5 Formas de investir quando tem dívidas
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Dicas de negociação

Não desconte a possibilidade de investir por ter dívidas por pagar

Sabe que deve começar a investir para poupar para o futuro – mas ainda tem alguma dívida para pagar. É possível tratar de ambos ao mesmo tempo?

A resposta rápida é sim – pode pagar a sua dívida e investir ao mesmo tempo. Trata-se, em muitas formas, de uma opção pessoal. Se não se sentir bem com uma dívida e dormir melhor à noite sabendo que a está pagando o mais rapidamente possível, tudo bem. Mas se conseguir tolerar o pagamento da dívida a um ritmo mais lento e investir algum dinheiro, poderá terminar melhor – a nível financeiro – no longo prazo.

Como os gatos podem ensinar a investir

Ficam aqui alguns aspetos a considerar quando tiver que decidir quanto investir e que quantia de dívida pagar.

1. Considere os pagamentos mínimos em primeiro lugar – e só depois o investimento

Apesar de ser possível pagar dívida e investir ao mesmo tempo nunca é boa ideia investir se não conseguir garantir os pagamentos mínimos da dívida em primeiro lugar. Se não realizar pagamentos mínimos ficará sujeito a taxas de juros mais elevadas, taxas por atraso e penalidades – para não mencionar que a sua pontuação de crédito poderá ser abalada. Considere investir apenas se souber que pode colocar fundos de parte e ainda pagar o mínimo da sua dívida.

Enfrente os elevados juros da dívida

Se a sua dívida estiver associada a cartões de crédito ou outras opções aliadas a elevadas taxas de juro poderá querer resistir ao investimento até ter a situação sob controle. Os cartões de crédito têm taxas de juros de dois dígitos e é improvável que gere retorno sobre o investimento que os ultrapasse. Assim que essa dívida de elevados juros estiver próxima de zero o investimento se torna mais praticável.

3. Procure fundos mútuos e ETF low-cost

Se a maior parte da sua dívida estiver associada a baixas taxas de juro – como empréstimos universitários ou hipotecas – poderá fazer sentido colocar algum dinheiro de parte para investir em opções capazes de gerar um bom retorno. Na realidade, diversos consultores financeiros argumentam contra o pagamento antecipado de empréstimos com juros baixos se os retornos do mercado forem superiores às taxas de juro. Ao longo do tempo, as ações têm retornado uma média de cerca de 7%, muito mais elevada do que as taxas de juros dos dias de hoje. Para alcançar este tipo de retorno, considere fundos mútuos e fundos transacionados em bolsa desenhados para acompanhar o desempenho do mercado de ações global.

4. Encontre investimentos negociados sem comissão

Se estiver tentando investir e pagando uma dívida ao mesmo tempo há uma boa chance de apenas ser capaz de investir um pouco de cada vez. Não há problema – mas é importante que esteja ciente das taxas e comissões que paga de cada vez que compra e vende. Se apenas comprar algumas ações mas pagar 8 dólares de comissão, por exemplo, esse valor irá eliminar uma porcentagem considerável do seu investimento. Felizmente, muitas corretoras a desconto permitem que negoceie certos tipos de investimento sem pagar comissão.

A Fidelity oferece investimento livre de taxas em todos os ETF iShares, a ETrade oferece diversos ETF livres de comissões – WisdomTree e Global X – e a TD Ameritrade oferece mais de 100 ETF sem taxas de transação.

5. Automatize o máximo possível

Encontrar o equilíbrio entre investir e pagar dívida exige alguma disciplina. Se tiver alguma dívida mas estiver considerando investir, determine antecipadamente qual o seu equilíbrio ideal. Depois, defina transferências mensais automáticas de fundos para a sua conta de investimento e automatize também as suas contas a pagar.

Se receber fundos extra ou um aumento, considere ajustar o equilíbrio em conformidade. Quando automatiza, elimina as suposições – permanecendo consistente – e torna mais fácil o planejamento financeiro.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar