Página principal Finanças, China

O mercado com tendência altista na China tem os dias contados – e pode culpar Pequim

Uma série de medidas contra a banca paralela (ou sistema bancário sombra) e saídas de capital estão a atingir os empréstimos empresariais e os ganhos bancários. O resultado tem sido um declínio ao nível da alavancagem e o mais baixo retorno sobre o capital em quase uma década. Dada a aceleração destas ações, os relatórios de final do ano não serão bonitos.

Os credores saem particularmente afetados – e correspondem a 19,6% do Shanghai Composite Index. O Banco Popular da China (PBOC) impulsionou discretamente as taxas de curto prazo procurando reduzir a banca paralela.

Como o Gadfly salientou, quando isto acontece verifica-se um impacto ao nível do lucro final das instituições financeiras. Considerando que os bancos detidos pelo estado avançam mais empréstimos, os mesmos poderão sair mais prejudicados.

Não que os lucros de credores chineses estejam crescendo. O aumento de empréstimos em incumprimento e a repressão a operações bancárias paralelas também causam o seu impacto nos mesmos.

Bancos menos rentáveis avançam menos empréstimos. Os empréstimos a empresas não financeiras aumentaram apenas 8,25% este ano – a sua expansão anual mais lenta desde que o PBOC começou a publicar dados em 2007.

As obrigações, embora ainda amplamente disponíveis, estão também se tornando mais caras para os mutuários. O prémio para títulos AAA a três anos sobre dívida soberana aumentou para um máximo de 17 meses, de 112 pontos base, a 6 de dezembro.

À medida que os empréstimos se tornam mais caros e escassos, as empresas terão que confiar mais na equidade e fundos operacionais – o que poderão ser boas notícias para aqueles que acreditam que a China está sobre-alavancada.

A teoria tradicional de finanças, no entanto, avança que com um aumento de alavancagem os lucros também sobem. O oposto também é verdade, o que significa que os lucros estão em perigo aqui.

À medida que os analistas ajustam as suas expectativas quanto à China corporativa, os preços das ações poderão ter de se ajustar também. Uma vez mais, a tendência baixista de Pequim poderá afetar qualquer tendência altista.

Leia também:
Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.