motley Fool Investment Guide for Teens e abrir uma conta de corretagem para os mesmos. Conheça as empresas e como crescem e leve as crianças a escolher algumas empresas que lhes interessem – talvez a Apple (NASDAQ: AAPL), Boeing (LSE: BA), Chipotle Mexican Grill (NYSE: CMG), Disney (NYSE: DIS), Netflix (NASDAQ: NFLX), Nike (NYSE: NKE) ou Starbucks (NASDAQ: SBUX). Poderá comprar algumas ações de algumas das mesmas e depois segui-las nas notícias, percebendo como as ações sobem e descem. As crianças irão aprender como é que o mercado de ações funciona e podem ver como é que se pode fazer (e perder) dinheiro com o mesmo.

Trate de si

Finalmente, poderá apenas tratar de si mesmo com 1.000 dólares. Contudo, não compre apenas um novo brinquedo. Estudos têm demonstrado que gastar dinheiro em experiências em vez de em coisas materiais tende a proporcionar uma maior sensação de bem-estar. As experiências, afinal de contas, criam memórias que podem ser saboreadas por um longo tempo. Considere gastar o seu dinheiro em viagens, cursos ou bilhetes para espetáculos.

Despenda algum tempo pensando nas melhores formas para gastar fundos que tenha disponíveis. É provável que se sinta feliz fazendo isso.

Opte por experiências, não coisas
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar