Guia de mineração de bitcoins para principiantes
Jemima Kelly/Reuters
Página principal Tutoriais, Mineração, Criptomoedas
Tema do momento
4 de Julho de 2017

Um dos maiores problemas que se pode encontrar quando se quer começar minando bitcoins para investimento e lucro é o fato da maioria dos sites ser escrito para o usuário avançado. Para quem não é desenvolvedor profissional e não tem experiência com Ubuntu ou Linux se torna difícil. Assim, este tutorial é para o principiante – que pretende começar com acesso a uma linguagem fácil.

1. Obtenha uma plataforma para mineração de bitcoins

A mineração de bitcoins é um nicho muito competitivo. À medida que mais e mais mineiros se envolvem no mais recente hardware de mineração a dificuldade aumenta. Antes mesmo de começar deve fazer as devidas diligências. Isto significa que deve perceber se a mineração de bitcoins será lucrativa para você.

A melhor forma de o fazer? Recorrer a uma calculadora de mineração de bitcoins. Introduza os dados do que está planejando fazer e veja quanto tempo irá levar a alcançar o break even ou mesmo a alcançar lucro. No entanto, pode ficar já com uma ideia à partida: se não tiver algumas centenas de reais para gastar é provável que não seja capaz de minerar bitcoins.

Assim que tiver terminado os seus cálculos é altura de obter o seu equipamento. Se certifique de que analisa as apreciações a diferente hardware para mineração de bitcoins para compreender qual o melhor para você. O Antminer S9 é o mais recente e poderoso.

Nota secundária: é importante relembrar que no passado era possível minar bitcoins com um computador normal ou com uma placa gráfica (também conhecida como mineração GPU). Hoje, no entanto, o nicho se tornou tão competitivo que irá precisar de usar equipamento de mineração ASIC – computadores especiais construídos especificamente para a mineração de bitcoins.

2. Obtenha uma carteira de bitcoins

A segunda coisa que deve fazer é obter uma Bitcoin Wallet (carteira de bitcoins). Como a Bitcoin é uma moeda baseada na internet precisa de um local para manter as suas bitcoins. Assim que tiver uma carteira se assegure de que obtém o endereço da sua carteira. Será uma longa sequência de letras e números. Cada carteira tem uma forma diferente de mostrar o endereço público de Bitcoin mas a maioria das carteiras é bastante clara quanto a isso. Vai precisar do seu endereço PÚBLICO de Bitcoin e não da sua CHAVE PRIVADA (que é como uma senha da sua carteira).

Se estiver usando uma carteira autônoma (se tiver descarregado um programa para o seu computador e não estiver usando um serviço baseado na internet) há um passo adicional muito importante. Se assegure de que tem uma cópia do ficheiro wallet.dat em uma unidade USB – e imprima uma cópia, a mantendo em lugar seguro. Se o seu computador falhar e não tiver uma cópia do seu ficheiro wallet.dat, irá perder todas as suas bitcoins. Não irão para mais ninguém, irão desaparecer para sempre. É como queimar dinheiro.

3. Encontre um grupo de mineração

Agora que tem uma carteira provavelmente quer avançar – mas se quiser mesmo fazer dinheiro deverá se juntar a um grupo de mineração. Um grupo de mineração é um grupo de mineiros de bitcoins que combina o seu poder informático para gerar mais bitcoins. A razão pela qual não deve trabalhar sozinho é que as bitcoins são atribuídas em blocos, geralmente 12,5 de cada vez, e a menos que tenha bastante sorte não irá obter nenhuma dessas moedas.

Em um grupo recebe algoritmos mais pequenos e fáceis de resolver e todo o trabalho combinado irá tornar mais provável a resolução de um algoritmo maior – acabando por ganhar bitcoins, espalhadas pelo grupo, com base na sua contribuição. Basicamente irá alcançar uma quantia mais consistente de bitcoins, sendo mais provável que receba bom retorno do seu investimento.

Para escolher o grupo de mineração ao qual se deve juntar coloque as seguintes questões:

  • Qual o método de recompensa? Proporcional, pago por ação, baseado em pontuação, PPLNS?
  • Qual a taxa cobrada pela mineração e saque de fundos?
  • Com que frequência encontram um bloco (ou seja, com que frequência será recompensado)?
  • O quão fácil é o saque de fundos?
  • Que tipo de estatísticas fornecem?
  • O quão estável é o grupo?

Pode encontrar uma comparação completa de grupos de mineração aqui. Para demonstração vamos recorrer à Slush Pool. Assim que se tiver registrado junto de um grupo irá obter um nome de usuário e senha para esse grupo específico – que irá usar mais tarde. Siga a ligação para continuar para o site e clique em “Se registre aqui” no topo do site. Siga as instruções passo-a-passo. Depois de ter a conta configurada irá precisar de acrescentar um “Trabalhador”. Basicamente, para cada mineiro é necessário um ID de trabalhador para que o grupo possa acompanhar as respetivas contribuições.

4. Obtenha um programa de mineração para o seu computador

Agora que já sabe o básico está quase pronto para começar. Irá precisar de um programa de mineração para o seu computador para que seja capaz de controlar e monitorizar a sua mineração. Consoante o equipamento de mineração que tenha irá precisar de encontrar o software certo. Muitos grupos de mineração têm o seu próprio software como o Bitminter mas outros não têm. Pode encontrar uma lista de software de mineração de bitcoins aqui.

Para Mac pode usar um programa chamado MacMiner – e para PC, os mais populares são o BFGMiner e o 50Miner.

5. Comece a mineração

Agora está tudo pronto para começar. Ligue o seu equipamento de mineração e comece. Se certifique de que também o ligou ao seu computador (geralmente via USB) e abra o software de mineração. A primeira coisa que deverá fazer será entrar no seu grupo de mineração, com o seu nome de usuário e senha.

Assim que essa parte se encontrar configurada irá começar minando bitcoins. Irá fazer a sua parte do trabalho na busca do próximo bloco. De acordo com o grupo que escolheu será pago pela sua parte. Se certifique de que introduziu o seu endereço nos campos obrigatórios quando se registrou no grupo.

Conclusão – talvez seja melhor apenas comprar as moedas?

Concluímos o artigo com algo para considerar. Talvez fosse mais rentável apenas comprar bitcoins com o dinheiro que planejava gastar na mineração de bitcoins. Muitas vezes a mera compra de moedas irá gerar ROI (retorno sobre o investimento) mais elevado do que a mineração.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar