O que aconteceria se comprasse uma ação de cada empresa?
Lucas Jackson/Reuters
Página principal Finanças, Dicas de negociação

A questão foi colocada por um usuário do Quora e Tim Lieblerson, empreendedor e trader, procurou responder

A cotação que se segue é do índice MSCI World. Acho que este índice se aproxima da carteira “ter tudo”. Dois grandes inconvenientes no seu caso:

  1. O MSCI cobre o mercado chinês de forma minoritária
  2. Pondera as ações de acordo com a sua capitalização de mercado (o valor total de mercado das ações de uma empresa em circulação). Logo, mantenha isso em mente.

O MSCI World é constituído da seguinte forma:

A distribuição é realizada na medida em que os Estados Unidos têm as ações mais valiosas e a maioria das empresas presentes no mercado de ações. Para provar este ponto tem apenas que considerar os maiores índices (Principais índices – Investing.com).

A sua carteira “tudo em um” seria criada de forma semelhante considerando o número de ações de cada país – mas não em termos de ponderação.

Ponderação

Mantendo-se a forte influência dos EUA em mente com a China se tornando, continuamente, mais e mais importante, a sua carteira seria ponderada assim:

Ganharia grandes rendimentos apenas através de pagamentos fluindo em uma base semanal.

Ações de baixo preço e falência

Considere os mercados de ações menores e de baixo preço. Compraria certamente uma grande quantidade de ações a serem negociadas a 0,5 dólares e pagaria uma taxa pelas mesmas em torno de 5 dólares. Para este exemplo precisa de um desempenho de mais de 500% para equilibrar as despesas e o rendimento. Boa sorte!

Por que razão a sua carteira teria um desempenho diferente dos índices

Os fundos de índice (geridos ou transacionados em bolsa) ponderam algumas ações em detrimento de outras. Isto é realizado através de algoritmos pré-determinados ou da gestão do fundo. Se comprar todas as ações de um índice obtém um determinado desempenho – não o mesmo que os fundos de índice obtêm.

A razão pela qual deve antes comprar fundos de índice

A ponderação não é para nada. As grandes jogadoras, com grandes capitalizações de mercado, têm uma ponderação superior na medida em que são menos voláteis e tendem a ter um melhor desempenho.

É impossível gerir

Sejamos claros neste ponto: até mesmo a BlackRock Inc. (NYSE: BlackRock [BLK]), com mais de 12.000 colaboradores, está gerindo uma fração dos ativos existentes.

Ganhos no longo prazo – perdas no curto prazo?

Aqui tenho que discordar das respostas dadas anteriormente. Não irá alcançar ganhos no longo prazo. A quantidade de ações com baixo desempenho e de baixo preço que entraram em falência mesmo antes de se aproximarem do ponto de equilíbrio do investimento – e a incerteza quanto ao futuro combinada com enormes taxas de transação tornam que seja altamente improvável a rentabilidade nos próximos cem anos. Mas quem sou eu para prever isto. Infelizmente não é possível realizar esta ideia. Talvez em algum momento no futuro.

Irá aumentar o seu conhecimento quanto ao mercado de ações enquanto colocar questões inteligentes como esta, garanto.

Fonte: Quora

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar