Conheça o impacto nos mercados
Donald Trump está desfrutando do melhor desempenho do Dow Jones Industrial Average nos primeiros 50 dias de um mandato presidencial desde o primeiro mandato de Bill Clinton em 1993.
O presidente Donald Trump está a meio caminho de celebrar os seus primeiros 100 dias no cargo e parece que a tendência ascendente do mercado de ações se encontra bastante bem em comparação com outros presidentes no mesmo período, a meio caminho para os 100 dias no cargo.
O índice S&P 500 (INDEX: S&P 500 index [SPX]) está no bom caminho para alcançar o seu melhor retorno nos primeiros 50 dias de um mandato presidencial desde o primeiro mandato de Bill Clinton em 1993, quando o índice que acompanha o mercado amplo cresceu 4,7%. De fato, se trata do melhor desempenho de sempre nos primeiros 50 dias para um presidente GOP – e o sexto melhor desempenho nesse período.
O retorno de aproximadamente 5,4% do Dow Jones Industrial Average (INDEX: Dow Jones Industrial Average [DJI]) ao longo dos primeiros dias de Trump no cargo também ficou atrás do retorno aquando do primeiro mandato de Clinton – surgindo, contudo, como o sétimo melhor desempenho de sempre na história de 120 anos do índice. É também o quarto melhor retorno numa base porcentual para um primeiro trimestre.
Na sexta-feira passada as ações fecharam em alta depois de um sólido relatório relativamente à situação do emprego no país – que consolidou ainda mais as expetativas de que a Reserva Federal venha a aumentar a sua taxa de juros de referência após a reunião de política monetária de dois dias, entre hoje e amanhã. Entretanto, as ações pararam um pouco a sua tendência ascendente – inspirada por promessas de maiores gastos com infraestruturas, redução de impostos e regulamentações mais folgadas – com os investidores reavaliando a situação.
Ainda assim, o Dow Jones apresenta um retorno de quase 14% desde a eleição de Trump a 8 de novembro, enquanto o S&P 500 encara 10,5% de ganho ao longo do mesmo período. O índice Nasdaq Composite subiu 12,7% desde início de novembro.
Trump e a sua administração se têm visto absorvidos pelos esforços de revogação e substituição da legislação ao redor de cuidados de saúde promovida por Barack Obama – sendo que diversos analistas consideram que essa situação irá atrasar o seu foco em políticas pró-empresas.
Pela sua parte, Trump apontou sempre para a tendência ascendente em índices de referência e para a força do mercado de trabalho como sinais de que se encontra estimulando os chamados espíritos animais em Wall Street.