Como escolher uma ICO?
Página principal Finanças, ICO, Criptomoedas
Tema do momento
14 de Setembro de 2017

Como escolher uma Oferta Inicial de Moeda fiável?

Uma Initial Coin Offering (Oferta Inicial de Moeda ou ICO na sigla original) é uma ferramenta de angariação de fundos. É semelhante a uma IPO (Oferta Pública Inicial na sigla original) e tem vindo ganhando destaque como forma privilegiada de empresas e start-ups reunirem capital. Em uma ICO, uma empresa oferece a sua própria criptomoeda (tokens) aos investidores para financiar um projeto ou serviço (e os investidores, por sua vez, ganham acesso a uma parte dos lucros do projeto ou da criptomoeda no futuro – na maioria dos casos).

Porém, a expansão da tecnologia blockchain, o auge das criptomoedas e a forte propagação de ICO tem dado lugar ao aparecimento de artimanhas fraudulentas. Assim, como saber em que Oferta Inicial de Moeda (de uma empresa ou start-up) se pode investir com segurança? Conheça as nossas dicas para salvaguardar o seu dinheiro e ter boas noites de sono.

White Paper

O White Paper é um documento da empresa/start-up por detrás da ICO que avança aos investidores qual a essência do projeto e o seu futuro – desde o conceito geral a detalhes técnicos. Deverá estar disponível no site. Se o White Paper descrever de forma clara objetivos exequíveis e apresentar um plano de negócios e os principais mercados visados pelo produto ou serviço bem como as etapas de financiamento, é provável que se encontre perante uma boa opção de ICO. Será algo ainda mais certo se o White Paper partilhar alguns detalhes técnicos. Se, por outro lado, avançar uma formulação vaga de ideias ou evidente abuso de terminologia mascarando a carência de sentido, tenha cuidado.

Equipe do projeto

Parte significativa do sucesso de qualquer projeto é garantida pela respetiva equipe – que deve ser experiente. Assim, é importante que procure saber mais sobre quem dirige a empresa ou start-up na qual pretende apostar o seu dinheiro. O site da mesma deve apresentar nomes, contatos e breves biografias dos principais membros da equipe (ou mesmo de todos). Deve também salientar a experiência da equipe em projetos semelhantes bem-sucedidos. Se o site apenas apresentar um formulário rudimentar de contato ou feedback e um e-mail vago/geral, talvez não seja uma boa aposta.

Em que consiste uma ICO?

Objetivos claros

As ICO fiáveis disponibilizam um roteiro com os seus objetivos, resultados esperados e atividades aos investidores. O mesmo deve descrever os vários estágios de financiamento, o que o projeto ou serviço irá solucionar e datas concretas para alcance de resultados. As atividades devem ser realistas. Desconfie de promessas de inovações incríveis em curto espaço de tempo ou da não partilha de partes do trabalho já alcançado (nomeadamente quando a empresa avança já ter uma versão beta do projeto/serviço).

Tokens

O mais importante: qual será o valor dos tokens (criptomoedas) da empresa, start-up ou projeto depois da ICO? É desejável que o número de tokens se mantenha inalterado – ou que venha mesmo a diminuir – mais tarde (se a empresa continuar disponibilizando tokens de forma ilimitada o seu investimento irá perder rapidamente valor). Será bom sinal se os detentores de tokens passarem tendo acesso a descontos no projeto/serviço sendo criado ou que os tokens possam ser usados como moeda para pagamentos. Melhor ainda será se a empresa pretender comprar tokens a prêmio dentro de algum tempo.

ICO: guia para principiantes

Nota: se lembre, porém, de que o investimento em uma Oferta Inicial de Moeda (ICO) se trata sempre de um investimento de elevado risco, não existindo mecanismos de proteção para os investidores.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar