Investimento ativo ou passivo, o que escolher?
Página principal Finanças, Dicas de negociação

Existe uma crença generalizada de que o investimento ativo só se adequa a indivíduos que estão dispostos a arriscar – com a abordagem passiva surgindo mais associada a indivíduos com uma postura conservadora. No entanto, ambas as abordagens têm as suas vantagens e desvantagens. Saiba um pouco mais com a breve análise comparativa que se segue.

1. Comissões

Ao investir de forma ativa o investidor fica com todo o lucro alcançado. O lucro decorrente de investimento de forma passiva, com gestão de capital, pode ser alvo de um decréscimo de até 50% devido às comissões pagas.

2. Profissionalismo

Pode se dar o caso de não saber nada sobre mercados financeiros e investimento. O seu gerente, por sua vez, tem todo o conhecimento necessário e você opta por pagar para que o mesmo o empregue em seu benefício.

3. Controle sobre o capital

É bom saber que o seu dinheiro é gerido por um profissional – oferece uma certa tranquilidade – mas no fundo as pessoas se sentem melhor quando sabem que o seu capital se encontra sob o seu controle (investimento ativo).

4. Tempo livre

Não há tempo para descanso. Se pretende ganhar dinheiro com os mercados tem de estar constantemente atento. Porém, no investimento passivo paga para que o seu gerente o faça por você.

5. Risco

Qualquer investimento envolve riscos. No entanto, pode fazer mais sentido perder alguns fundos em investimento ativo do que tudo o que tem apenas porque confiou o seu dinheiro a alguém.

6. Renda

O investimento ativo pode proporcionar maior e mais rápida renda do que o investimento passivo. Saiba mais sobre os mercados financeiros, ações e negociação em geral na nossa Academia.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar