As 3 fraudes mais comuns no mundo do investimento
MorozkiArt
Página principal Finanças, Finanças pessoais

Conheça as três burlas mais comuns no mundo do investimento. Armadilhas perigosas – que à primeira vista parecem investimentos inofensivos.

Investimento por afinidade

Consegue imaginar algo pior que ser apunhalado pelas costas por alguém em quem confia? É o que acontece com a fraude “investimento por afinidade”. Neste tipo de situação dá por você confiando em alguém porque ele ou ela pertence a um grupo com o qual se identifica – como a sua comunidade religiosa ou étnica, o seu grupo de antigos alunos da faculdade ou outro tipo de associação. Tal tende a baixar as suas defesas – e acaba por não realizar as devidas diligências para verificar o indivíduo que recomenda o investimento ou o próprio investimento.

Peguemos na situação de James Gonedes. Gonedes serviu dois períodos de combate no Iraque como fuzileiro naval. Enquanto lá esteve criou vários laços de amizade, nomeadamente com o também fuzileiro naval Clayton Cohn. Quando Cohn começou trabalhando como consultor na área do investimento em Chicago, depois de regressados do Iraque, Gonedes investiu sem hesitar nas sugestões do mesmo. Entregou a Cohn ao redor de 400.000 dólares – dinheiro que havia herdado do seu falecido pai.

Cohn avançava frequentemente a Gonedes que os seus investimentos estavam correndo bem. Mentira. Gonedes perdeu cada centavo do seu dinheiro e de acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA Cohn utilizou menos de metade dos fundos que reuniu (da sua família, amigos e outros veteranos) na estratégia de negociação descrita aos investidores. Cohn acabou por se declarar culpado e em janeiro de 2017 foi condenado a 52 meses de prisão.

“Pump and dump”

Neste tipo de situação um consultor, corretor ou qualquer tipo de intermediário avança uma enxurrada de promessas falsas e palavras calorosas de encorajamento, como “oportunidade de investimento que não pode perder”. A “oportunidade” costuma envolver ações de baixo custo ou de empresas com baixa capitalização de mercado. Quantas mais pessoas comprarem as ações, mais elevado fica o seu preço – até os burlões se desfazerem das suas ações deixando as restantes praticamente sem valor.

Os golpistas tendem a recorrer a tendências e eventos recentes – de que todos tenham ouvido falar. Promoções recentes poderão ter compreendido ações de empresas envolvidas na prevenção e combate aos incêndios florestais – ou de empresas com qualquer produto que “prometa” em uma indústria emergente. E no fim todas estas histórias acabam de forma assustadoramente semelhante: as ações entram em colapso e os burlões se dissipam na névoa.

Opções binárias

Estes golpes são assustadores porque não parecem fraudes. Os burlões (que se apresentam como peritos) começam por mostrar o quão fácil é fazer dinheiro negociando opções binárias. Uma opção binária é um tipo de contrato (de opções) em que o pagamento depende inteiramente do resultado de uma proposição sim ou não – como se o preço de determinado ativo irá “subir acima” ou “descer abaixo” de uma quantia específica. Quando a opção expira, ou ganha uma quantia pré-especificada ou perde o investimento na totalidade.

É bastante arriscado – e as vítimas desta fraude não negoceiam opções reais de todo. Empresas não registradas que dizem negociar opções binárias configuram plataformas de negociação falsas (que parecem muito reais) para parecer ao trader que está realizando negociação real – e fazendo dinheiro real.

Os clientes que pedem o seu dinheiro de volta veem muitas vezes os pedidos negados ou recebem “desculpas” – como regulamentações fictícias que exigem que o investidor envie mais dinheiro. Se um cliente pressionar bastante para ter o seu dinheiro de volta os burlões desaparecem – bem como o seu dinheiro.

Fonte: Motley Fool

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar