Como gastar 3.000 reais
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Desenvolvimento pessoal

Recebeu um bônus da empresa, fez um trabalho extra ou simplesmente conseguiu economizar cerca de 3.000 reais? Saiba como usar esse valor com cabeça.

1. Aumente o seu fundo de reserva

Os dias difíceis surgem quando menos se espera. É importante, assim, que inicie e mantenha um fundo de reserva – será útil em caso de despedimento ou doença. 3.000 reais são um excelente ponto de partida.

2. Salde dívidas

É muito desagradável ter dívidas. Assim, comece por saldar as que tem. 3.000 reais poderá não ser suficiente – ou até poderá ser – mas é um começo. Passo a passo terá o assunto resolvido.

3. Invista em ações que gerem dividendos

Se já tiver um fundo de reserva e se não tiver dívidas – parabéns! – pode investir os 3.000 reais em ações. Se investir numa empresa que pague bons dividendos, 3.000 reais podem se transformar em 9.000 ou mais em alguns anos.

4. Ensine os membros mais novos da família a investir

Ensine seus filhos – ou sobrinhos, netos, vizinhos – lhes abrindo uma conta de corretagem. Deixe que escolham as empresas e compre algumas ações. Assim, as crianças aprenderão desde cedo como funciona o mercado de ações.

5. Cuide de você

Se todas as questões financeiras estiverem resolvidas pode cuidar de você. Mas não gaste em entretenimento de curto prazo ou “brinquedos”. Invista em viagens ou em cursos, algo que contribua para a sua evolução pessoal.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar