Quais os erros mais comuns no mundo do investimento – e como evitá-los?
Explicamos o que deve e não deve fazer se está prestes a entrar no mundo dos investimentos pela primeira vez.
1. Diversifique
O principal objetivo de um investidor é simples: maximizar os lucros, minimizar as perdas. Tendo isso em mente surge como aconselhável comprar ações de 15 a 20 boas empresas de diferentes indústrias. Se alguma empresa não se der bem, os restantes investimentos compensarão as perdas.
2. Coloque as emoções de lado
O receio leva os investidores a vender as suas ações no momento menos adequado. Como resultado pode perder dinheiro – e a oportunidade de beneficiar da recuperação do mercado. Por outro lado, a ganância também impede uma avaliação objetiva do valor e risco das ações.
3. Não siga o rebanho
Warren Buffett disse uma vez: “Seja receoso quando os outros forem gananciosos. Seja ganancioso quando os outros forem receosos.” É tentador seguir “os outros” quando estes alcançam lucros, comprando ações independentemente do seu preço. É um erro. Devemos evitar seguir o rebanho. Decida qual o seu próximo passo de forma independente, sem ser influenciado pelo que os outros fazem.
4. Explore o mercado
Os investidores principiantes acreditam que devem começar por investir nas empresas mais conhecidas – como a Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]), Tesla (NASDAQ: Tesla Motors [TSLA]) ou Google (NASDAQ: Alphabet Class A [GOOGL]). Contudo, antes de comprar ações deve examinar as estimativas dos analistas e os últimos relatórios da empresa em questão.
5. Não tenha medo de perder
Até mesmo os investidores experientes tomam decisões das quais se arrependem. No entanto, relembre: se as ações de uma empresa caírem logo depois de as ter comprado não significa que esteja perdendo dinheiro. As perdas só são reais se encerrar a sua posição.
6. Não deixe de aprender
Ler sobre investimentos irá ajudá-lo a tomar decisões bem fundamentadas e a alcançar mais lucro. Cursos, workshops, formações: o mundo moderno oferece uma grande quantidade de oportunidades para continuar aprendendo.
7. Não dê ouvidos a amigos e familiares
As recomendações de amigos e familiares são perigosas – uma vez que os seus conselhos podem manipular as suas emoções e afetar os seus investimentos.
8. Não tente fazer tudo sozinho
O aconselhamento profissional nunca é demais. Um bom consultor financeiro conhecerá os fundamentos do mercado e as estratégias mais adequadas para os seus objetivos futuros.
9. Não tenha pressa
O maior erro que pode cometer: tomar decisões de forma apressada. Os investidores profissionais estabelecem um plano de ação para os seus objetivos de longo prazo.
10. Não invista todo o seu dinheiro
Os principiantes estão muitas vezes dispostos a investir 50% a 100% dos seus ativos num “investimento seguro”. Contudo, não há investimentos seguros – o que muitas vezes leva a que um investidor incorra em perdas significativas.
É verdade que se pode ganhar bastante no mundo dos investimentos. No entanto, se pode perder igualmente bastante – e muito depressa – se não se investir com cabeça.