Como escolher a melhor corretora online
AP Photo/Mark Lennihan
Página principal Finanças, Dicas de negociação

A internet está cheia de empresas de corretagem – como escolher a melhor?

Não existe uma resposta certa ou errada para esta questão. Na verdade, a decisão se prende com as prioridades do investidor – as suas prioridades. Alguns investidores estão dispostos a pagar elevadas comissões de negociação por uma plataforma de ponta – enquanto outros valorizam despesas baixas acima de tudo.

Cabe a você, assim, analisar os fatores que se seguem, que variam de corretora para corretora, para escolher a melhor opção.

Preste atenção aos mínimos de conta

A quantia que tem para investir poderá reduzir as suas escolhas. Os requisitos de depósito inicial em corretoras online andam ao redor de 1.000 dólares ou mais.

É um valor padrão por algumas razões. Em primeiro lugar, é difícil para as empresas de corretagem lucrar com contas pequenas. Além disso, muitos fundos mútuos também exigem investimentos mínimos semelhantes – o que significa que mesmo que seja capaz de abrir uma conta de corretagem com uma quantia pequena terá dificuldade em investir se estiver interessado em fundos mútuos.

Mais: quanto menos tiver para investir mais difícil será alcançar diversificação adequada – ou, para modificar o velho ditado dos ovos e cestos: se só tiver um ovo só poderá colocá-lo em um cesto (diz o ditado que se deve “diversificar os ovos por vários cestos” – não apostar em uma só empresa ou fundo, por exemplo). Porém, não é impossível.

Investimentos: diversificar a carteira

Ainda assim é possível encontrar corretoras com classificações elevadas sem requisitos de mínimos para abertura de conta. Se outros fatores importantes para você apontarem para uma corretora que exija um saldo mínimo superior ao que tem disponível poderá ir juntando fundos em uma conta poupança e transferir mais tarde, para a conta de corretagem, quanto tiver o suficiente.

Priorize baixas comissões sobre os seus investimentos de eleição

As corretoras online oferecem, geralmente, os seguintes instrumentos para investimento:

Algumas empresas de corretagem também oferecem acesso à negociação de Futuros e de Forex (mercado cambial).

Os investimentos oferecidos pela corretora irão ditar duas coisas: se as suas necessidades de investimento serão satisfeitas e quanto irá pagar de comissões.

Preste atenção às comissões associadas aos seus investimentos preferidos:

  • Ações: normalmente se paga uma comissão por negociação, entre 5 e 10 dólares. Algumas corretoras oferecem comissão por ação.
  • Opções: a negociação de opções geralmente inclui a comissão de negociação de ações mais uma taxa por contrato, entre 0,15 e 1,50 dólares. Algumas corretoras apenas cobram uma das duas: comissão ou taxa de contrato.
  • Fundos mútuos: algumas corretoras cobram uma taxa pela aquisição de fundos mútuos e de fundos de índice (um fundo mútuo gerido de forma passiva que segue um índice – como o S&P500). Pode limitar os custos de transação de fundos mútuos ou evitá-los por completo ao selecionar uma corretora que ofereça fundos mútuos sem taxas de transação. (Os fundos mútuos também aplicam taxas internas – designadas de rácio de despesa. São cobradas pelo fundo em si, não pela corretora. Pode manter estes custos baixos ao investir em fundos de índice ou ETF, que tendem a ter rácios de despesa mais baixos que os fundos mútuos).
  • ETF: surgindo como um tipo de fundo de índice, os fundos transacionados em bolsa (ETF na sigla original) são negociados como as ações e comprados em função do seu preço. Os ETF têm rácios de despesa mais baixos mas estão geralmente sujeitos à comissão por negociação de ações da corretora. No entanto, muitas corretoras oferecem uma lista de ETF sem comissões. Se planeia investir em ETF deve procurar uma destas corretoras.
  • Títulos: pode comprar fundos mútuos de títulos e ETF de títulos sem custos recorrendo a fundos mútuos sem taxas de transação e ETF sem comissões. As corretoras poderão cobrar uma taxa pela aquisição de títulos individuais (com valores mínimos e máximos).

Irá notar que as corretoras que oferecem os preços mais baixos para a negociação de ações geralmente não oferecem ETF sem comissões e vice-versa. É por isso que saber que tipo de investimento planeia realizar é crucial para determinar a corretora mais rentável para você.

Esteja atento a taxas de conta

Poderá não ser possível evitar totalmente taxas de conta – mas poderá certamente minimizá-las. A maioria das corretoras cobra uma taxa pela transferência (saque) de fundos ou encerramento de conta. Se transferir para outra corretora essa nova empresa poderá oferecer o reembolso das taxas de transferência, pelo menos até determinado limite.

A maioria das restantes taxas pode ser evitada escolhendo uma corretora que não as cobre ou evitando serviços com custos extra. Confira as taxas mais comuns às quais deverá prestar atenção:

  • Taxas anuais
  • Taxas de inatividade
  • Encargos adicionais por negociações auxiliadas pela corretora/corretor
  • Taxas da plataforma de negociação
  • Encargos adicionais por pesquisas, informação e dados
  • Taxas por declarações em papel

Considere o seu estilo de negociação e necessidades tecnológicas

Se for um investidor principiante poderá não negociar com frequência. Nesse caso deverá evitar corretoras que cobrem pela inatividade – se não realizar um número mínimo de negociações por mês, trimestre ou ano. Procure corretoras que ofereçam os instrumentos (investimentos) que pretende ao preço mais razoável. É provável que não precise de extras também, como uma plataforma de negociação avançada.

Porém, poderá querer formação e algum apoio. Tal poderá incluir vídeos e tutoriais no site da corretora ou seminários presenciais em sucursais da mesma. Muitas corretoras oferecem estes serviços de forma gratuita para titulares de contas.

Os traders ativos, por outro lado, pretenderão uma corretora que apoie a sua atividade frequente. Tal exige a avaliação da plataforma de negociação, das ferramentas de análise e da oferta de informação e dados – além da análise das comissões, incluindo de descontos para traders de volumes elevados, e das taxas.

Muitas corretoras online de elevada qualidade oferecem acesso a plataformas de negociação, ferramentas e pesquisas de graça – logo esteja atento a corretoras que cobram por cada recurso, o que irá aumentar rapidamente as suas despesas. Poderá fazer sentido optar por uma corretora que cobre comissões acima da média mas ofereça uma plataforma de negociação avançada e de alta qualidade.

Aproveite as promoções

As corretoras online, como muitas empresas, atraem frequentemente novos clientes com promoções, oferecendo um número de negociações sem comissões ou bônus aquando do depósito de certas quantias. Não é aconselhável escolher uma corretora tendo por base apenas as suas ofertas promocionais – uma comissão elevada no longo prazo poderá rapidamente eliminar qualquer bônus inicial ou poupanças – mas se estiver na dúvida entre duas opções uma promoção poderá influenciar a sua escolha.

Esteja atento a fraudes

São diversos os investidores principiantes que acreditam que o mercado financeiro é uma fonte de dinheiro fácil (é assim que indivíduos envolvidos em atividades fraudulentas ganham dinheiro). Assim, analise cuidadosamente opiniões e comentários sobre as empresas de corretagem – nomeadamente na nossa secção especial dedicada a esse fim.

Fonte: NerdWallet

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar