3 Ações cujo preço caiu para metade em 2016
Página principal Finanças, Mercado dos EUA

Pechinchas ou ações a evitar?

O S&P (INDEX: US500) subiu mais de 10%, para máximos históricos, este ano – mas não foi tudo um mar de rosas para algumas ações. Vamos examinar três ações cujo preço caiu para metade ao longo deste último ano – e vamos perceber se conseguirão se recuperar no futuro.

GoPro

As ações da GoPro (NASDAQ: GPRO) caíram mais de 50% este ano e são negociadas a 60% de desconto frente ao seu preço de 24 dólares aquando da IPO (oferta pública inicial na sigla original). A fabricante de câmaras de ação já tinha passado por uma fase difícil em 2015, quando lançou um conjunto de câmaras compactas e de gama baixa e média para alcançar mais usuários – em vez de introduzir sucessoras às suas populares câmaras Hero 4.

A nova geração de câmaras GoPro

No início deste ano, a GoPro reduziu a sua oferta para apenas três câmaras e alegou que o lançamento do seu drone Karma e câmaras Hero 5 iria impulsionar a recuperação de crescimento. Os investidores se mantiveram firmes durante quatro trimestres seguidos de declínio de vendas frente ao ano anterior para ver o que aconteceria mas as perspetivas são sombrias. O Karma chegou no final de setembro mas pouco tempo depois se verificou uma recolha total dos dispositivos – com unidades que caiam do céu. Além disso, logo após a introdução da Hero 5, a GoPro retirou o dispositivo da Amazon (NASDAQ: Amazon.com [AMZN]) no seguimento de disputa de preços que só recentemente se resolveu.

A GoPro demitiu 15% da sua força de trabalho e fechou a sua divisão de media para compensar essas perdas. No entanto, downsizing diante de forte concorrência – tanto ao nível de câmaras de ação como de drones – poderá ter consequências devastadoras.

Os analistas estimam que a receita da GoPro caia 24% este ano antes de possivelmente recuperar 18% no próximo ano – sendo que ventos contrários poderão prejudicar essa recuperação.

Twilio

A fornecedora de plataforma (NYSE: TWLO) na nuvem teve uma estreia estelar: o preço das suas ações aquando da IPO, 15 dólares em junho, subiu para quase 70 dólares em setembro. As ações foram negociadas a mais de 20 vezes as vendas no seu pico antes de caírem para cerca de 30 dólares. A decisão da empresa de avançar uma oferta secundária a 40 dólares também exacerbou o declínio e causou aumento de venda a descoberto.

No entanto, parte desse declínio foi atribuído a valorização exagerada em vez de a problemas reais com a atividade da Twilio. A plataforma na nuvem da Twilio permite que aplicativos – como a Uber, Airbnb e WhatsApp da Facebook – conectem os seus aplicativos móveis a números de celulares. É o serviço que permite que envie mensagens ou ligue ao seu motorista Uber a partir do aplicativo – ou que permite que adicione contactos a partir dos números de telefone no WhatsApp.

No passado, os programadores construíam esses serviços a partir do zero e os resultados não permitiam a criação de escala. No entanto, ao oferecer ligações a operadoras como serviço baseado na nuvem a Twilio torna mais fácil para qualquer programador de aplicativos (que recorre a outsourcing para recursos não centrais – a empresas como a Twilio) integrar números de telefone e SMS numa aplicação. A procura pela plataforma da Twilio se mantém – a empresa espera um crescimento de vendas de 62% este ano, em comparação a um crescimento de 88% em 2015.

58.com

A 58.com (NYSE: WUBA), a maior plataforma de classificados na China, perdeu 50% da sua capitalização de mercado este ano. Cerca de metade da receita da 58.com surge da listagem de imóveis – sendo a restante constituída por listagens de ofertas de trabalho e carros. Os seus sites 58 e Ganji são plataformas de anúncios classificados multi-categoria e o Anjuke é a sua plataforma dedicada ao mercado imobiliário.

À superfície, o crescimento da 58.com parece espantoso. A receita subiu 44% (ano) no último trimestre graças a um aumento de 33% das receitas de membros – apoiado por crescimento de 38% de contas de adesão pagas. Infelizmente, verificou-se uma desaceleração da taxa de crescimento ano a ano desde a sua IPO. A empresa atribuiu essa desaceleração à vacilante economia chinesa e a um difícil mercado imobiliário.

Os analistas esperam que a receita da 58.com aumente 59% este ano mas que desacelere para apenas 29% no próximo ano. Esse crescimento parece decente mas o rácio preço-vendas da 58.com, de 4,3, é comparável ao de outros sites e portais semelhantes na China – como o Autohome (NYSE: ATHM) e SINA (NASDAQ: Sina Corporation [SINA]), que avançaram crescimento de vendas ao longo dos últimos trimestres. Isso significa que a 58.com irá provavelmente se manter em baixo até o seu crescimento voltar a acelerar.

Surgem como pechinchas?

É tentador considerar a GoPro, a Twilio e a 58.com pechinchas depois das suas grandes quedas este ano. No entanto, as três empresas enfrentam desafios ao seu crescimento futuro. Das três, a Twilio é a que tem um futuro mais brilhante. No entanto, ainda poderá cair mais devido à sua valorização.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar