O investidor revelou um foco em companhias aéreas
Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway (NYSE: Berkshire Hathaway Class B [BRK.B]), atualizou os dados referentes à sua carteira de investimentos no terceiro trimestre deste ano na segunda-feira à tarde, revelando um foco em companhias aéreas.
As três ações de companhias aéreas compradas por Buffett ou por um dos seus gestores de carteira, Ted Weschler e Todd Combs: American Airlines (NASDAQ: AAL), Delta Airlines (NYSE: Delta Air Lines [DAL]) e United Continental Holdings Inc. (NYSE: UAL). Buffett nunca gostou de ações de companhias aéreas, afirmando em 2002:
“Se um capitalista tivesse estado em Kitty Hawk no início dos anos 90 devia ter disparado contra Orville Wright.”
Mais recentemente, quando questionado na sua reunião de acionistas em 2013 se achava que a economia da indústria iria continuar melhorando, respondeu:
“Não”.
A indústria aérea encara a seguinte situação: incremento de custos por assento muito muito muito baixos e enormes custos fixos. A tentação de vender o último lugar a um preço muito baixo é, diversas vezes, muito elevada e por vezes é difícil distinguir entre o assento comum e o último assento.
É um negócio intensivo em mão de obra e capital. Como Bill Miller destaca, tem sido uma armadilha mortal desde que Orville descolou.
Charlie Munger, o seu sócio, também disse na mesma reunião: “Não pode criar outro caminho de ferro – mas pode criar outra companhia aérea. É disso que não gosto.”
Os investimentos de Buffett em ações perderam, coletivamente, 1,4 bilhões de dólares em valor desde 30 de setembro, uma queda impulsionada por perdas nos seus investimentos na IBM (NYSE: International Business Machines [IBM]). Buffett afirmou que não planeia vender ações da empresa. Em uma entrevista à CNN na sexta-feira, também avançou que não vendeu ações do Wells Fargo (NYSE: Wells Fargo & Company [WFC]) no seguimento do escândalo da abertura de contas não autorizadas, permanecendo o seu principal acionista.
As perdas não realizadas do investidor focado no longo prazo melhoraram desde 31 de dezembro, altura em que totalizavam 3,26 bilhões de dólares. As ações da empresa de Buffett, a Berkshire Hathaway, subiram 19,8% este ano até à data, alcançando máximos de 52 semanas esta semana, impulsionadas por uma recuperação inspirada na vitória de Trump. As ações classe A da empresa foram negociadas a 236.650 dólares na segunda-feira à tarde.
American Airlines Group Inc.
A Berkshire comprou 21.770.555 ações da American Airlines Group (NASDAQ: AAL), que ganharam 2,48% este ano até à data. O seu preço médio do terceiro trimestre foi de 35 dólares. A participação reflete 0,62% da sua carteira.
A American Airlines Group Inc. tem uma capitalização de mercado de 22,49 bilhões de dólares. As suas ações encerraram na segunda-feira a 43,40 dólares com um rácio preço/lucro de 4,77 e um rácio preço/vendas de 0,64. O dividendo dos últimos 12 meses foi de 0,92% e o futuro dividendo será de 0,93%.
Delta Airlines
Buffett comprou 6.333.923 ações da American Airlines Group (NYSE: Delta Air Lines [DAL]), que caíram 6,35% este ano até agora. O seu preço médio do terceiro trimestre correspondeu a 38 dólares e a participação reflete 0,19% da sua carteira.
A Delta Airlines Inc. tem uma capitalização de mercado de 34,96 bilhões de dólares. As suas ações encerraram a 47,47 dólares na segunda-feira, com um rácio preço/lucro de 7,65 e um rácio preço/vendas de 0,92. A ação rendeu um dividendo, nos últimos 12 meses, de 1,43% e irá render um dividendo de 1,75%. A Delta Air Lines Inc. foi alvo de 21,8% de crescimento de ganhos anual (médio) ao longo dos últimos cinco anos.
United Continental Holdings Inc.
A Berkshire comprou 4.533.013 ações da United Continental Holdings Inc. (NYSE: UAL), cujo preço subiu 9,8% este ano até o momento. O seu preço médio por ação no terceiro trimestre foi de 48 dólares. A participação corresponde a 0,18% da sua carteira.
A United Continental Holdings tem uma capitalização de mercado na ordem de 19,97 bilhões de dólares. As suas ações encerraram na segunda-feira a 62,94 dólares com um rácio preço/lucro de 7,87 e um rácio preço/vendas de 0,58. A United Continental Holdings teve um crescimento anual médio de ganhos de 13% ao longo dos últimos cinco anos.
Vendas
Buffett também realizou alterações notáveis no lado negativo. Vendeu duas posições: a empresa integrada de petróleo e gás natural Suncor Energy Inc. (Euronext Paris:SU) e a empresa de entretenimento Media General (NYSE: MEG).
Depois de ter reduzido a sua posição na Wal-Mart Stores (XETRA: Wal-Mart Stores [WMT]) em 27,2% no segundo trimestre, reduziu ainda mais – 67,8% – para cerca de um quarto da sua dimensão há cinco anos.