3 Empresas a acompanhar esta semana
Página principal Finanças, Mercado dos EUA

Esteja atento às ações da Carnival, McCormick e Cal-Maine ao longo dos próximos dias

As ações tiveram a sua pior semana de 2017 na semana passada, com o Dow Jones Industrial Average (INDEX: Dow Jones Industrial Average [DJI]) e o S&P 500 (INDEX: S&P 500 index [SPX]) a cair mais de 1%. Ainda assim, os dois índices permanecem com um ganho de mais de 4% este ano até agora.

Entretanto, os relatórios de resultados desta semana poderão produzir grandes oscilações junto de algumas ações individuais. Alguns dos anúncios mais esperados: Cal-Maine Foods, Carnival e McCormick.

Cal-Maine: frágil perspetiva de lucro

A especialista em ovos irá publicar os resultados do seu terceiro trimestre fiscal hoje. A empresa (NASDAQ: Cal-Maine Foods [CALM]) tem enfrentado as tendências da indústria em consequência da gripe aviária que devastou a oferta de galinhas poedeiras em 2015. Os agricultores só recentemente voltaram aos seus níveis de galinhas pré-crise e, apesar da procura dos consumidores permanecer forte, os clientes comerciais estão a comprar muito menos ovos. Como resultado, verifica-se significativo excesso de oferta na indústria. “Os nossos resultados no segundo trimestre do ano fiscal de 2017 refletem um mercado extremamente desafiante.” – avançou o CEO Dolph Baker aos investidores em dezembro.

No trimestre passado, o preço médio de venda caiu 51% com queda de 54% das vendas. A Cal-Maine registou uma perda líquida de 23 milhões de dólares, o que se traduziu por 0,48 dólares por ação em comparação com um ganho de 109 milhões de dólares, ou 2,26 dólares por ação, no mesmo período do ano anterior.

Para o atual trimestre, melhoria das tendências da indústria juntamente com foco em produtos premium – como ovos de galinhas criadas ao ar livre – deverão apoiar os resultados. Wall Street estima uma queda das vendas de 28%. Contudo, oferta e procura voláteis representam uma boa hipótese do número real ser muito diferente.

Carnival: atividade a todo o vapor este ano

As ações da Carnival (NYSE: Carnival Corporation [CCL]) estão próximas de máximas recorde antes da divulgação do relatório de resultados do primeiro trimestre esta terça-feira. Os investidores têm boas razões para otimismo, dado que a gigante de cruzeiros fechou o seu mais rentável ano até à data. Um estável crescimento de capacidade combinado com ganhos de uma procura saudável levou a subida dos preços em 2016 – com a receita por quarto disponível a melhorar na ordem de 3,5%.

Arnold Donald, CEO, e a sua equipa executiva procuram ganhos sólidos semelhantes ao ano fiscal de 2017 graças ao que descreveram em dezembro como saudável impulso de reservas. A Carnival “está a entrar no novo ano com uma posição mais forte e com preços mais elevados como resultado dos nossos esforços para aumentar a procura pela nossa marca.” – Afirmou Donald na altura.

Os executivos estimam um ganho de 2% ao nível da receita líquida por quarto este trimestre – que deverá proporcionar ganhos ajustados por ação entre 0,31 dólares e 0,35 dólares. Os investidores também estarão focados na atualização de perspetivas da empresa para o próximo ano fiscal.

McCormick: ritmo de crescimento das vendas

O segmento de ervas e especiarias da McCormick (NYSE: McCormick & Company [MKC]) surge como saudável em direção à divulgação de resultados esta terça-feira. O crescimento das vendas no mais recente trimestre foi modesto mas a empresa salientou o seu aumento de 4%, destacando-se sólida expansão da margem de lucro e salto de 6% do rendimento operacional. “Estamos orgulhosos do nosso desempenho em 2016 e temos bom impulso em direção a 2017.” – afirmou Lawrence Kurzius, em janeiro, num comunidade de imprensa. Os resultados anuais da empresa também foram impulsionados por um programa de cortes que eliminou mais de 100 milhões de dólares da sua despesa.

A McCormick acredita que o mercado global de ervas e especiarias irá crescer a uma taxa de 5% ao longo dos próximos anos. Através de uma marca forte, marketing e inovação de produto, a empresa vê o seu próprio crescimento a ultrapassar ligeiramente a indústria. As vendas deverão melhorar entre 5% e 7% no ano fiscal de 2017, de acordo com a equipa executiva, enquanto os lucros poderão crescer a um ritmo um pouco mais rápido. Qualquer desvio significativo desses alvos gerais poderá produzir volatilidade para os acionistas.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar