Apple ou Microsoft, que ação escolher?
Página principal Finanças, Microsoft, Mercado dos EUA, Apple

Com as ações da Apple subindo acentuadamente nos últimos tempos, será a Microsoft a mais atraente ação gerando dividendos?

Até mesmo as ações de empresas de tecnologia podem ser sólidas ações gerando dividendos para investidores focados em rendimento. Duas das melhores empresas com ações que geram rendimentos no setor da tecnologia são, sem dúvida, a Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) e a Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]). No entanto, qual das duas surge como melhor aposta para investidores que procuram rendimento?

Comparar estas duas ações surge como particularmente oportuno dado que as ações da Apple dispararam cerca de 21% nos últimos três meses – enquanto as ações da Microsoft foram alvo de uma subida de apenas 2,4% durante o mesmo período. No seguimento da recente ascensão da Apple ao nível do preço das suas ações, será a Microsoft mais atraente?

Microsoft

A Microsoft detém uma ação “completa”. A gerar um dividendo de 2,4%, a gigante de software supera facilmente o dividendo de 1,6% da Apple. Indo mais longe: o dividendo é significativamente superior à média de 2% de dividendos de ações do S&P 500 (INDEX: S&P 500 index [SPX]).

No entanto, para proporcionar esse dividendo a Microsoft despende de uma maior parcela dos seus ganhos do que a Apple dos seus. Nos últimos 12 meses a Microsoft utilizou 69,5% dos seus ganhos para dividendos. Notavelmente, contudo, o pagamento de dividendos da empresa como porcentagem do seu fluxo de caixa livre correspondeu a apenas 42% – o que torna o dividendo da empresa facilmente sustentável.

Outro ponto em que a Microsoft brilha como ação gerando dividendos: o crescimento de ganhos da empresa. A Microsoft testemunhou recentemente um forte regresso a crescimento de ganhos, com o lucro por ação aumentando 6,6% no último trimestre relatado. Este crescimento de ganhos deverá ajudar a Microsoft (NASDAQ: Microsoft Corporation [MSFT]) a manter o aumento médio anual dos seus dividendos dos últimos três anos.

Apple

As fraquezas da Apple em comparação com a Microsoft são imediatamente aparentes. O seu dividendo de 1,6% se encontra bastante abaixo do da Microsoft e até mesmo abaixo da média do S&P 500. Além disso, o crescimento de ganhos da Apple tem sido insignificante. No mais recente trimestre relatado, o lucro por ação subiu apenas 2,3% frente ao ano anterior.

No entanto, a Apple se destaca no que toca o rácio de pagamento – de apenas 27%, tendo espaço substancial para aumento do seu dividendo no futuro. Além disso, a porcentagem frente ao seu fluxo de caixa livre é ainda menor, de apenas 23%.

Assim, apesar do crescimento médio anual (últimos três anos) de 9% do dividendo da Apple ser inferior ao crescimento de 11,7% da Microsoft durante o mesmo período, os dividendos da Apple (NASDAQ: Apple [AAPL]) irão provavelmente crescer mais depressa nos próximos anos.

No geral, apesar da Microsoft surgir como melhor ação gerando dividendos hoje, a Apple ainda surge como aposta atraente para os investidores focados em rendimento – graças ao evidente potencial de crescimento do muito baixo rácio de pagamento da empresa.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar