Uma análise das mais recentes declarações da Pershing Square Capital, a empresa de Bill Ackman
Bill Ackman, famoso gerente de fundos de cobertura, tem vindo a realizar alguns movimentos: vendeu ações de quatro empresas e adicionou apenas uma participação nova às suas carteiras de fundos de cobertura. Vamos analisar as mais recentes declarações da sua empresa.
O ano de Bill Ackman não correu exatamente como planejado. Depois de ter sofrido perdas de bilhões de dólares com a Valeant (NYSE:VRX), a sua empresa de gestão de fundos de cobertura – a Pershing Square Capital – precisa de algo mais que uma grande vitória.
Ackman está à procura de grandes vencedoras – e tem vindo a reduzir algumas das maiores posições da sua empresa. Graças a regras que exigem que os gestores de grandes ativos divulguem publicamente as suas participações, sabemos agora que Ackman vendeu ações da Zoetis (NYSE:ZTS), Canadian Pacific (NYSE:CP), Air Products & Chemicals (NYSE:APD) e Platform Specialty Products (NYSE:PAH). A sua única aquisição: Chipotle Mexican Grill (NYSE:CMG).
Algumas vendas excêntricas
As declarações que mostram o que os gerentes de ativos estão comprando e vendendo estão inerentemente incompletas na medida em que só relatam dados até 20 de setembro de 2016. Isso significa que as vendas a descoberto e as opções sobre ações não são divulgadas. No caso de Ackman, a sua venda a descoberto de bilhões de dólares contra a Herbalife (NYSE:HLF) não irá aparecer em nenhuma declaração, por exemplo.
Isto também significa que os investidores têm de complementar as declarações com fontes adicionais para realmente perceberem os movimentos que os proeminentes gestores de fundos de cobertura estão realizando. Um exemplo: Air Products & Chemicals.
De acordo com a declaração da Pershing Square, a empresa vendeu cerca de 3,6 milhões de ações da Air Products & Chemicals no último trimestre. Uma declaração anterior mostrava uma redução semelhante do número de ações detidas pela Pershing Square e fundos afiliados até 12 de setembro de 2016.
O interesse de Ackman pela Air Products & Chemicals assumiu recentemente a forma de opções sobre ações em vez de ações comuns, adicionando complexidade e desconhecimento à real participação da Pershing na Air Products & Chemicals.
A Pershing Square avançou que vendeu ações da Air Products (NYSE:APD) para “retornar capital aos coinvestidores da PSC Funds” salientando que os fundos tinham um período de compromisso de três anos, após o qual os seus investidores poderiam levantar os mesmos.
A venda de ações da Platform Specialty Products (NYSE:PAH) pela Pershing Square tem uma peculiaridade semelhante. A Pershing notou que vendeu as ações para “gerar perda fiscal” para os seus investidores americanos alvo de tributação. Não vendeu ações da Platform Specialty Products baseadas em fundos estrangeiros. Em suma, é provável que a venda tenha mais a ver com a minimização de impostos do que com uma visão particular da valorização ou perspectivas da empresa.
Canadian Pacific e Zoetis
Felizmente, nem todas as participações são difíceis de compreender ou seguir como a Air Products ou a Platform Specialty Holdings. Sabemos que Ackman tirou vantagem da sua participação na Canadian Pacific e Zoetis durante o trimestre. O movimento foi coreografado em uma série de declarações e na teleconferência com investidores antes de ser divulgada a declaração da Pershing Square.
Em 3 de agosto, a Pershing Square apresentou uma declaração em que não tinha qualquer participação na Canadian Pacific, sob qualquer forma. A declaração também notava que Ackman se retiraria do conselho de direção da empresa no seguimento da venda de participações da Pershing Square. Ackman está apenas retirando o seu lucro e a ir para casa. A Canadian Pacific (NYSE:CP) foi uma grande vitória ao estilo ativista para a Pershing Square.
Por outro lado, a Zoetis tratou-se de um investimento ativista que nunca foi a lado nenhum. As declarações mostram que a Pershing Square vendeu cerca de 18,5 milhões de ações, ou cerca de 87% das suas participações relatadas, a 30 de junho. Na sua teleconferência trimestral com investidores, realizada a 10 de novembro, a Pershing Square indicou que vendeu toda a sua participação na Zoetis (NYSE:ZTC).
A aposta de Ackman nos burritos
A Pershing Square detém, agora, uma participação substancial na Chipotle (NYSE:CMG) – mas grande parte foi adquirida após o final do trimestre. A mais recente declaração da empresa mostra que Ackman comprou cerca de 2,9 milhões de ações, cerca de 9,9% da empresa, em nome de fundos que gere.
Em uma entrevista recente, Ackman explicou a aquisição da Chipotle como um retorno às raízes da Pershing Square como compradora de negócios mal administrados ou temporariamente desafiados. Os restaurantes têm sido muito bons para Ackman e para a Pershing Square. A empresa alcançou bilhões com a Restaurant Brands International, uma empresa que detém a Burger King e a Tim Hortons. Começou por adquirir uma posição no Burger King em 2011, acreditando que melhorias operacionais iriam aumentar a sua fortuna – e os seus lucros.
Pela sua parte, a Chipotle não ficou muito contente por ver Ackman tomar uma posição na empresa. A Reuters relatou que a empresa respondeu “ao contratar banqueiros de investimento e advogados de topo para a defenderem” contra ele – caso se desenrole uma batalha pública. Também contratou uma empresa de relações públicas.
As coisas poderão estar a mudar, no entanto. Numa recente teleconferência, a Pershing Square considerou a sua relação com a gestão da Chipotle “extremamente construtiva”, sugerindo que os seus investidores não deverão ficar preocupados com a possibilidade da empresa se envolver em uma situação hostil.
Em uma reviravolta divertida, a Chipotle está a tornar-se algo como um grupo de apoio para grandes perdedores ao redor da Valeant. A Pershing Square juntou-se à Ruane, Cunniff & Goldfarb, com vínculos a Warren Buffett e que em tempos teve perto de 30% do seu fundo ligado à empresa farmacêutica, como recente compradora de ações.