3 Empresas a acompanhar esta semana
REUTERS/Benoit Tessier
Página principal Finanças

O mercado de ações voltou a dar um salto na semana passada – manterá a tendência esta semana?

As ações voltaram a território recorde na semana passada graças a um conjunto de fortes relatórios de ganhos corporativos e a dados econômicos que mostraram um mercado de trabalho saudável nos EUA. O Dow Jones Industrial Average (INDEX: DJI) passou os 21.000 pontos enquanto o S&P 500 (INDEX: SPX) alcançou ganho de 7% até agora este ano.

A temporada de resultados relativos ao primeiro trimestre de 2017 continua esta semana, com alguns dos mais esperados relatórios – como da Walt Disney (NYSE: DIS), da NVIDIA (NASDAQ: NVDA) e da Whole Foods Market (NASDAQ: WFM.NASDAQ). Se seguem algumas questões que os investidores poderão acompanhar aquando do anúncio de resultados.

Queda do segmento de estúdio da Walt Disney

A Disney (NYSE: DIS) irá anunciar os resultados do seu segundo trimestre fiscal depois do encerramento do mercado terça-feira. As ações da gigante de entretenimento têm estado próximas de novos máximos – apesar de recentes dificuldades e de uma queda acentuada dos lucros em diversos segmentos. No último trimestre, os lucros caíram 7% – com a subida de ganhos em parques e resorts não compensando as quedas de dois dígitos nas divisões de estúdio e produtos de consumo.

Bob Iger, CEO, e a sua equipe se preparam para resultados operacionais ligeiramente inferiores este ano fiscal, após seis anos seguidos com números recorde. Essa queda resulta, em parte, da calendarização de lançamentos ao redor do Star Wars – uma vez que os resultados do ano passado beneficiaram das vendas de bilheteira, entretenimento doméstico e venda de produtos de consumo associados à marca. A Disney está tendo outro grande ano nos cinemas até agora (obrigado Bela e a Fera), mas provavelmente não se verificarão melhorias em relação aos resultados de 2016 até o próximo episódio de Star Wars voltar aos cinemas – e brinquedos licenciados começarem sendo enviados para varejistas – no final do ano.

Objetivos de crescimento da NVIDIA

As ações da NVIDIA (NASDAQ: NVDA) subiram aproximadamente 200% ao longo dos últimos 12 meses. A fabricante de chips viu aceleração acentuada do crescimento de vendas ultimamente e a sua principal posição em indústrias de ponta, como carros autônomos, inteligência artificial e computação na nuvem, tem deixado os investidores entusiasmados com as suas oportunidades de longo prazo.

Boas notícias para os acionistas: a NVIDIA combinou fortes ganhos de vendas com igualmente impressionante crescimento de rentabilidade. A margem bruta, de fato, saltou mais de 3 pontos percentuais no último trimestre para alcançar 60% das vendas.

Planos de longo prazo da Whole Foods

As ações da Whole Foods (NASDAQ: WFM.NASDAQ) estão em grande este ano, principalmente graças a queixumes de acionistas ativistas que indicam que a cadeia de supermercados poderá se tornar privada em um futuro próximo. Alguns dos maiores acionistas da empresa estão pressionando a gestão nessa direção, procurando formas para revitalizar as ações após uma série de resultados operacionais dececionantes. No último trimestre, por exemplo, as vendas caíram 3% devido a uma forte queda do tráfego de clientes.

John Mackey, CEO, avançou que a concorrência crescente forçou a gestão a refinar a sua estratégia de crescimento e a reorientar os seus esforços para melhor servir seus clientes.

Esses objetivos serão provavelmente mais fáceis de atingir longe da pressão implacável dos mercados públicos, pressionando melhorias operacionais imediatas. Contudo, não há garantia de que a Whole Foods encontre comprador, ou que o preço represente um bom valor para os acionistas que viram as suas ações cair acentuadamente desde que estabeleceram um máximo histórico no início de 2014.

Por favor, descreva o erro
Fechar